Temas de CapaBlog

Os cuidados essenciais para um outono saudável

As folhas em tons dourados e vermelhos que começam a cobrir as ruas da cidade não enganam: o outono está aí e bem acomodado. Tal como os ciclos da natureza, também o nosso corpo passa por transformaçōes ao longo do ano e, neste caso, podemos cuidar dele com pequenos hábitos que o fortalecerão por dentro e por fora. Principalmente após um verão intenso, com muito sol, areia, vento, o sal da água do mar ou os produtos da água das piscinas adicionados à falta de tempo e disposição para grandes tratamentos dermatológicos e internos, é normal que a fase do outono/inverno seja particularmente exigente. Precisamente por isso é fundamental reavaliar e reforçar os seus hábitos no que diz respeito aos cuidados a ter com o corpo. Para que possa viver estas estaçōes com a melhor saúde e bem-estar, deixamos alguns conselhos práticos e simples de incorporar na sua rotina que farão toda a diferença.

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumHidratação intensiva

Quando falamos dos cuidados a ter nesta fase, deve ser dada prioridade à sua hidratação e nutrição. Isto porque as muitas horas de exposição aos raios solares, na praia ou na piscina, por exemplo, podem afetar profundamente a elasticidade dos cabelos, da pele e desgastar os seus tecidos. Para enfrentar estes efeitos nocivos dos meses de verão, é crucial investir nos produtos certos. Na hora da escolha deve procurar os cosméticos que sejam mais eficazes no combate ao envelhecimento precoce e ressecamento da pele, com o intuito de a tornar mais firme, hidratada e sedosa. Para isso, há um aliado de peso que fará milagres: a coenzima Q10. A aplicação tópica desta substância, naturalmente presente em todas as células humanas, proporcionará à pele um notável efeito de rejuvenescimento e nutrição. Aposte neste ingrediente para os seus cremes hidratantes ou faça máscaras semanais para o rosto, corpo e cabelo. Para um fortalecimento interno, aposte em suplementação ou alimentos ricos em colagénio, que será um poderoso aliado no processo da regeneração dermatológica.

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumA hora do banho

Alguns dos cuidados diários decisivos para a saúde nos meses frios devem ser tidos no momento do banho. Antes de mais, é imprescindível que evite os banhos muito quentes e demasiado longos. Apesar de ser apetecível nos dias cinzentos, a água quente pode remover os óleos naturais do corpo e danificar a sua barreira protetora. Desta maneira, acabará por provocar secura, comichão, irritação e vermelhidão. Opte por água morna ou fresca. Outro dos cuidados a ter nesta fase de maior sensibilidade é a escolha dos produtos de banho mais adequados. Com a derme mais sensível, é importante que se opte por produtos com uma textura nutritiva e um efeito suavizante.

 

 

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumA importância da esfoliação

Com o fim do verão, a camada mais superficial da pele acaba por sofrer alguns danos, podendo originar manchas, alguma flacidez e um ar envelhecido. Assim, um dos mais indispensáveis cuidados a ter é a esfoliação. Esta prática, tantas vezes esquecida nas rotinas de beleza, é imprescindível para promover a renovação celular e a desobstrução dos poros. Aplique um tratamento com esfoliante entre uma a duas vezes por semana e não se esqueça de utilizar um creme hidratante logo de seguida, aproveitando a abertura dos poros. É mesmo a melhor forma de dizer adeus ao aspeto áspero e baço, revitalizando aquele brilho único do verão. Sabe sempre bem voltar à rotina com um aspeto rejuvenescido e luminoso.

 

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumProtetor solar durante todo o ano!

Não arrume o seu protetor solar! Este e um dos maiores erros que cometemos. No inverno, a radiação UVB é mais fraca, mas a radiação UVA é tão forte como no verão. Nem as nuvens nos salvam. Enquanto a pele do corpo está mais protegida pela roupa, o rosto encontra-se sempre desprotegido e está constantemente exposto às agressões do meio ambiente. Além disso, a pele do rosto é mais sensível. O protetor solar do rosto é também importante pela sua componente de hidratação. Mesmo para quem se preocupa com o excesso de brilho, há soluções como os creme solares faciais matificantes.

 

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumA alimentação é o melhor remédio

Para fortalecer o sistema imunitário, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar, produtos industrializados com corantes e conservantes. Em vez disso, aposte em alimentos ricos em ómega-3, selénio, zinco, probióticos e prebióticos, vitaminas A, C e E. Estes são os mais indicados para aumentar o sistema imunitário, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.

 

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumDia ativo, noite tranquila

Manter um estilo de vida saudável também é uma das melhores estratégias para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente. Mantenha-se ativo durante o dia, evitando o sedentarismo. No final do dia faça uma rotina de higiene do sono que proporcione uma noite restauradora.

 

Os cuidados essenciais -capa-mileniostadiumMude o seu estilo de vida

É recomendado não fumar, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, ter o peso adequado, evitar o stress e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Estes hábitos devem ser seguidos ao longo da vida, não unicamente em momentos em que se encontra doente ou com facilidade para adoecer. Lembre-se de mimar o seu corpo, ele agradece!

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER