“Trata-se de uma tentativa descarada de comprar o voto das pessoas” – Zack Taylor
Ontario distribui $200 por habitante
Zack Taylor, é Associate Professor do departamento de Political Science and Local Government Program, da Universidade de Western Ontario. É especialista em economia política urbana e em política e elaboração de políticas canadianas e comparadas, com um enfoque empírico na governação histórica e contemporânea das cidades a vários níveis. Tem também interesses paralelos em campanhas e eleições municipais, finanças públicas locais e geografia política. Taylor deu-nos a sua visão sobre a ligação entre o dinheiro e a política que pode assumir várias formas e ter ou não consequências diretas nos resultados eleitorais.
Milénio Stadium: Na campanha eleitoral norte-americana, assistimos à prevalência do dinheiro no discurso político – quer sob a forma de propostas eleitorais, quer como argumento contra um dos candidatos que é responsabilizado pelo aumento do custo de vida nos últimos anos. Será que o dinheiro ou os fatores económicos são realmente decisivos nas escolhas dos eleitores?
Zack Taylor: Os Estados Unidos são um país enorme. As novas políticas e as mudanças de política são muito dispendiosas e, por isso, as promessas feitas pelos políticos envolvem normalmente números muito elevados em dólares, na ordem dos muitos milhares de milhões ou triliões de dólares. Isto é difícil de compreender para quase toda a gente.
No que diz respeito à atribuição de culpas pela inflação e pelo aumento do custo de vida, é natural que as pessoas culpem quem quer que esteja no poder, mesmo que o aumento dos custos seja o produto de forças que escapam, em grande parte ou totalmente, ao controlo dos governos. Afinal de contas, são os governos que mandam. As pessoas castigam o líder ou o partido que está no poder e recompensam aqueles que prometem resolver o problema.
MS: No Ontário, o governo decidiu dar a cada residente 200 dólares, que serão distribuídos no princípio de 2025. Em que medida é que esta medida pode estar relacionada com as eleições provinciais do próximo ano?
ZT: 100%. Trata-se de uma tentativa descarada de comprar o voto das pessoas. Já aconteceu antes; o governo de Mike Harris anunciou cheques de “dividendos” de 200 dólares em 2000 e, depois disso, o Primeiro-Ministro de Alberta, Ralph Klein, gastou grande parte de uma enorme receita de royalties do petróleo em cheques de “Bónus de Prosperidade” de 400 dólares para os residentes de Alberta. Se houver algum problema, estes cheques serão inflacionistas, uma vez que a inflação já desceu para níveis bastante normais.
MS: Nos comícios da campanha de Trump, Elon Musk tem estado a sortear 1 milhão de dólares por dia entre os eleitores dos estados que podem determinar o resultado final a nível nacional e que assinaram a petição America PAC, que Musk criou para apoiar a eleição de Trump. Então, onde é que o voto livre e democrático vai parar?
ZT: A quantidade de dinheiro que circula nas campanhas eleitorais federais dos EUA é extraordinária. A campanha para as eleições presidenciais custa habitualmente mil milhões de dólares. Uma vez que o Supremo Tribunal dos EUA decidiu que os donativos de campanha e os gastos de terceiros são uma forma protegida de liberdade de expressão, não há limites reais para a quantidade de dinheiro que os atores com grandes bolsos podem gastar nas campanhas eleitorais.
MS: Podemos dizer que a relação entre política e dinheiro é cada vez mais promíscua? Em que medida o fator dinheiro, associado a propostas eleitorais, resulta num maior número de votos?
ZT: Estas são perguntas difíceis de responder. Podem comprar-se votos com promessas de gastos e despesas de campanha? Provavelmente. Isso é mau para a democracia? Suponho que depende do que está a ser prometido e de quem beneficia. Muitos sentem-se desconfortáveis com a despesa de campanha não regulamentada por parte de candidatos, partidos e entidades privadas. O Canadá difere dos Estados Unidos por ter regulamentos a todos os níveis do governo.
“Este é mais um truque único de um Premier que prometeu e não conseguiu reduzir os impostos durante mais de seis anos. Em vez de tentar comprar o seu voto num ano de eleições, os Liberais do Ontário irão reduzir os impostos para todas as famílias da classe média – permanentemente.”
Bonnie Crombie
Partido Liberal
“Ford, se quer mesmo melhorar a vida, aqui tem um conselho: Construa casas, contrate médicos, arranje escolas e dê às pessoas uma oportunidade justa de planear o futuro. Os ontarianos veem bem através destas acrobacias de um governo que está fora de contacto, sem gás e claramente sem ideias.”
Marit Stiles
Partido NDP
MB/MS
Redes Sociais - Comentários