Temas de CapaBlog

Toronto – A segunda cidade mais segura do mundo. Será?

Toronto A segunda cidade-capa-mileniostadium
Créditos: Alex Shutin

Numa pesquisa divulgada em agosto deste ano, Toronto foi classificada como a segunda cidade mais segura do mundo de acordo com o relatório da Economist Intelligence Unit intitulado “2021 Safe Cities Index”. O estudo engloba 60 cidades ao redor do mundo e inclui 76 indicadores relacionados à segurança urbana, pessoal, nível de acesso ao sistema de saúde, infraestrutura da cidade e nesta edição foi incluída também a segurança ambiental. Uma classificação dessas, sem dúvidas, é um bom chamariz para setores como o do turismo, imigração e imobiliário…afinal quem não quer viver ou visitar uma das cidades mais segura do mundo? Também é uma boa propaganda para os governos que se congratulam pela conquista.

Resta saber se de fato, quem vive aqui, se sente assim tão seguro ao andar pelas ruas ou até mesmo dentro de casa. Os indicadores de criminalidade pelo menos dão pistas de que nem tudo está assim tão tranquilo na nossa cidade.

Nos últimos anos um dos crimes que mais cresce e que deixa em alerta, tanto a população quanto as autoridades de segurança pública, são os tiroteios. Dos 80 homicídios registrados em Toronto neste ano até 13 de dezembro, mais da metade foram resultados de tiroteios. O mês de outubro foi particularmente violento com 11 assassinatos. Na época, ao analisar os dados numa conferência de imprensa, o chefe de Polícia de Toronto, James Ramer, destacou que a prioridade da corporação era resolver esses casos e afirmou que ao conversar com a comunidade sente que existe uma preocupação em relação a proliferação do número de armas nas ruas. Por isso, segundo ele, uma unidade especial foi designada para combater esse tipo de crime. A bem da realidade, quem vive em determinadas áreas da cidade sabe que a partir de um certo horário, ou durante a madrugada, não é aconselhável andar pelas ruas de alguns cruzamentos já famosos pelas estatísticas de violência.

Outro crime que vem se tornando mais frequente é o roubo de veículos, que teve um aumento de 10% em relação ao ano passado, segundo dados oficiais da Polícia de Toronto. Na semana passada a corporação divulgou a lista dos dez modelos de carros mais visados pelos bandidos e ao todo foram mais de 6 mil ocorrências desse tipo. Nas residências e nos comércios em geral as câmeras de vídeo-vigilância e alarmes já são uma prática bastante comum para aumentar a sensação de segurança e afugentar vândalos além de evitar furtos. Faz sentido à medida que o crime mais comum ainda é o de furtos. Ataques sexuais também aumentaram 15% em comparação a 2020.

Em relação ao policiamento efetivo, segundo dados do Toronto Police Service, a cidade conta com mais de 5.500 policiais uniformizados e cerca de 2.200 funcionários civis, para uma população que ultrapassa os 2,7 milhões de habitantes. Uma pesquisa de 2016 feita pelo Statistics Canada mostrou que Toronto ocupa a sétima posição entre as cidades mais policiadas do país, com uma média de 189,8 policiais para cada 100 mil habitantes.  A recomendação da Organização das Nações Unidas é de três policiais a cada mil habitantes, o que significa que Toronto está acima dessa média, com quase o dobro do considerado ideal.

Major Crime Indicatores – Overview

Toronto A segunda cidade-capa-mileniostadium

Junto à população, as análises relacionadas a esses dados variam de acordo com a idade, estilo de vida, condição socioeconômica e a origem das pessoas consultadas. Enquanto alguém mais idoso, que já vive em Toronto há anos, ou que nasceu aqui, pode considerar que a situação está piorando e a insegurança aumentando, uma pessoa que imigrou de um país onde a violência urbana é cotidiano e atinge níveis bem mais elevados, pode considerar este o lugar mais pacífico e tranquilo do mundo. Assim como aqueles que frequentam zonas mais ricas tendem a se sentir mais seguros. Essa é uma questão de perspectiva e muito atrelada à realidade individual. No entanto ao analisarmos os números exatos da criminalidade na cidade, ainda se concluiu que estão dentro do considerado aceitável para uma metrópole dessas dimensões.

Questões como o crescimento exponencial da população nos últimos anos, aliado à crise econômica provocada pela pandemia, com destaque para o setor do mercado imobiliário super-inflacionado e o poder geral de compra do cidadão em queda vertiginosa, parece ser uma mistura perigosa e que pode, em parte, justificar esse aumento da insegurança sentida por algumas pessoas.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER