Viva a bicicleta!
A Cycle Toronto é uma instituição que existe e trabalha para fazer de Toronto “uma cidade saudável, segura e vibrante para todos”. Defende que o ciclismo é “uma opção viável para todos os torontonianos”, daí que os seus membros lutem por uma cidade ciclável, até porque afirmam que “Toronto é uma cidade extraordinária para os ciclistas”. A Cycle Toronto afirma que quer, com o seu trabalho, celebrar a alegria de andar de bicicleta e quer, efetivamente, mudar a cidade. Pelo que se observa, esta organização está a conseguir atingir os seus objetivos. A cidade tem vindo a aumentar a rede ciclável, mesmo que isso signifique o agravamento do congestionamento da circulação na cidade (principalmente na zona da baixa de Toronto) que todos sabemos como já é caótica.
A teoria defendida por Taylor Bence, Comunications Manager da Cycle Toronto, nesta entrevista concedida ao Milénio, é que esta expansão de ciclovias irá “convencer” mais torontonianos a experimentar andar de bicicleta. O que, na sua opinião, é bom porque significa menos condutores a aumentar o “congestionamento”.
Será de mim ou o objetivo, ou o ideal da Cycle Toronto é mesmo fazer de Toronto uma cidade sem automóveis? É que, sendo assim, é melhor começarmos todos a treinar para desenvolvermos a nossa capacidade de nos deslocarmos para o trabalho, para irmos ver um espetáculo, para irmos a um museu, ou vermos um jogo de basquetebol, hóquei ou basebol… montados na nossa bicicleta. Faça chuva ou faça sol, estejam 40 graus à sombra, ou 30 negativos.
Milénio Stadium: A cidade de Toronto tem vindo a aumentar o número de pistas para bicicletas. Qual o impacto que este facto tem tido na forma como as pessoas se deslocam na cidade?
Taylor Bence: Tradicionalmente, a cidade de Toronto tem-se concentrado na construção de infraestruturas para ciclistas na baixa da cidade, mas foram feitos esforços consideráveis para expandir a rede da nossa cidade para áreas mais suburbanas como Scarborough, North York e Etobicoke. Estes valiosos acréscimos à nossa rede ciclável convencerão ainda mais torontonianos a experimentar andar de bicicleta para o trabalho, para a escola ou para fazer os seus recados.
Nem toda a gente pode ou quer optar por andar de bicicleta como principal meio de transporte. No entanto, cada nova bicicleta na estrada é menos um condutor a aumentar o congestionamento ou menos uma pessoa num comboio ou metro sobrelotado.
MS: Os condutores queixam-se de que os ciclistas não cumprem as regras da estrada e não são devidamente policiados. Os ciclistas queixam-se exatamente do contrário. Onde é que está a razão?
TB: Estatisticamente, os condutores de automóveis constituem a grande maioria dos casos de colisões que provocam ferimentos e mortes nas nossas ruas. Os estudos também mostram que as pessoas que andam de bicicleta infringem as regras da estrada com muito menos frequência do que as pessoas que conduzem.
No final do dia, estamos todos a tentar chegar a casa em segurança.
MS: Considera que é necessário alterar ou clarificar as regras para aumentar o nível de segurança nas ruas de Toronto?
TB: Em última análise, as nossas ruas precisam de ser seguras desde a sua conceção e não precisam de depender da aplicação da lei. É por isso que as ciclovias protegidas são essenciais, especialmente ao longo de estradas/artérias movimentadas. É por isso que a Cycle Toronto apoia a expansão do programa de controlo automático da velocidade e dos sinais vermelhos de Toronto, devido à sua eficácia comprovada em tornar as nossas ruas mais seguras. Estamos ansiosos por ver este programa alargado à fiscalização automática do estacionamento de carros parados nas pistas para bicicletas.
MS: Alguns ciclistas têm-se queixado do estado de conservação das atuais pistas para bicicletas. Como podem ser classificadas as atuais ciclovias em Toronto, tanto em termos do seu estado de conservação como da sua “conceção” e grau de segurança?
TB: As infraestruturas para ciclistas assumem muitas formas. O padrão de ouro em Toronto é a pista ciclável protegida. Estas pistas estão fisicamente separadas do tráfego de veículos motorizados por betão, postes flexíveis ou canteiros. As pistas cicláveis protegidas, concebidas corretamente e ligadas a outras infraestruturas cicláveis de elevada qualidade, são fundamentais para o crescimento do ciclismo, uma vez que proporcionam percursos seguros e confortáveis em toda a cidade.
Atualmente, temos pistas para bicicletas protegidas em Bloor / Danforth, Richmond e Adelaide, e várias outras rotas. A popularidade do ciclismo cresceu nestes bairros desde que as suas pistas protegidas foram construídas.
Alguns outros exemplos de infraestruturas para ciclistas incluem pistas para bicicletas não protegidas, pistas de contrafluxo e trilhos de utilização múltipla, que desempenham um papel importante no preenchimento de lacunas na rede de ciclismo de Toronto.
Quanto ao estado de conservação, a Cycle Toronto tem defendido recentemente a remoção adequada da neve das nossas rotas cicláveis para garantir que andar de bicicleta no inverno é tão acessível como no verão.
MS: O que é que a cidade de Toronto e os seus habitantes ganham com o facto da cidade se tornar mais ciclável? Existem números que demonstrem que esta decisão está a trazer ganhos reais para a cidade? Ou é “apenas” uma questão de proteção ambiental e/ou de filosofia de vida?
TB: Andar de bicicleta não só é divertido, como também é ótimo para a saúde das nossas comunidades e do ambiente. Quando são disponibilizadas pistas para bicicletas seguras, acessíveis e interligadas, mais pessoas optam por andar de bicicleta. A percentagem de torontonianos que se deslocam de bicicleta para o trabalho continua a aumentar ano após ano, tornando a nossa população mais saudável, o nosso ar mais limpo e as nossas estradas menos congestionadas.
No final do dia, milhares de pessoas mudam-se para Toronto todos os anos. O congestionamento já é uma crise e muito poucas estradas novas voltarão a ser construídas na cidade. Por isso, como é que alguém se poderá deslocar na cidade se não proporcionarmos alternativas à condução de veículos motorizados? O trânsito tem de desempenhar um papel importante, mas a bicicleta também tem potencial para ser uma parte substancial da solução para alguns dos problemas da nossa cidade, especialmente para deslocações curtas e locais. Como vimos em cidades de todo o mundo, como Montreal e Paris, quando se torna fácil e seguro andar de bicicleta, muitas pessoas aderem.
MB/MS
Redes Sociais - Comentários