Temas de Capa

Portugal em Toronto: Café

Bebida com sabor intenso e aroma forte, o consumo de café tornou-se num hábito mundial. Depois da água, o café é a segunda bebida mais consumida do planeta. Portugal está entre os 25 países que mais consomem café em todo o mundo. Cada português consome em média 4,3 kg de café. Nos países de acolhimento, de uma forma geral, a maioria dos portugueses mantém o mesmo gosto pelo café, independentemente do que lhe queiram chamar – café, expresso, bica (Lisboa) ou cimbalino (Porto). Uma vez que o expresso está presente na mesa dos portugueses até mesmo no verão, entrevistámos Gary Manata do Manata Coffee Co./ Caffe Brasiliano Coffee Co. – Divisão do Manata Group of Companies.

Joana Leal/MS

Manata Group

846 – Dundas Street West, Toronto
manata.com

milenio stadium - cafe - Gary-Manata-1Milénio Stadium: Como é que descreve o tipo de café que vende?
Gary Manata: Antes de 2016 representávamos uma marca de café de Portugal e tínhamos mais de 200 clientes, era um estilo mais tradicional de café com notas terrosas e frutadas, mais leve e torrado lentamente. Mas desde então, temos 20 clientes grossistas para os quais vendemos marcas privadas e preparamos misturas personalizadas. Tornámo-nos numa empresa de café mais artesanal. Temos as nossas típicas torrefações de café expresso ao estilo europeu (de sabor leve e mais frutado) e as nossas misturas de café torrado escuro mais intensas com elevada percentagem de arábica. Também adquirimos a Caffe Brasiliano Coffee Co. que existe desde 1966 na Dundas West e estamos agora a desenvolver ainda mais essa marca.
MS: Os lusocanadianos consomem muito café?
GM: Sim, a chamada bica (beba isto com açúcar) fez a transição com os nossos imigrantes para o Canadá. É o café preferido, de eleição. Vamos tomar um café, é uma forma de socializar a qualquer hora do dia. Atenção aos diferentes tipos de hábitos de café que se desenvolveram à volta do Canadá e do mundo. O drip coffee (café canadiano), os lattes e os cappuccinos tornaram-se também uma preferência. O consumo de café aumentou muito nos últimos anos sobretudo por causa do consumo doméstico. As misturas são muito mais acessíveis e o café a retalho está disponível em quase em todo o lado.

MS: Quantos tipos de café é que vende e qual é o mais popular?
GM: Trabalhamos com uma grande variedade de grãos do Brasil, Colômbia, República Dominicana, Etiópia, Quénia, etc. As nossas misturas de café de origem única “Drip” são o nosso produto mais popular, desde o claro ao escuro duplo. Mas as nossas misturas de café expresso da casa “Caffe B Espresso” e “Manata Black” também não ficam muito para trás.

MS: Considerando que o mercado do café é bastante competitivo, quais são as vantagens de comprar no Manata Coffee?
GM: Tentamos dar ao cliente e ao consumidor o melhor produto ao melhor preço possível. Continuamos a fazer experiências com grãos de café de todo o mundo. Concentramo-nos em programas de torrefação doméstica para os nossos clientes. O nosso lema é “sempre fresco” e essa é uma das razões pelas quais começámos a torrar aqui no Canadá e deixámos de importar o produto acabado de Portugal. Temos mais controlo na produção do que está a ser consumido no nosso mercado. Temos a possibilidade de embalar qualquer tipo de café em grão ou moído em qualquer tamanho. Também vamos trazer de volta a lata para embalar as nossas misturas de Caffe Brasiliano. Embalar em lata custa hoje o mesmo do que em saco e as latas depois de vazias podem ter outras utilizações. Ainda hoje, o que me dá uma grande sensação de realização e prazer é quando um cliente original da Caffe Brasiliano vem à nossa loja e pede uma libra de café colombiano ou expresso. Preparamo-lo da maneira que eles gostam, em grão ou moído, e a primeira coisa que eles fazem é cheirar o saco recém embalado. O aroma intenso faz com que os seus olhos se iluminem como se tivessem acabado de ir à farmácia buscar o seu medicamento milagroso. Estejam atentos à nossa nova localização que vai abrir em outubro na Junction.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER