O sistema de saúde da província do Ontário
O sistema de saúde do Canadá está sobrecarregado. O país ainda continua a enfrentar uma crise aguda nos hospitais que veio aumentar no decorrer da pandemia da COVID-19. Na segunda-feira (30), os 13 Premiers do Canadá divulgaram uma declaração conjunta onde dizem que “esperam” obter um compromisso de Ottawa para aumentar sua participação no financiamento da saúde para 35%, preparando o encontro para reunião dos Premiers com o primeiro-ministro Justin Trudeau no dia 7 de fevereiro do corrente ano.
A província do Ontário conta com uma população estimada em 6.7 milhões de habitantes fazendo dela a mais populosa do Canadá. Enquanto isto acontece, um outro problema vai surgindo com o envelhecimento da população do país, que ameaça tornar-se num problema muito maior. De um lado, o Premier da província Doug Ford, acredita que expandir clínicas privadas aliviará os hospitais públicos . De outro lado, cinco grandes sindicatos de saúde de Ontário, CUPE/OCHU, Ontario Nurses’ Association, OPSEU/SEFPO, SEIU Healthcare e Unifor, estão contra o Governo de Doug Ford e pedem que não avance com seu plano com receio que a ideia prejudique o acesso aos cuidados públicos. Cada dia, pessoas de vários setores da sociedade acreditam que o sistema está à beira do colapso e em crise devido acúmulo enorme e crescente de serviços médicos, esgotamento e escassez de pessoal e tensão geral em um sistema que lutava para atender às demandas de maneira oportuna e eficaz. Nesta edição do jornal Milénio, visitamos algumas cidades e municípios e conversamos com os citadinos sobre o sistema de saúde da nossa província.
Francisco Pegado/MS
Francisca Isabel 50 anos, Toronto – Ontário
Qual é a sua opinião sobre o estado atual do sistema de saúde na província de Ontário?
O sistema de saúde no Ontário está doente e precisando de ser revisto nos pontos de acesso por toda a província incluindo as áreas mais remotas: o fim de listas de espera para médicos de família e especialistas, aceitação de médicos treinados no estrangeiro desde que passem os exames mandatários no Ontário e a transformação da medicina de curativa para preventiva para aliviar o sistema de saúde numa sociedade onde a expectativa de vida é cada vez mais longa.
A integração do sistema privado no serviço público, será que é a solução do governo provincial para saúde da província?
Eu discordo da privatização do sistema de saúde pois receio que por detrás disso estejam ambições políticas do Governo do Ontário. A minha opinião poderá mudar se o governo vier a público e explicar detalhadamente as suas intenções de privatizar o sistema de saúde.
Valentina P. 36 anos, Bradford – Ontário
Qual é a sua opinião sobre o estado atual do sistema de saúde na província de Ontário?
Eu infelizmente, estou desiludida com o nosso sistema de saúde que já vem caminhando com muitos problemas durante muitos anos e sobre o olhar pacifico de vários governos provínciais.
A integração do sistema privado no serviço público, será que é a solução do governo provincial para saúde da província?
É uma situação complicada!
Um sistema de saúde privado paralelo reduziria os tempos de espera e melhoraria o acesso aos cuidados.
Também é verdade que as clínicas com fins lucrativos “desviam” funcionários de hospitais públicos, concentram seus negócios na prestação de serviços a pacientes com necessidades médicas menos complexas para maximizar os lucros e deixam os hospitais públicos para cuidar de pacientes com doenças múltiplas, graves e de alto custo.
Acredito que uma maior atenção financeira na saúde pública com melhores salários, muito mais médicos e um número maior de pessoal de apoio seria uma solução viável.
Emma Rose 40 anos, Markham – Ontário
Qual é a sua opinião sobre o estado atual do sistema de saúde na província de Ontário?
É enervante e triste ver o estado do nosso sistema de saúde atual. O Canadá é conhecido pelos seus serviços médicos gratuitos e confiáveis. Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão sobrecarregados e, infelizmente, com poucos funcionários. Foi uma desilusão quando o Governo atual de Doug Ford quis limitar os aumentos salariais aos enfermeiros.
A integração do sistema privado no serviço público, será que é a solução do governo provincial para saúde da província?
Esta não é uma solução a longo nem a curto prazo. O governo precisa aumentar o número de médicos e enfermeiros. Eles precisam oferecer melhores salários para os enfermeiros e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Além disso, precisamos de mudanças para permitir que profissionais médicos vindos de outros países trabalhem em Ontário o mais rápido possível para que este “fardo” diminua cada vez mais. Precisamos manter a nossa saúde pública para melhor acesso e acessibilidade para todos. Um sistema de dois níveis não é o que eu quero ver.
Ana Maria Rita 36 anos, Scarborough – Ontário
Qual é a sua opinião sobre o estado atual do sistema de saúde na província de Ontário?
É um sistema com muitos problemas e dependente.
A integração do sistema privado no serviço público, será que é a solução do governo provincial para saúde da província?
Eu concordo, pois irá contribuir para a independência de alguns serviços. Os pacientes terão a opção de serem tratados nos hospitais ou clínicas sem terem de gastar do próprio bolso, tendo em conta que o cartão de saúde irá cobrir as despesas como é habitual.
Pedro Moana, de 45 anos, Toronto e funcionário da área da saúde há 10 anos
Saúde na província de Ontário. Como profissional da área da saúde qual é a sua visão sobre o assunto?
O atual estado do sistema de saúde é caótico. Digo isto como alguém que lida com ele todos os dias na primeira pessoa. Mais de 90% dos pacientes atendidos nos nossos departamentos de emergência não estão dentro do critério de uma emergência médica. Por causa destes volumes os número de funcionários da saúde em licenças médicas, aposentadoria antecipada e mudando de carreira é alarmante. Deixando o sistema de saúde sem técnicos com experiência e diminuindo a qualidade dos serviços prestados.
A integração do sistema privado no serviço público, será que é a solução?
Não. A privatização do sistema de saúde não vai de maneira nenhuma melhorar o já débil e burocrático sistema que temos mas sim fragilizá-lo ainda mais. O serviço privado vai servir 1 a 3% da população que pode pagar pelos serviços. Entretanto os poucos profissionais excelentes que temos irão imigrar para o setor privado almejando melhores pagamentos. Acredito que fazer um investimento na saúde preventiva, mais médicos de família e clínicas de pequeno porte com um atendimento mais holístico vai aliviar a pressão dos hospitais e dar uma maior qualidade de vida aos cidadãos do Ontário.
Redes Sociais - Comentários