O governo federal apresentou segunda-feira (19) o orçamento, um documento de mais de 700 páginas que os Liberais defendem ser essencial para a recuperação económica do país no pós-pandemia. No pacote de ajuda às pequenas empresas o Governo de Trudeau propõe continuar com a maioria dos subsídios criados durante a pandemia para ajudar as empresas a pagar salários, arrendamento ou hipoteca e inclui o subsídio de apoio ao confinamento para aquelas que tiveram de encerrar provisoriamente porque não eram essenciais. Os subsídios vão estar disponíveis até setembro de 2021.

Segundo números do governo federal em 2019 as pequenas e médias empresas empregavam em todo o país mais de um milhão de pessoas. Na província de Ontário as pequenas empregavam antes da pandemia mais de 440,000 pessoas; as médias pouco mais de 9.000 pessoas e as grandes empregavam 1,238 pessoas. Em termos de percentagem significa que as pequenas empresas davam emprego a 90% da população nacional e de Ontário. A COVID-19 tem sido um dos maiores testes à sobrevivência dessas companhias e por isso o orçamento federal nunca foi tão importante para os empresários saberem com o que podem contar.
O documento apresentado pela ministra das Finanças aponta que mais de cinco milhões de canadianos continuaram a trabalhar durante a pandemia graças ao Canada Emergency Wage Subsidy e mais de 154.000 organizações conseguiram pagar arrendamento ou hipoteca através do Canada Emergency Rent Subsidy. Em declarações ao Milénio Stadium o presidente da Ontario Chamber of Commerce (OCC), que representa cerca de 60.000 membros, Rocco Rossi, reconheceu que este orçamento é bom para as empresas e disse que sem apoios muitas delas iam fechar. “O orçamento de 2021 do Canadá oferece às empresas os apoios necessários para ajudar a enfrentar a atual crise de saúde e estabelece as bases para uma recuperação económica forte e inclusiva. Sem a extensão dos apoios muitas empresas não iam conseguir sobreviver”, disse.
Para além das pequenas empresas, o orçamento contempla também outros dos grupos mais afetados pela pandemia. A OCC já tinha feito esta recomendação ao governo e por isso está satisfeita com o investimento em creches e no apoio para os pequenos empresários de diferentes grupos étnico-raciais. “Em 2021, Ontário vai continuar a lutar contra a pandemia COVID-19 e as suas consequências económicas. Antes do orçamento do Canadá para 2021, o OCC pediu políticas que promovam a resiliência económica no nosso sistema de saúde e entre os mais afetados pela pandemia, como pequenas empresas, mulheres e grupos étnico-raciais. Estamos satisfeitos com o investimento histórico do Governo do Canadá e o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com as províncias e territórios na conceção e execução do programa”.
Para além da extensão dos subsídios federais para assistir as empresas que foram mais afetadas pela pandemia, a OCC também revela que o programa Digital Adoption Program e o financiamento para pequenas empresas e empreendedores são ambos bem-vindos. “Quando as pequenas empresas prosperam- as comunidades prosperam. Os empreendedores, especialmente mulheres e comunidades étnico-raciais enfrentam várias barreiras ao crescimento. Temos o prazer de ver acesso adicional ao capital para pequenas empresas e empreendedores através de iniciativas como o melhoramento do Programa de Financiamento para Pequenas Empresas do Canadá e recursos para apoiar diversos empreendedores canadianos”, justificou.

Rocco acredita que o Digital Adoption Program vai ajudar a criar postos de trabalho para os mais jovens e ajudar as pequenas empresas a adotarem tecnologias digitais que vão ser importantes para a recuperação económica.
Ainda no capítulo do crescimento inclusivo, o governo federal reservou $30 mil milhões ao longo de cinco anos para criar uma rede nacional de creches mais acessíveis para os pais. Em 2022 a medida promete poupar cerca de 50% dos gastos com creches às famílias e o objetivo é que em 2026 a creche custe apenas $10 por dia aos pais, à semelhança do que já existe no Quebec. O objetivo do governo é fazer com que todas as províncias incluam esta rede nacional de creches. A OCC acredita que a medida vai ajudar a trazer de volta as mulheres para o mercado de trabalho. “Os cuidados infantis podem atuar como um equalizador económico para pais e mães, especialmente mulheres de comunidades minoritárias. Creches acessíveis podem ajudar a nivelar o campo de jogo económico para as famílias. Há valor económico e social em tornar as nossas cadeias de fornecimento mais diversificadas e inclusivas. Saudamos o compromisso do Governo do Canadá em modernizar os seus processos de aquisição para expandir as oportunidades para diversos negócios e fornecedores que defendem a diversidade. Mudar as estruturas de incentivos é a maneira mais poderosa de mudar os resultados”, disse.
Outro dos aspetos que deve ser destacado neste orçamento, na opinião de Rocco, é a criação de um novo crédito de contratação que vai ajudar a compensar alguns dos custos de reabertura. “Esperamos trabalhar em colaboração com o governo federal para garantir que a eliminação gradual dos apoios esteja de acordo com as necessidades da empresa. Da mesma forma, à medida que o governo considera as reformas do programa e novos apoios, o OCC vai continuar a enfatizar a necessidade de subsídios e empréstimos perdoáveis para empresas que já estão profundamente endividadas”, garantiu.
Com a lista de novas restrições que o Governo de Ontário anunciou recentemente a ansiedade das empresas cresceu e alguns dos proprietários estão desmotivados. “A saúde pública e a saúde da nossa economia são interdependentes. A comunidade empresarial está preocupada com o aumento no número de casos COVID-19. É também extremamente desmoralizante para os proprietários de empresas que acham que arcaram com uma parte injusta do fardo das restrições”, alerta Rocco.
A OCC defende que a vacinação deve ser acelerada para que os trabalhadores essenciais, que não podem trabalhar a partir de casa, estejam seguros. “Precisamos de uma abordagem geral de todas as ordens do governo e unidades de saúde pública locais para levar vacinas aos habitantes de Ontário. Gostaríamos de ver o governo provincial a continuar a acelerar a vacinação de trabalhadores essenciais que não podem trabalhar em casa, e o governo federal resolver problemas de abastecimento e atrasos que podem prejudicar a meta da província de vacinar 40% da população até o final do confinamento”, sublinhou.
As pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia canadiana, mas neste momento “enfrentam problemas que ameaçam a sua competitividade: escassez crítica de mão-de-obra, incompatibilidades de habilidades e desafios relacionados com o acesso à internet de banda larga”. A OCC faz o apelo: compre local e encomende refeições nos restaurantes: apoie as pequenas empresas “para que elas possam sobreviver e sair mais fortes desta pandemia”.
Joana Leal/MS
Redes Sociais - Comentários