Temas de Capa

Sonhar até ao final

É já este fim de semana que se vai dar o pontapé de saída: são 11 jogadores de cada lado, 24 equipas de diversos países, entram todas sorridentes e só uma vai sorrir até ao final, como aconteceu no campeonato português, em que o SCP conseguiu sorrir até ao final.

Sonhar até ao final- europa-mileniostadium
Créditos: DR.

Esta é só para que muitos não se esqueçam que contra muitos o SCP foi um justo vencedor e não foi com a estrelinha como muitos locutores o diziam.

O futebol é considerado um desporto onde a adrenalina nas pessoas causa acidentes, um dos desportos mais populares do mundo. Começou a ser praticado na Inglaterra no século 17. Na história do futebol lê-se que era um desporto muito violento, regras não existiam, que houve alturas que foi proibido ser praticado porque se perdia muitos jovens e faziam falta para o exército. Hoje continua a ser violento, mas de forma diferente – tem coisas boas e coisas muito más e uma delas é o movimento bilionário sem controlo nenhum. Há pessoas que vivem encostadas aos jovens jogadores! Quando digo bilionário refiro-me às transferências de jogadores com intermediários no meio, dinheiros que a maior percentagem passa ao lado. Tem outras coisas muito boas, como o movimento em todas as atividades comerciais – onde houver um bom jogo de futebol os negócios tem muito movimento.

Durante um espetáculo de futebol, seja ao vivo ou a ver na televisão, há outras coisas muito negativas: há um aumento enorme de ataques cardíacos e derrames, acidentes vasculares cerebrais durante jogos, mais em homens, muito mais, porque os homens identificam-se  mais com o futebol, embora hoje já existam senhoras que vibram durante um jogo. Há pessoas que se lhes altera o sistema nervoso de tal forma que têm que se levantar e movimentar o corpo e até beber algo. A adrenalina é tanta que pode terminar com acidente, por isso é que os entendidos aconselham os que têm tendência a contaminar outras pessoas por falta de controlo de si próprio a não frequentarem locais públicos para assistir a um jogo de futebol. A ansiedade tem tendência a contaminar uns aos outros, até os próprios locutores nos deixam nervosos da forma como comentam o jogo, especialmente quando estão a comentar a favor dos nossos adversários, como muitos iam fazendo durante o campeonato português – ninguém queria que o SCP fosse campeão mas com a calma e muita união os jovens jogaram as suas cartas e deram uma lufada de vento em muitos locutores. Os locutores a maior parte das vezes em vez de acalmar os ouvintes fazem o contrário, ainda aumentam mais o stress nas pessoas. Hoje o futebol mexe com tudo, há quem deixe o local de trabalho para ir ver um jogo de futebol, a loucura é tanta que vai a extremos máximos, ao ponto de grandes amigos se chatearem por causa de um jogo de futebol.

Hoje, dia 11 de junho, tem início o campeonato europeu com o jogo entre a Turquia e a Itália: já vão começar as escolhas de quem deve ou merece ganhar. Há sempre uma preferência, seja ou não a nossa seleção, a nossa, sim aquela que nos faz arrepiar e emociona todos os verdadeiros portugueses ao ouvir o hino nacional antes do início do jogo. Portugal dá o pontapé contra a Hungria na terça-feira (15) – temos uma seleção de campeões e muito experientes, só têm que seguir o exemplo do campeão nacional, vencer jogo a jogo, confiança entre todos e união, com tudo isto podem repetir porque têm qualidades para isso.

Espero que os nossos jovens jogadores da seleção nos tragam muitas alegrias, como o SCP deu aos seus sócios. Como já devem ter reparado sou adepto do Sporting Clube de Portugal mas não deixo de comer ou de conviver com um amigo por causa de um jogo de futebol, vibro de forma controlada. Este ano não podia ser melhor , o SCP campeão, o Europeu com início no mês que se festeja o Dia de Portugal, isto é quase como dizer “colocaram a cereja em cima do bolo”! Para que junho e julho terminem em beleza, é a nossa seleção ser campeã.

Viva Portugal, vivam os portugueses e viva a nossa seleção! Como este mês está tudo a nosso favor desafio todos os leitores a colocar a nossa bandeira em local bem visível em sinal de apoio a eles, jogadores e toda a equipa de trabalho e todos nós para que haja mais união, a comunidade bem merece.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER