Temas de CapaBlog

“Um plano ambiental feito em Ontário”

Um plano ambiental feito em -Ontário-mileniostadium
Algonquin Provincial Park. Créditos: DR.

O aquecimento global tem aumentado as temperaturas e os incêndios têm aparecido mais cedo e custam cada vez mais dinheiro aos contribuintes para combater. Para nem falar da destruição de recursos naturais e dos aumentos de poluição do ar. Mais recentemente um tornado destruiu parte de Barrie e segundo os últimos dados do Insurance Bureau of Canada, divulgados nos últimos dias, fez estragos no valor de $100 milhões cobertos por seguros. Esta semana o Milénio Stadium foi tentar perceber quais têm sido os avanços do governo de Ontário em matéria de políticas de alterações climatéricas e o que ainda falta fazer.

Segundo a página do Ministério do Ambiente de Ontário, desde 2018, altura em que o governo Conservador foi eleito, o governo conseguiu finalizar o novo regulamento para modernizar o programa Blue Box. Segundo o governo, agora os produtores de produtos e embalagens são totalmente responsáveis pela gestão do ciclo de vida dos seus produtos e o programa está disponível em mais comunidades e em espaços públicos.

O programa funciona em mais de 250 municípios e com estas alterações o governo espera poupar cerca de $156 milhões por ano. Copos de plástico e sacos são alguns dos itens que são agora aceites nas blue box. Palhas, cutelaria e pratos também fazem parte da nova lista que o governo propôs.

O ministério também conseguiu finalizar a nova regulamentação para exigir aos produtores a recolha e gestão segura de todo o ciclo de vida dos seus equipamentos elétricos e eletrónicos, como por exemplo telemóveis, computadores, impressoras e equipamentos de jogo. A nova regulação exige também aos produtores que sejam responsáveis por todos os tipos de baterias primárias e recarregáveis de cinco quilos ou menos.

O governo já começou a consultar sobre regulamentos de resíduos perigosos e quer fazer a transição dos relatórios para o serviço digital da Resource Productivity and Recovery Authority. O objectivo é tornar os relatórios mais fáceis e rápidos para a comunidade regulamentada, ao mesmo tempo que fornecem informações mais precisas ao ministério.

O governo lançou um grupo de trabalho e divulgou propostas de alteração à declaração de política alimentar e de resíduos orgânicos para clarificar e expandir os tipos de materiais que devem ser recolhidos pelos municípios em contentores verdes e incentivar a inovação no processamento de produtos compostáveis.

Para reduzir o desperdício alimentar o governo disponibilizou mais $5 milhões de dólares através do programa de Infraestruturas de Redistribuição de Excedentes Alimentares para ajudar as organizações que providenciam ajuda alimentar a usar os alimentos que ainda estão bons e que acabam por ser colocados no lixo para alimentar as pessoas mais carenciadas.

O governo declarou que a segunda terça-feira de maio ia passar a ser o dia da ação contra o lixo. (Ontario’s Provincial Day of Action on Litter). Na província onde é gerado todos os anos cerca de 1 tonelada de lixo, o governo de Ontário quer continuar a trabalhar com outras províncias e com o governo federal para criar um plano de ação para implementar uma estratégia de plásticos à escala nacional, incluindo os resíduos plásticos de utilização única.

Em Ontário quase 10 milhões de kg de plástico acabam anualmente nos Great Lakes. O governo de Ford quer aumentar a sensibilização sobre o impacto do lixo nos bairros, nos cursos de água e espaços verdes. A pensar nisso o governo está a encorajar que as famílias participem em ações de limpeza durante a Semana da Redução de Resíduos e está a permitir que as autarquias tenham uma maior participação sobre a localização de aterros sanitários localizados nas suas regiões.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER