Temas de Capa

Praia Fluvial de Loriga: Próximo do paraíso

Imagine um vale glaciar no coração da Serra da Estrela onde a água do Rio Mondego corre, límpida e cristalina, em pequenas cascatas e descansa em piscinas naturais com molduras de penedos e pedras. Está a imaginar? Então agora acrescente-lhe verde, muito verde, e ar do mais puro que há e encontrará o lugar ideal para descansar e renovar energias – a praia fluvial de Loriga – um verdadeiro santuário para os amantes da natureza.

A Quercus, conhecida organização ambientalista de Portugal, concedeu-lhe o galardão de ouro, o que só por si já diz bem da qualidade e estado de pureza ambiental da praia de Loriga. Sendo certo que o maior reconhecimento vem dos seus frequentadores habituais, não podemos deixar de assinalar que, ainda recentemente, esta praia foi uma das finalistas do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

A praia fluvial de Loriga tem várias piscinas, sendo que duas delas são adequadas para crianças. Há ainda uma passagem por uma ponte que atravessa a água e nos leva a uma parte mais funda, que tem uma vista belíssima, como se estivéssemos numa piscina de borda infinita.

O cenário parece próximo do paraíso. Há, no entanto, um senão… a água que corre na serra, alimentada pela nascente, é normalmente fria. Conte, portanto, com um arrepio pela espinha quando meter o pezinho na água. Com alguma coragem perceberá que depois de entrar até não está assim tão má e vai saber muito bem, principalmente se o dia estiver como é normal no verão, naquela zona – quente, muito quente mesmo.

Como chegar?

Loriga, fica a 18 quilómetros de Seia, no distrito da Guarda. Antes de entrar no centro de Seia verá placas de sinalização a indicar o caminho para Loriga. Deverá seguir para sudoeste, para São Romão (EN231), e passados cerca de 17 km, já em Loriga, continuar, cerca de 1 km, pela EN231 em direção a Alvoco da Serra.

Para chegar à praia não necessita de entrar dentro da aldeia. Deve seguir sempre pela estrada nacional e quando começar a ver alguns carros estacionados na berma da estrada, saberá que está perto. Por falar em estacionamento… não espere facilidade em arranjar um lugar para o seu veículo. O melhor é chegar bem cedo porque o parque de estacionamento existente tem pouca capacidade. É, no entanto, importante referir que tem estacionamento adaptado para pessoas com incapacidade ou dificuldades motoras e um parque para bicicletas. Se optar pelos transportes públicos fique a saber que a Praia Fluvial de Loriga tem serviço de autocarro e a paragem fica bem perto.

Como está equipada?

Para além de um parque de merendas, que pode utilizar para em família fazer um piquenique, a praia de Loriga tem infraestruturas de lazer para crianças – afinal, até os mais novos, ao fim de umas horas, podem fartar-se de brincadeiras na água. Há ainda um café onde podem petiscar ou tomar uma bebida refrescante. Esta praia fluvial tem ainda instalações sanitárias para uso dos seus frequentadores.

E… é segura?

Como tudo na vida… a segurança também somos nós que a garantimos. Os cuidados têm de existir, claro. Tanto com as crianças – normalmente mais afoitas e sem noção do risco que podem correr – como com os próprios adultos. As pedras, que são escorregadias, os fundos do rio, as correntes mais fortes… tudo isso obriga a uma vigilância atenta. Daí que a Praia Fluvial de Loriga tenha dois nadadores salvadores, prontos para o que der e vier e ainda um posto de primeiros socorros para acorrer às primeiras necessidades.

O que fazer para além de mergulhar?

Bem… estamos num vale. A serra envolvente revela-se um excelente terreno para os amantes dos chamados desportos de natureza, como por exemplo os percursos pedestres. Este é, aliás, um atrativo que leva cada vez mais pessoas a escolherem a praia fluvial de Loriga como destino para passar uns dias de férias.

Madalena Balça

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER