Temas de Capa

Um bigode por todos, todos por um bigode

Movember, um movimento que nasceu na Austrália, junta o diminutivo da palavra “moustache” (bigode) com November (novembro). E como todos os grandes movimentos, começou com um grupo pequeno. Em 1999, um grupo de 80 homens de Adelaide, no sul da Austrália, tiveram a ideia de deixar crescer o bigode durante o mês de novembro, para fins de caridade. Rapidamente se viram transformados num fenómeno nacional.

Em 2004, outro grupo de Melbourne Victoria organizou um evento onde 30 homens iriam deixar crescer o bigode, durante 30 dias, como forma de sensibilizar para o cancro da próstata e para a depressão no sexo masculino. Mais tarde, este evento transformou-se no Movember Foundation Charity. Desde aí, na Austrália e Nova Zelândia, foram criados vários eventos de sensibilização e foram facultados fundos para a saúde masculina.

Em 2007, este conceito foi alargado a várias partes do mundo: foram incluídos nos países da Europa, África do Sul, Ásia e América do Norte. Em 2011, os canadianos foram considerados os maiores contribuidores para esta causa.

No Canadá, todos os dias, morrem 11 pessoas por suicídio. E essa taxa é três vezes maior no sexo masculino. Segundo o Canadian Cancer Society, o cancro da próstata é a terceira principal causa de morte. Em 2019, estimava-se que cerca de 22,900 homens seriam diagnosticados com cancro da próstata, o que equivale a 69 homens por dia. Representam 20% do total de casos de cancro no sexo masculino. Este ano, considerava-se ainda que 4,900 homens iriam morrer com esta doença, representando 9% das mortes ligadas ao cancro no sexo masculino. Ou seja, 11 homens iriam morrer todos os dias devido ao cancro da próstata.

Em 2012, o Global Journal elegeu o Movember como uma das 100 maiores Organizações Não-Governamentais. A organização de caridade refere-se aos homens como “Mo Bros” e incentiva-os a detetar o cancro, diagnosticar, seguir tratamentos efetivos e, por último, tem como objetivo a prevenção de mortes. Além disso, alerta ainda para a importância do conhecimento do historial familiar, check-ups anuais e a adoção de um estilo de vida saudável.

Um acontecimento anual onde o foco é o homem. 30 dias dedicados à consciencialização do cancro da próstata, cancro testicular, saúde mental e suicídio, onde o intuito primordial é alertar para a saúde masculina. Já foram arrecadados mais de $174 milhões por todo o mundo.

Um movimento dedicado aos homens, mas onde a participação pode ser de todos. No website movember.com são-nos apresentadas três formas originais de contribuir e angariar fundos. Na primeira, “Grow”, que é também a mais conhecida, os homens inscrevem-se para deixar o bigode crescer. Na segunda, “Move”, durante o mês de novembro comprometemo-nos a correr ou andar 60km. 60km pelos 60 homens que perdemos a cada hora por suicídio, no mundo inteiro. E, por fim, a terceira alternativa é o “Host”, ou seja, reunir a família, os amigos, os vizinhos e até desconhecidos, seja num jantar, num jogo, uma festa ou qualquer outro convívio. O importante é a causa.

Inês Carpinteiro

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER