Temas de Capa

“Todos nós devemos manter atualizada a nossa proteção imunitária” – Dominik Nowak

The vaccine bottles with a syringe and miniature figures

 

No Canadá, a cobertura da vacinação contra a gripe em 2023-2024 (42%) foi semelhante à da época anterior (43%). Dados oficiais da Health Canada indicam que, embora a cobertura vacinal entre os idosos (73%) esteja mais próxima do objetivo de cobertura de 80%, apenas 44% dos adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos com doenças crónicas receberam a vacina contra a gripe no Canadá.

O motivo mais comum para tomar a vacina contra a gripe foi a prevenção de infeções (23%), enquanto o motivo mais comum para não tomar a vacina contra a gripe foi a perceção de que a vacina não era necessária (31%). Apesar de a maioria das pessoas concordar que a vacina contra a gripe é segura (87%), 43% dos adultos acreditavam erroneamente que poderiam contrair gripe com a vacina contra a gripe. Relativamente à vacina contra a COVID-19, o motivo mais comum para não receber essa vacina na campanha de outono de 2023-2024 foi a preocupação com a segurança ou os efeitos colaterais de ter tantas vacinas contra a COVID-19 (19%).
Ora, segundo informações veiculadas pelos cientistas e pelos próprios médicos, por exemplo a vacina contra a gripe evita o agravamento de casos de síndrome respiratória aguda grave. Dominik Nowak, médico e presidente da Ontario Medical Association explicou-nos a razão que fundamenta a orientação que a generalidade dos médicos dão aos seus pacientes, não apenas relativamente à vacina da gripe, como também relativamente a outras vacinas que combatem doenças virais altamente contagiantes – “Os vírus respiratórios como a gripe, a COVID-19 e o RSV são altamente contagiosos. Estes vírus podem afetar todas as pessoas, incluindo as que são saudáveis. As crianças, os idosos, as mulheres grávidas e as pessoas que vivem com doenças crónicas correm um maior risco de contrair doenças graves e até de morrer. Todos nós devemos manter atualizada a nossa proteção imunitária, incluindo as imunizações contra a gripe e a COVID-19, para nos protegermos a nós próprios, aos nossos entes queridos e a outras pessoas nas nossas comunidades”.

Dominik Nowak acrescenta que para além de nos protegermos a nós próprios, tomando a vacina estamos também a contribuir para garantir que as pessoas com quem nos relacionamos se mantém elas próprias mais saudáveis – “As pessoas que se vacinam contra a gripe e a COVID-19 estão a tomar medidas preventivas para se manterem saudáveis a si próprias e às pessoas em maior risco. Este ano, os adultos mais velhos, os bebés e as mulheres grávidas também podem ser elegíveis para proteção contra o RSV. Manter-se atualizado sobre a proteção contra os vírus sazonais também ajuda a evitar hospitalizações, o que alivia a pressão sobre o nosso sistema de saúde”.

Numa comunicação da Health Canada esta ideia da importância da vacinação para este tipo de doenças virais é acentuada quando se afirma que “apesar da maioria dos adultos valorizar as vacinas e reconhecer a sua importância, persistem ideias erradas sobre a segurança e a eficácia das vacinas. Os esforços contínuos para promover a segurança das vacinas e dissipar os mitos são essenciais para melhorar a cobertura vacinal e proteger a saúde pública”.

Relativamente ao receio agravado quando se fala de tomar a vacina contra a COVID-19, a Health Canada afirma de forma perentória que “os dados de segurança das vacinas contra a COVID-19 são partilhados num relatório de vigilância que inclui dados sobre todas as vacinas aprovadas no Canadá. A resposta à COVID-19 evoluiu da gestão de uma pandemia global para uma questão de saúde contínua e foram reunidas provas extensivas sobre a segurança das vacinas contra a COVID-19 a nível mundial. Continuam a ser envidados esforços robustos de monitorização da segurança das vacinas. Se forem detetados quaisquer problemas de segurança das vacinas contra a COVID-19, comunicá-los-emos prontamente”.

A maioria dos adultos vacinados contra a gripe (71%) recebeu uma vacina contra a COVID-19 ao mesmo tempo.

Dúvidas que persistem relativamente à vacina contra a gripe:

Porque é necessário levar a vacina todos os anos?
Porque há uma queda do nível de anticorpos contra o vírus Influenza com o passar do tempo. Assim, é preciso novo estímulo por meio da vacinação. Outro ponto é que há uma atualização da composição da vacina de acordo com as cepas dos vírus da gripe mais predominantes no ano anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a nova formulação para melhor prevenção contra a doença.

A vacina contra a gripe é perigosa para grávidas?
Sim! Aliás, as grávidas fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a doença, já que a gripe, causada pelo vírus da Influenza, pode afetar até 11% de mulheres grávidas e trazer consequências graves, como problemas respiratórios, aborto ou morte fetal, e os bebés podem nascer com baixo peso após uma infeção na gestação.

Quanto tempo protege e demora para fazer efeito?
O efeito da vacina leva aproximadamente de duas a três semanas para iniciar, ou seja, depois desse período as pessoas vacinadas estarão protegidas contra formas graves da doença e óbito. A duração é de 6 a 12 meses.

Quem teve covid-19 pode tomar a vacina contra a gripe?
Sim. Pessoas que tiveram covid-19 devem tomar a vacina contra a gripe, com a atenção de adiar a vacinação até a melhora do quadro gripal, para que não sejam atribuídas à vacina as manifestações da gripe.

Há alguma contraindicação da vacina?
A vacina não é recomendada para crianças menores de 6 meses de idade e também não deve ser administrada a indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos derivados do ovo), às proteínas da galinha e a qualquer componente da vacina.

Como nos podemos proteger de gripe, Covid-19 ou RSV?
Além da vacina, há algumas medidas simples e básicas que todos devem assumir como normais no dia-a-dia (já aprendemos esta lição durante a pandemia, não é verdade?).
– Cubra nariz e a boca ao espirrar e tossir;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Evite tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca;
– Mantenha os ambientes ventilados;
– Utilize lenços descartáveis.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER