Temas de Capa

Português, para sempre

português - folclore - milenio stadium

 

Aqueles 218 imigrantes portugueses que, há 70 anos, desembarcaram do navio Satúrnia e se espalharam por várias regiões do Canadá, destinados a trabalhar sobretudo em áreas como a agricultura e construção de caminhos de ferro abriram o caminho para aqueles que lhes haviam de seguir os passos, todos eles com a procura de uma vida melhor em comum.

Quando falamos em emigração, palavras como “coragem”, “determinação”, “resiliência” e até “altruísmo” rapidamente surgem no nosso imaginário como forma de tentar descrever este ato de quem, por mais ou menor necessidade, toma a decisão de abandonar o seu país de origem em busca de uma vida melhor… ou simplesmente diferente. Mas, como diz a sabedoria popular “até podemos sair de um lugar, mas o lugar não sai de nós” – e isso aplica-se na perfeição àqueles que não se dobram e que recusam deixar morrer os costumes, tradições e até a língua portuguesa, funcionando como verdadeiros embaixadores do seu país nas terras que os acolheram.

Laurentino Esteves, membro do Comité Comunidade da organização dos 70 anos da imigração portuguesa no Canadá, falou-nos sobre a importância de todas as associações, instituições, clubes e da própria comunidade, no seu todo, enquanto promotores de tudo aquilo que “nos faz portugueses”.

Mais uma vez, o trabalho não é fácil: é preciso muita teimosia, dedicação e querer – não só para manter as portas abertas, mas também para convencer o público (sobretudo o mais jovem, muitos deles já nascidos em solo canadiano, que tem tendência para se afastar de diversos elementos tradicionais da cultura portuguesa).

No fim de semana de 13 e 14 de maio, naquele que será o ponto alto de um programa de um ano de celebração dos 70 anos de imigração portuguesa no Canadá, terão lugar uma série de eventos que vão desde os espetáculos de grandes artistas – entre eles Mariza, Pedro Abrunhosa e Bárbara Bandeira, até ao reconhecimento e inclusão no Passeio da Fama luso-canadianos que, de alguma maneira fazem a diferença. Tudo isto com um grande objetivo: a construção e desenvolvimento do Magellan Centre, o primeiro lar destinado exclusivamente a idosos portugueses.

Uma grande e variada experiência gastronómica, cultural e musical com o espírito, cheiro e sabores portugueses… e que (também) se faz do apoio e participação da comunidade.

laurentino - milenio stadium (1)Milénio Stadium: Podemos saber que associações e/ou clubes já se encontram confirmados?
Laurentino Esteves: Neste momento posso assegurar a participação de:

  • Arsenal Do Minho
  • Associação Cultural do Minho de Toronto
  • Associação Migrante de Barcelos of Toronto
  • Portuguese Cultural Centre of Mississauga
  • Portuguese Cultural Club of Vaughan
  • Rancho Folclórico da Nazaré
  • Rancho Folclórico Ribatejano de Toronto

MS: De que importância se revestem todas estas instituições? São elas, em última análise, que mais contribuem para que a coesão social e cultural dentro da comunidade portuguesa se mantenha e que perpetuam as tradições do nosso país?
LE: É certo que o movimento associativo carece de gente e particularmente de gente jovem! Não é oportuno agora avaliar o porquê, haverão com certeza culpas para partilhar por muita gente!
Entretanto vão havendo sinais muito positivos e é nestes que nos temos de focar e apoiar para que não sejam exceções, por exemplo a ACMT tem um direção executiva composta só por jovens, a Lusa Can Tuna elegeu há pouco tempo também uma direção jovem e toda composta por elementos femininos!
Serem jovens é inerente à propria Tuna, Mas não deixa de ser um bom exemplo! Devo lembrar que a maioria dos nossos Ranchos Folclóricos são outro exemplo onde a juventude participa em largo número!
Esta grande celebração, no dia 14 de maio, é muito apelativa aos jovens, desde logo pelo formato e pelo local onde terá lugar, depois para aqueles jovens um pouco afastados das suas raízes (e são muitos) é uma oportunidade de literalmente no centro da cidade celebrar esta data histórica e ao mesmo tempo partilhar com os seus amigos a cultura, a gastronomia e uma verdadeira Festa portuguesa!

MS: E dentro do próprio evento – qual o papel e importância do movimento associativo?
LE: A participação do movimento associativo é além de essencial eu diria mesmo fundamental nesta celebração que pretende assinalar a chegada oficial dos nossos pioneiros ao Canadá há 70 anos! Temos que ter em conta que muitas das nossas associações foram precisamente fundadas por eles, naqueles tempos idos por razões de isolamento, saudade do país que deixaram e por terem necessidade de conviver na sua “língua” e cultura, mais tarde tiveram a ambição de partilhar essa cultura e tradições e que nesta celebração temos ocasião de celebrar!

MS: E a própria comunidade? Como se pode envolver?
LE: A comunidade tem aqui uma oportunidade única de se envolver, desde logo participando e incentivando a participação da sua família e amigos! Ao mesmo tempo, partilhar as suas raízes que serão celebradas e honradas neste dia!

MS: Os fundos angariados durante os dias de celebração vão reverter para o Magellan Community Foundation – porquê a escolha desse projeto?
LE: Se não houvesse outros motivos, este seria certamente suficiente! O projeto do Magellan Community Foundation, será recipiente dos fundos conseguidos e tem também a oportunidade de se dar a conhecer ao grande público! É imperativo a maior participação da comunidade no seu todo, afinal este é um projeto para a comunidade! Finalizando, não posso estar mais orgulhoso e muito expectante com esta celebração e que ela seja verdadeiramente uma grande Festa!
“Pela primeira vez, a comunidade portuguesa vai acolher o público na praça da Câmara Municipal de Toronto, a Nathan Phillips Square, partilhando uma experiência gastronómica, cultural e musical para maiores de 19 anos. Estas celebrações do fim-de-semana vão contar com a presença confirmada de responsáveis do Governo de Portugal, do Governo Regional dos Açores, e uma delegação do Governo canadiano a anunciar”, acrescentou a organização.
As associações portuguesas no Canadá estão também a ser incentivadas a organizarem eventos para assinalarem a efeméride, antes ou depois dos dias 13 e 14 de maio, podendo obter mais informações no website 70anoscanada.com.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER