Temas de Capa

Scams e fraudes

senior-woman-struggling-with-technology-2022-10-22-02-33-33-utc - milenio stadium

 

Há uma variedade de scams (esquemas criminosos) e fraudes a acontecer no Canadá – com novos esquemas inventados diariamente. Este é, aliás, um problema com o qual o Centro Anti-Fraude do Canadá lida diariamente e ao Milénio Stadium o departamento de comunicação desta instituição garantiu que “uma das principais partes do nosso mandato é o envio de mensagens de prevenção da fraude e a educação com base em dados recolhidos. Partilhamos regularmente alertas e mensagens de prevenção de fraudes nas redes sociais e no nosso website. Também fazemos numerosas apresentações de prevenção da fraude a grupos em todo o Canadá e trabalhamos regularmente com os meios de comunicação social, com o objetivo de prevenir a vitimização”.

Sabemos que os mais velhos são os mais suscetíveis de cair nas armadilhas dos Phone Scams ou outras fraudes similares, por isso pedimos ao CAFC que nos desse algum conselho para ajudar as pessoas mais vulneráveis a não serem vítimas de situações deste género – “os autores de fraudes utilizam determinadas táticas ao enganar por telefone, que incluem a falsificação de identificação de chamadas, extorsão (medo) e personificação. A ferramenta número um para combater a fraude é a prevenção da fraude!”.

Este tipo de crime normalmente usa o nome de instituições credíveis (organismos da província ou federais, bancos…), o que faz também dessas agências e empresas, de certo modo, vítimas, uma vez que este tipo de burla pode manchar a sua imagem. A este respeito o CAFC confirma que de facto “infelizmente, todos, incluindo agências governamentais, empresas, forças da ordem, instituições financeiras ou mesmo indivíduos, correm o risco de serem imitados. E, na verdade, todas as agências trabalham coletivamente para difundir mensagens de prevenção da fraude.”

Nada como ter toda a informação para sabe como podemos proteger-nos dos golpistas e ser esperto mais espertos do que eles não caindo nas fraudes.

 

scams e fraudes - milenio stadium

 

Como reconhecer um scam?

  • Muitos scams e fraudes tentam imitar os email’s ou mensagens de texto de serviços governamentais ou bancários a fim de obter acesso à sua informação pessoal e financeira.
  • Deve estar vigilante quando qualquer pessoa que se declare ser de um funcionário do Service Canada ou 1 800 O-Canada o contacta e solicita dados de uma forma que não é normal por parte de alguém que represente o governo federal. Isto pode incluir:
    • pedidos de informações pessoais (tais como número de Segurança Social, número de cartão de crédito, número de conta bancária ou número de passaporte) por telefone, correio eletrónico ou texto, ou
    • notificações (texto ou e-mail) ou chamadas que tentam completar uma transação financeira (tais como mensagens que pedem para clicar em hiperligações para depositar benefícios ou para pagar impostos).

Por exemplo:

  • O Governo do Canadá não o contactará por mensagem ou e-mail para lhe pedir que se candidate ao Canada Emergency Response Benefit (CERB). O Governo também não o notificará por mensagem ou correio eletrónico que recebeu um pagamento do CERB.
  • Em caso de dúvida, contacte 1-800-622-6232 e peça que verifiquem a validade de qualquer comunicação recebida (incluindo sítios do governo na Internet).

Como se proteger do roubo de identidade?

  • Suspeite se um indivíduo alguma vez lhe pedir para pagar impostos ou outras taxas através de um e-mail, uma chamada ou uma mensagem de texto.
  • Mantenha os seus códigos de acesso, ID de utilizador, palavras-passe e PINs em segredo.
  • Mantenha o seu endereço atualizado em todos os departamentos e agências governamentais.
  • Antes de apoiar qualquer instituição de caridade, utilize o website CRA para descobrir se a instituição de caridade está registada. Deve também obter informações sobre a forma como faz negócios.
  • Tenha cuidado antes de clicar em ligações em qualquer e-mail que receba. Alguns criminosos podem estar a utilizar uma técnica conhecida como phishing para roubar as suas informações pessoais quando clica na ligação.
  • Proteja o seu Número de Segurança Social. Não o utilize como um documento de identificação. Nunca o revele a ninguém, a menos que tenha a certeza de que a pessoa que o solicita tem legalmente direito a essa informação.
  • Preste atenção ao seu ciclo de faturação e pergunte sobre quaisquer extratos de conta em falta ou transações suspeitas.
  • Certifique-se de que os documentos com o seu nome e SIN estão seguros.
  • Tenha consigo apenas a identificação de que necessita. Não escreva nunca nenhuma palavra-passe.

Se pensa que foi vítima de fraude

Contacte o serviço de polícia mais perto de si.
Pode também pedir ajuda junto do Canadian Anti-Fraud Centre ou ligar para 1 888-495-850.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER