Temas de CapaBlog

Vida noturna de Toronto é uma das mais vibrantes do mundo

Vida noturna de Toronto-mileniostadium
Créditos: DR

A província de Ontário tem algumas das maiores atrações do país e apesar da grande maioria se concentrar em Toronto, a região de Niagara e a capital canadiana, Otava, também atraem todos os anos milhares de turistas. Do Rideau Canal, que é Património Mundial da UNESCO desde 2007, ao Clifton Hill em Niagara Falls ao Canada’s Wonderland em Toronto, cada uma destas atrações tem o seu próprio charme e há quem nos visite só para as ver de perto.

Toronto é a cidade canadiana que mais turistas atrai. Antes da pandemia a cidade tinha recebido em 2018 mais de 27.5 milhões de turistas, dos quais 9.5 milhões pernoitaram. Apesar do número ser elevado a grande maioria dos turistas ainda visita Toronto durante o dia, cerca de 18.1 milhões. Dados da Tourism Industry Association of Ontario (TIAO) mostram que os turistas gastaram mais de $6 milhões em Toronto para pernoitar e cerca de $6.5 mil milhões em despesas. No total a TIAO estima que o turismo tenha um impacto de mais de $10 mil milhões na economia da cidade.

Em 2019 Toronto recebeu 28 milhões de visitantes que gastaram mais de $6 milhões. Pelo menos 2 milhões destes visitantes eram dos EUA, 222.000 turistas chegaram da China e 64.000 vieram do México. A nível global, em 2018 Ontário teve mais de $34 milhões em receitas de turismo provenientes de 144 milhões de visitantes anuais.

Quando o Milénio Stadium entrevistou o presidente e CEO do TIAO, Christopher Bloore, o setor ainda não tinha recebido as boas notícias que a Ministra das Finanças anunciou na quinta-feira (21). Freeland disse que a economia canadiana estava a recuperar, mas que alguns setores, como é o caso do turismo, ainda estão muito fragilizados por causa das medidas de segurança pública que dificultam a sua atividade.

A COVID-19 trouxe desafios únicos para as empresas e o tecido empresarial teve de ser criativo para manter-se à tona da água. A pensar nisso o TIAO criou este ano os Prémios de Resiliência Turística de Ontário. Entre 26 e 27 de outubro a associação vai entregar quase 60 prémios a empresas do sector campeãs em resiliência.

Milénio Stadium: Quais são as principais atrações de Ontário à noite e do que é que os turistas vêm à procura que não encontram noutra província canadiana?

Vida noturna de Toronto-mileniostadium
Christopher Bloore, presidente e CEO do TIAO. Créditos: Twitter

Christopher Bloore: As nossas principais atrações são a CN Tower; Clifton Hill em Niagara Falls; Canada’s Wonderland; Ripley’s Aquarium; Toronto Entertainment District; Toronto Island; Rogers Centre (para concertos, jogos, etc.) e o Rideau Canal. Os turistas procuram atrações emocionantes que atendam uma grande variedade de grupos de pessoas, incluindo famílias, grupos indígenas, pessoas com deficiência, casais, mas que também têm múltiplas coisas para fazer ou ver dentro da atração ou numa vizinhança próxima. Os turistas querem poder comer, brincar e explorar tudo numa só área e Ontário oferece essas experiências

MS: Quais são as cidades de Ontário que têm melhor vida noturna?

CB: Todas as cidades do Ontário têm algo a oferecer, mas alguns dos nossos destaques são: Toronto e Otava. São duas das maiores cidades de Ontário e ambas têm uma vida noturna espantosa que se adapta a uma vasta gama de pessoas, incluindo turistas. As Cataratas do Niágara também têm uma emocionante vida noturna que atrai os viajantes para a região.

Toronto tem uma vida noturna que é das mais vibrantes do mundo. É a maior cidade do Canadá e a capital de Ontário. Toronto tem uma gama completa de locais de diversão noturna e eventos temáticos que vão desde os famosos clubes de dança e grandes locais de concertos até às salas de cocktail e bares que são pedras preciosas escondidas dentro da cidade.

Toronto é também o lar de várias equipas desportivas da liga principal, incluindo os Blue Jays, os Maple Leafs, Toronto FC, os Raptors, e os Argos. Estes jogos trazem grandes multidões e enchem bares e restaurantes por toda a cidade. A CN Tower está também localizada em Toronto, atraindo muitos turistas para a zona e é um ponto importante quando tem diferentes cores todas as noites!

Toronto está sempre a acolher uma variedade de eventos do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), o CNE, o Pride Festival, o Toronto Downtown Jazz Festival, o Toronto Caribbean Carnival, o Toronto Light Festival in the Distillery District, e muito mais! Há sempre algo para fazer ou ver!

Otava é a capital do Canadá e tem uma população de quase um milhão de pessoas. Otava tem numerosas atrações que trazem milhares para a cidade. Desde os 200 km do Rideau Canal, que congela no Inverno e se torna uma área recreativa para festivais e patinagem, Museus e Galerias Nacionais, até restaurantes e bares animados, Otava é uma cidade dinâmica.

As Cataratas do Niágara oferecem uma vasta gama de atrações e eventos. As mais notáveis são as próprias Cataratas, que tocam um espetáculo de luzes todas as noites e os visitantes podem escolher entre várias excursões, incluindo passeios de barco e um passeio por trás das cataratas. Além disso, as Cataratas do Niágara têm casinos, arcades, bingo, restaurantes de boa qualidade, esplanadas exteriores, parques aquáticos e teatros que exibem uma variedade de espetáculos e eventos.

As Cataratas do Niágara servem a todos e têm uma quantidade infinita de vida noturna durante as quatro estações do ano. Desde o Festival of Lights, a concertos, clubes de comédia, caminhadas por Clifton Hill – a cidade atrai mais de 13 milhões de turistas. A despesa turística na região é superior a $2 mil milhões anuais e tem um impacto significativo na economia local.

MS: No final deste mês o TIAO vai promover o “2021 Ontario Tourism Summit”. O que é que podemos esperar neste evento? E porquê os prémios de resiliência?

CB: Este evento vai ser tanto presencial como virtual para acomodar o maior número de pessoas possível! A cimeira vai ser interativa para que o público possa trabalhar em rede. O evento terá lugar no Diamond Brookstreet Hotel em Otava e vai acolher profissionais de turismo de toda a província para se reunirem, partilharem e colaborarem enquanto reconstruímos a indústria turística de Ontário.  A cimeira deste ano é sobre respeito, colaboração, e reconstrução do nosso futuro. Google, Deloitte, Canadian Live Music Association e Global Payments são apenas alguns dos oradores deste ano. Além disso, a TIAO em parceria com Attractions Ontario, The Culinary Tourism Alliance, Indigenous Tourism Ontario e OTEC (Ontario Tourism Education Corporation) está a reconhecer as realizações das empresas turísticas em toda a província.

Os Prémios de Resiliência Turística do Ontário 2021 são exclusivos deste ano e foram concebidos para refletir a resiliência através da inovação, colaboração e parceria. Os nossos parceiros juntaram-se em colaboração para apresentar os prémios deste ano. O troféu vai refletir esta colaboração ou parceria enquanto abraça ao mesmo tempo o nosso papel único na nossa indústria cuja resiliência faz parte do seu ADN. O ano de 2020 foi um ano atípico e exigiu determinação e perseverança. Num ano repleto de inúmeros obstáculos operacionais, empresas de turismo excecionais enfrentaram o desafio e continuaram a inovar e a envolver-se com parceiros e as suas comunidades, mesmo quando não conseguiam abrir de forma normal. Um ano tão diferente para a indústria do turismo exige um prémio que reflita os tempos: um prémio que reconheça justamente as realizações das empresas de turismo, independentemente do seu estatuto operacional. Este ano iremos entregar quase 60 prémios!

MS: As vacinas COVID-19 vão desempenhar um papel importante na reabertura segura de Ontário?

CB: Sim, as vacinas COVID-19 vão ser vitais para a reabertura segura da nossa província. As empresas querem garantir a segurança e a saúde tanto dos patrões como dos empregados e as vacinas são uma forma fundamental de o garantir. Quanto maior for a taxa de vacinação em Ontário, menores são as probabilidades de outros surtos em toda a província. Como tal, podemos evitar mais confinamentos e se forem necessárias medidas adicionais, estas podem ser adaptadas a certas regiões ou indústrias. Isto vai poupar as empresas e os habitantes de Ontário de mais perturbações e vai permitir às empresas planear a curto e a longo prazo. Além disso, com as vacinas COVID-19 a tornarem-se obrigatórias em muitos cenários diferentes, os limites de capacidade podem ser removidos, permitindo às empresas reabrir e operar a 100% da sua capacidade. Isto vai apoiar ainda mais as empresas da nossa indústria e permitir-lhes-á começar a recuperar dos últimos 18 meses de pandemia. A TIAO tem defendido que a reabertura não significa recuperação. As empresas não podem recuperar totalmente quando operam com um limite de capacidade de 50% ou 25%. A vacina COVID-19 e as políticas de vacinas obrigatórias são fundamentais para a recuperação e o sucesso das empresas a curto e longo prazo.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER