Temas de Capa

Portugal em Toronto: Leitão à Bairrada

milenio stadium - bairrada - stockyards

Bairrada Churrasqueira

1000 College St, Toronto
1560 Dundas St W,Toronto
2293 St Clair Ave W,Toronto
bairrada.ca

Há mais de 30 anos a Bairrada Churrasqueira, que tem três localizações em Toronto, oferece aos clientes portugueses e de nacionalidades variadas, a oportunidade de desfrutar de um dos pratos típicos da Bairrada, zona central de Portugal, que de tão famoso leva o nome da terra: “Leitão à Bairrada”. O prato já foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Os moradores de Toronto foram introduzidos à iguaria em 1989, ano em que Carlos Pires, natural da Bairrada, decidiu empreender e realizar o sonho de abrir um restaurante próprio na cidade, onde imprimiu o código genético da sua região através da culinária.

Nem é preciso dizer que esse é um caso de sucesso, afinal o restaurante original, na College St. permanece de portas abertas até hoje e outros dois, na St. Clair Ave W e na Dundas St W, comprovam que o sabor conquistou o público. Por certo sabemos que o bom cozinheiro não revela os seus segredos, mas em conversa com um dos administradores, Denis Pires, filho do fundador, tivemos a dica de que está no tempero do leitão um dos diferenciais: “Meu pai trouxe essa receita, que ele já fazia desde jovem, e aprendeu com familiares, e reproduziu aqui. No nosso molho não colocamos água para “render” além disso utilizamos apenas ingredientes de qualidade, além dos nossos leitões, que, claro, fazem a diferença”, conta Denis.

Para garantir que a carne é tenra, uma característica do prato, as churrasqueiras utilizam a carne de leitão vinda de três quintas criadoras de suínos em Ontário, que seguem um alto padrão de qualidade na criação e abate dos animais. “Temos os mesmos fornecedores há 30 anos. Compramos o que há de melhor para oferecer também o melhor para os nossos clientes”, complementa. O processo de preparo passa por temperar os leitões, que ficam marinados no molho por um dia, e depois assá-los ao longo de duas horas. Assim se garante a clássica combinação da pele crocante com a carne tenra.

Por mês são vendidos cerca de 200 leitões à Bairrada, seja nos restaurantes ou sob encomenda, e se no início a maioria dos clientes eram de origem portuguesa, 90%, agora o gosto pelo prato parece ter conquistado outras nacionalidades na multicultural Toronto, e os não-portugueses já compõe metade do público das casas, segundo o gerente. “Eu atribuo isso à excelência do nosso produto. Há muita dedicação envolvida para nos mantermos tanto tempo no mercado e temos um nome a zelar, então todos os envolvidos dedicam-se para que o atendimento aos clientes e a qualidade do que servimos sejam elevados”.

Se estiver com saudades de sentir um gostinho de Portugal, ou quiser até mesmo conhecer essa iguaria, fica o convite para desfrutar de um leitão à Bairrada nessa tradicional rede de churrasqueiras e desfrutar de uma refeição que além de encher os olhos…alimenta o corpo.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER