Temas de Capa

Trabalho ou emprego?

milenio stadium - trabalho empego

 

 

Olá, muito bom dia,

Cá estamos prontos para mais um fim de semana. Que assim seja. Espero-vos bem.

Pois… quando se fala de trabalho nem todos gostam de ouvir, mas de emprego… aí já é melhor. Porque já dizia a minha mãe: trabalho não é para todos. Mas é o que temos. Com esta pandemia, criaram-se muitas “modas” e a do teletrabalho foi uma das que mais se evidenciou. Agora tomaram-lhe o gosto e muitos funcionários nem querem ouvir falar de regressar aos escritórios. Que acha você? Melhor em casa ou sair para arejar?

Bem, como tudo na vida há pros e contras. Ter de acordar ao som do despertador, à mesma hora, e ter que se apresentar ao serviço no mesmo escritório, todos os dias é a rotina de milhões de trabalhadores durante grande parte da sua vida ativa. Contudo, a opção de trabalhar em casa tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta.

Pois, é assim. Deixar de ter o hábito de se vestir da cintura para baixo (lol) tem sido um must. Durante as reuniões de Zoom estão, pelo menos, descalços. Estou a brincar, mas que existem problemas grassos com está nova “moda”… ai isso existem. Saiu um artigo na semana passada num jornal popular aqui em Toronto que alerta para o facto de que vários funcionários, tomando essa vantagem de trabalhar remotamente, tinham “vida dupla”, isto referindo-se a duas, ou por vezes até mais, entidades patronais. E se as reuniões coincidem? Enfim…

Mas que há vantagens significativas lá isso há. Por exemplo, eliminam-se custos extras com gasolinas, refeições, transportes públicos, estacionamentos, trânsito, etc., mas pelo reverso da moeda, há uma evidente dificuldade em fazer a distinção entre trabalho e vida pessoal.

Trabalho é trabalho, e lazer é lazer. Como tal, ter o espaço pessoal de lazer no mesmo local onde tratamos de assuntos de trabalho pode não ser fácil! A tentação de interromper o trabalho para executar tarefas domésticas pode tornar-se irresistível, por vezes. É importante conseguir desligar-se da vida doméstica enquanto está dedicado ao trabalho, e vice-versa.

Misturar tudo pode prejudicar seriamente a produtividade. Aqui o fator determinante é a força mental, só ela permite definir e manter as fronteiras entre o tempo de trabalho e o tempo de lazer, quando o espaço é exatamente o mesmo.

Enfim, é o que é e vai valer sempre o que vale. Trabalho ou emprego? Sair de casa é salutar. Ver pessoas. Sentir os cheiros. Os ruídos. Faz parte de ser e estar vivo.

Pense nisso e fique bem. Até para a semana se Deus quiser e os homens deixarem.
Cristina

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER