Temas de Capa

Planos de exercício físico devem ser realistas e fáceis de conciliar com o dia a dia

milenio stadium - exercicio fisico maya ganhao

 

Com a chegada do verão, o culto pela imagem aumenta, ou pelo menos a preocupação em querer parecer bem ao espelho ou no biquíni do ano passado. Mas depois de dois anos de pandemia em que os canadianos tiveram de ficar em casa a pedido das autoridades de saúde para diminuir a transmissão da Covid-19, regressar a um plano de exercícios pode parecer quase impossível. Uns porque ganharam demasiados quilos, outros porque a sua autoestima já não é a mesma, ou se calhar casos em que existe um pouco dos dois, de qualquer forma, independentemente de qual for o seu caso, aqui ficam as dicas dos profissionais.

Maya Ganhão é Personal Trainer (PT) certificada e nutricionista. A sua grande paixão é ajudar pessoas a conseguirem melhorar a sua saúde quando mudam o seu estilo de vida. Questionada pelo Milénio Stadium se existe uma relação entre saúde e peso, a PT explica que apesar de não ser o único fator, também deve ser tido em conta.

milenio stadium - exercicio fisico - maya ganhaoMilénio Stadium: Qual é a relação que existe entre saúde e peso?
Maya Ganhão: O peso pode definitivamente desempenhar um fator no seu estado de saúde e foi provado pela correlação de certas condições de saúde e peso. No entanto, à medida que a ciência avançou, percebemos que o peso não é o único indicador de saúde.
No passado, medidas como o índice de massa corporal máxima (IMC) foram utilizadas como um indicador de saúde global que se baseia na altura e no peso. Com o desenvolvimento da investigação, o uso do IMC como indicador de saúde foi utilizado com menos frequência e concluído como uma representação imprecisa da saúde. Enquanto muitos ainda veem a balança como uma medida da sua saúde, o peso e o IMC não consideram a massa muscular do indivíduo, composição corporal, sexo, etc.
Agora, a sociedade está a tentar avançar para uma visão mais holística da saúde, que considera os fatores que o IMC e um número na balança não são capazes de explicar. Além disso, cada corpo é muito diferente e a saúde também parece ser diferente para todos!

MS: Porque é que obtemos melhores resultados quando treinamos com um Personal Trainer (PT)?
MG: Embora o exercício não precise de ser complicado, é definitivamente assim que a maioria dos principiantes se sente. Os PT podem, assim o esperamos, eliminar a complexidade e incerteza que muitos novos praticantes de exercício físico podem experimentar. Ter alguém com conhecimentos pode ajudar a limitar a tentativa e o erro de aprender de forma adequada, como planear exercícios e como treinar eficazmente na esperança de alcançar os resultados desejados mais cedo.
Para além do nível técnico do exercício, um enorme fator com impacto na dedicação de alguém é a motivação. Dependendo do indivíduo, ter um PT pode proporcionar um sentido de responsabilidade e ajudar a desenvolver a consistência que leva à realização dos objetivos.

MS: Qual é a importância do exercício físico para aqueles que querem perder peso e será possível perder peso apenas com exercício físico?
MG: Embora perder peso possa parecer complexo, a fisiologia por detrás dele é muito simples. A única forma de perder peso é quando o gasto energético é maior do que o seu consumo de energia. Para simplificar ainda mais, o que ingerimos será menos do que o que gastamos no dia a dia. O seu gasto energético inclui tudo o que faz num dia como o seu treino, limpar a casa, dormir e até mesmo comer. O seu corpo não está apenas a usar energia quando está a fazer exercício, está a usar energia para tudo o que faz.
Há duas formas de alcançar este estado que se chama défice. A primeira maneira é aquela em que as pessoas muitas vezes pensam, que é a de diminuir as calorias que ingerimos. Isto pode ser muito eficaz se for feito corretamente, mas muitas pessoas não têm o conhecimento para o fazer de forma adequada e podem estar a fazer mais mal do que bem se comerem menos do que o seu corpo requer. A segunda maneira é aumentar o seu gasto energético, o que pode ser feito de forma muito simples e isso é fazendo mais atividade física! Assim, para responder à pergunta, sim, pode perder peso apenas com exercício físico, mas encontrar um equilíbrio entre uma quantidade realista de gasto de energia e uma boa dieta é a chave.

MS: Porque é que os homens podem perder peso mais depressa que as mulheres?
MG: Quer seja homem ou mulher, os nossos corpos trabalham exatamente o mesmo para facilitar a perda de peso. As diferenças que afetam quem perde peso mais rapidamente não dependem do seu género. Pelo contrário, as escolhas de estilo de vida e a genética são fatores que têm impacto sobre se somos coerentes com o nosso défice e como o nosso corpo responde a ele.
Contudo, as diferenças entre as funções corporais masculinas e femininas e as hormonas podem ter um impacto indireto na perda de peso. Por exemplo, os homens tendem a ter mais massa corporal e muscular magra do que as mulheres. Uma vez que o nosso corpo precisa de trabalhar mais para manter este músculo, geralmente, quanto mais massa muscular tivermos, mais rápido se torna o nosso metabolismo. Outro fator é o ciclo menstrual feminino. Durante esse ciclo, o nosso apetite, desejos e energia alteram-se ao longo do mês, o que indiretamente afeta a nossa dieta e a aderência ao regime de exercício.
Portanto, dito de forma simples, perder peso para um homem é exatamente o mesmo que perder peso para uma mulher. Mas, cada género experimenta os seus próprios contratempos que podem tornar este processo um pouco mais difícil. Embora todos desejemos ver os nossos resultados o mais rapidamente possível, o progresso e o caminho de cada um é diferente. Uma citação que eu gosto de recordar é “Comparison is the thief of joy”. Espero que se lembrem desta frase quando estiverem a treinar e não deixem que a comparação vos tire o orgulho por detrás do vosso árduo trabalho.

MS: Qual é o seu conselho para alguém que normalmente não faz exercício, mas que quer começar a fazê-lo?
MG: O meu conselho é semelhante ao famoso slogan da Nike e que é para Just Do It! Como mencionei, o exercício pode parecer complexo e assustador mas a melhor coisa que pode fazer por si mesmo é apenas começar. A minha primeira dica é seguir um plano. Embora muitos formadores vendam planos online, existem toneladas de recursos gratuitos nas redes sociais que têm treino para absolutamente toda a gente (YouTube ou Instagram). Sugiro também que estabeleça um plano realista para si próprio que possa cumprir e conciliar com o seu trabalho ou aulas. Finalmente, se for alguém motivado por outros, ter um colega de treino pode ajudá-lo a manter-se consistente e responsável.
A única expectativa com que quero que entre é que mexa o seu corpo. Não vais ser perfeito, vai cometer erros, vai haver contratempos e nem sempre vai ser fácil. Mas encorajo-vos a continuarem porque melhora, depois vão ver os resultados. No final do dia, vão estar a trabalhar convosco e isso é algo que ninguém vos pode tirar!

Joana Leal/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER