Temas de Capa

Prefiro um líder moderado (ainda que fraco) que um líder populista forte! – Laurentino Esteves

Miniature people and wooden board with the word PROPAGANDA POLITICS. Business concept.

Laurentino Esteves da secção do Partido Social Democrata de Toronto, deu-nos também o seu olhar sobre a situação no país em que vivemos. Na sua opinião, de uma situação política que já era frágil, passamos para uma situação agravada com a demissão de Trudeau. Laurentino Esteves mostra-se preocupado com o futuro, até porque teme que o líder dos Conservadores, que se perfila para vir a ser o próximo primeiro-ministro, tenha na sua essência o populismo, o que não agrada a um defensor da democracia.

Milénio Stadium: Como avalia a atual situação política no Canadá? O que podem os canadianos esperar do futuro?

Laurentino Esteves: A situação política canadiana já era frágil e agravou-se consideravelmente com a demissão do Senhor primeiro-ministro, Justin Trudeau! O futuro é incerto e depende de muitas variantes, que em boa verdade vão muito além desta crise do partido Liberal do Canadá…

MS: Com a pressão que tem sofrido dentro do seu próprio partido para se demitir, porque é que Trudeau demorou tanto tempo a deixar a liderança dos Liberais?

LE: Bom quanto ao “timing, só poderia especular e isso não me parece muito sensato! Contudo é sabido que a popularidade do Senhor primeiro-ministro, Justin Trudeau, tem descido bastante nos últimos tempos! Podemos atribuir isso à forma como geriu a pandemia, à forma pouco clara como foram atribuídos subsídios para atenuar a mesma pandemia, a subida do custo de vida e o que tudo isso implica, o elevado custo e falta de habitação, o desgaste político é sempre um fator determinante, e por último a pressão interna que sempre existiu e que se agravou com a demissão da Senhora ministra das finanças, Chrystia Freeland no passado mês de dezembro!  Segundo a mesma, deixou a pasta por estar em desacordo com o rumo do governo na forma como despendia e até a atribuição de benefícios fiscais, muito pontuais e aparentemente contra a vontade da ministra que “bateu com a porta”.

MS: No meio de tudo isto, o Canadá tem estado a ser atacado pelo Presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Que consequências poderá ter a falta de liderança do país numa altura crucial da sua relação com o novo Presidente dos EUA?

LE: Se anteriormente não quis especular, agora atrevo-me a dizer o seguinte – a eleição do Donald Trump veio de facto alterar o cenário geopolítico e o homem só toma posse no próximo dia 20 deste mês! Não restam dúvidas que o Trump é um “elefante numa loja de porcelana”. Lidar com o novo inquilino da Casa Branca, vai ser muito difícil, mesmo assim, não creio que o Senhor Trudeau se demitiu por isso! Já mostrou, no passado, liderança e até alguma firmeza no plano internacional! Tenho que admitir que a atual fragilidade do Governo do Canadá é preocupante. Por exemplo, o Canadá assume este ano a presidência do G7. O Canadá será uma voz branda… Sabemos que uma delegação dos Premiers das Províncias, mais ou menos liderada pelo nosso Premier Ford, (mais uma fragilidade do Governo Federal) se dirigiu para Washington para encontros ao mais alto nível com oficiais americanos, parece que para conter a “fúria” do Trump! É sabido das suas ambições desmedidas, digo eu, ele pretende comprar o Canal do Panamá, mudar o nome ao Golfo do México, “conquistar” a Gronelândia e por último, e o mais grave, anexar o Canadá!? 

MS: Quem, entre os liberais, está em boa posição para assumir a liderança do partido? Chrystia Freeland?

LE: O partido Liberal do Canadá está em ebulição por tudo que já argumentei, depois o sistema politico canadiano é muito peculiar, o próximo líder do partido Liberal automaticamente será primeiro-ministro,  ora os potenciais pretendentes terão que ponderar se querem ser primeiro-ministro por um muito curto espaço de tempo, pois logo de seguida terão que se submeter a eleições! Normalmente, os que têm pastas mais relevantes estão em alguma vantagem, ex, Negócios Estrangeiros, Finanças, Economia! Mas na realidade, não vejo ninguém que salte à vista com qualidades de liderança e tudo que se exige de um primeiro-ministro!  Os próximos dias serão determinantes, embora a ex-ministra das finanças Chrystia Freeland (ainda que ligada à governação Trudeau) pode ser uma potencial candidata, pela experiência política internacional e financeira e a visibilidade, sempre um fator determinante…

MS: O que é que o país pode esperar de Pierre Poilievre se este for eleito Primeiro-Ministro do Canadá?

LE: Na verdade e na minha opinião muito pessoal, o líder da oposição, Pierre Polievre, para além de uns slogans ensaiados, ou umas frases feitas, não tem dito nada de novo ou estruturante para o  país… o Axe the Tax, que tem repetido até à exaustão, além de sonante e pomposo, na prática quer dizer o quê!? Depois sinto ali uns laivos de populismo, pouco aconselhável nos tempos que correm!  Confesso que o Canadá é um país muito importante para a democracia e não quero ver o meu país, sucumbir ao populismo! Prefiro um líder moderado (ainda que fraco) que um líder populista forte!

MS: O que é que o NDP ganha com a perspetiva de eleições antecipadas?

LE: O NDP têm se abrigado debaixo das “asas” dos liberais, há quem afirme que essa aproximação, embora importante na manutenção dos mesmos no poder, deu algum protagonismo ao NDP, embora não me pareça suficiente para governar o país! Na minha modesta opinião, obrigou os liberais a governarem mais à esquerda e isso também enfraqueceu o Partido Liberal… Uma última nota – lamento que com a queda do governo, por inerência, perdamos 3 excelentes parlamentares, a Senhora deputada Alexandra Mendès e os Senhores deputados Charles Sousa e Peter Fonseca!Mas o ano ainda está a começar e quero acreditar que teremos que estar confiantes e expectantes, mas atentos. Isto diz respeito a todos nós!

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER