Temas de Capa

“Todas aquelas luzes, aquelas árvores de Natal… ficaram na minha memória” – Manuel Pereira Casimiro

Casimiro-1 - natal - milenio staium

 

Os ornamentos e as árvores de Natal somados às luzes que iluminavam diversas casas e ruas daquela cidade tão grande. As recordações das decorações natalícias, vistosas e brilhosas que se multiplicavam por diferentes pontos de Toronto, ainda permanecem frescas na memória de Manuel Pereira Casimiro, de 74 anos.

O ano era 1973 e ele, então com 25 anos, acompanhado da esposa e dois filhos pequenos, haviam se mudado há pouco mais de três meses para cá. Vindos de uma pequena aldeia que pertence a Caldas da Rainha, em Portugal, não estavam acostumados com todos aqueles enfeites que anunciavam que a data festiva estava por chegar.
O frio e a neve também era novidade para a família que veio para cá em busca de melhores oportunidades de vida. Manuel já tinha dois irmãos que moravam no país, então o primeiro abrigo foi num apartamento na casa onde a irmã morava. Ter a família por perto fez a diferença e dessa forma a passagem do primeiro Natal não foi solitária e a celebração parecida com aquela que estavam acostumados, com as comidas portuguesas e a missa do Galo. Passados 49 anos, a tradição permanece.

 

Casimiro-1 - natal - milenio staium

 

Agora a cidade já é outra, a família se mudou para Oshawa.

A noite do dia 24 será celebrada na casa de uma das filhas e no dia 25, aí sim, os três filhos, suas (seus) esposas (os), e os seis netos vão para a casa do patriarca, onde Manuel e a esposa organizam a grande festa. “Durante todos esses Natais aqui no Canadá muita coisa mudou, foram muitas conquistas e trabalho, mas o mais importante permanece como naquele primeiro ano, nossa família unida, graças a Deus”, finaliza Manuel.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER