Temas de Capa

Vacinação em Massa – corrida contra o tempo

Vacinação em Massa-canada-mileniostadium

Estimados leitores,

Votos de uma sexta-feira feliz e sobretudo saudável.

Dezembro dentro e o desenrolar deste tema sobre a vacina do vírus da Covid 19, a tomar novos rumos.

Esta semana, o jornal Milénio propõe várias páginas educacionais e informativas sobre o tema. Não desperdice e leia. A senhora Margaret Keenan do Reino Unido, foi a primeira pessoa no mundo a tomar a vacina na passada terça-feira (7). Vacina essa proveniente do laboratório Pfizer BioNTech.  Diz a Sra. Keenan que foi o melhor pré-presente de aniversário que poderia receber, visto que está prestes a completar, para a semana que vem, 91 bonitos invernos.

Vamos por partes. O nosso Governo federal pela mão de Justin Trudeau, anunciou esta semana que 249 mil doses desta vacina seriam disponibilizadas até ao fim deste mês de dezembro, para serem administradas nas pessoas com risco mais elevado. Uma semana antes do que se esperava. Mas ainda não será uma certeza até que a FDA, Food Administration Act, a entidade que legislação determina que reja estes procedimentos aqui no Canadá, a aprove ou, pelo contrário, não a considere de facto apta para ser administrada à população.

Quando tomamos a Sra. Keenan como exemplo heroico, por ser pioneira desta campanha de vacinação a nível global (não incluindo a Rússia que não quis ajuda de nenhum outro país e, produziu a própria vacina), dizia eu, a faixa etária desta pioneira a par e passo com os trabalhadores da linha da frente (médicos, enfermeiros, auxiliares, cuidadores etc.), deveriam ser os primeiros a receber esta vacina. Ora, por outro lado e segundo as estatísticas divulgadas nestas últimas semanas aqui no Canadá, somente 55% da população canadiana está disposta a ser vacinada. Contra? A favor?

Ainda temos o direito de decidir o que é, ou não, administrado no nosso corpo. A não ser que esta vacinação em massa se torne estritamente obrigatória, vão sempre haver segundas opiniões sobre se, nesta altura ainda precoce deste tratamento, será ou não aconselhável tomar a vacina ou, pelo contrário, será melhor aguardar e ver o que os navios trazem na proa.

Continuação de boas leituras, bom fim de semana e muita saúde.

Até já,

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER