Temas de Capa

“O que torna Mark Carney tão atrativo é o facto de representar exatamente o que o Canadá precisa neste momento” – Julie Dzerowicz

Photo by MarkCarney.ca

Julie Dzerowicz é a atual deputada liberal pelo círculo eleitoral de Davenport, onde residem ainda muitas famílias portuguesas. Julie exerce este cargo desde 2015, quando se tornou a primeira mulher a representar esta área como MP. Filha de imigrantes — pai ucraniano e mãe mexicana —, Dzerowicz é uma defensora fervorosa da igualdade e das oportunidades para todos os canadianos. De sublinhar que foi Dzerowicz a responsável pela consagração de junho como o Mês do Património Português e 10 de junho como o Dia de Portugal no Canadá. 

Nas eleições federais de 2021, Dzerowicz foi reeleita para um terceiro mandato, destacando prioridades como a ação climática, habitação acessível e melhores programas de imigração. A sua vitória foi apertada, com uma diferença de apenas 165 votos sobre a candidata do NDP, Alejandra Bravo. 

Julie Dzerowicz está nas ruas de novo a passar a sua mensagem, tentando continuar a ser a voz de Davenport no Parliament Hill e aceitou partilhar com o Milénio a visão que tem da situação atual do país e perspetivas de futuro. 

Milénio Stadium:  Se as eleições se realizassem hoje, os liberais, liderados por Mark Carney, ganhariam as eleições antecipadas. O que é que Mark Carney tem de tão atraente para poder alterar o resultado de umas eleições que, há quatro meses, teriam sido uma derrota para os liberais?

Julie Dzerowicz. Créditos: DR.

Julie Dzerowicz: Mark Carney representa exatamente o que os canadianos procuram nestes tempos difíceis – liderança comprovada, experiência do mundo real e uma visão clara do futuro do Canadá. O seu historial de sucesso na liderança do Banco do Canadá e do Banco de Inglaterra durante as crises demonstra a sua capacidade excecional para guiar as nações através da turbulência económica, protegendo o emprego e mantendo a estabilidade.

Se as eleições se realizassem hoje, os liberais, sob a liderança de Mark Carney, estariam numa posição forte para ganhar. O que torna Mark Carney tão atrativo é o facto de representar exatamente o que o Canadá precisa neste momento – um líder com experiência no mundo real, um profundo conhecimento da economia e um historial de navegação em crises financeiras. Ao contrário de Pierre Poilievre, que passou toda a sua carreira na política – trabalhou para um político antes de se tornar ele próprio um – Mark Carney construiu a sua carreira fora da política. Não veio de uma família privilegiada; foi criado por dois professores nos Territórios do Noroeste, onde nada lhe foi entregue. Através de trabalho árduo, obteve uma educação de classe mundial e foi Governador do Banco do Canadá e do Banco de Inglaterra, ajudando ambos os países a ultrapassar grandes crises financeiras. Agora, quando o Canadá enfrenta uma crise económica e política sem precedentes – incluindo uma guerra comercial que não pedimos – os canadianos precisam de alguém com conhecimentos reais e não apenas com argumentos políticos. Mark Carney sabe como gerir uma empresa, gerir os salários e tomar as decisões difíceis necessárias para estabilizar uma economia. Ele tem as competências, os conhecimentos e o respeito da comunidade empresarial, tanto no Canadá como a nível mundial, para orientar o país nestes tempos difíceis. Os canadianos procuram uma liderança estável, experiente e centrada em soluções reais – e é exatamente isso que Mark Carney traz para a mesa.

MS: Poderá a experiência de Mark Carney no sector financeiro ser um trunfo para o Canadá, numa altura em que a economia do país enfrenta tempos difíceis, e não apenas devido à “guerra” comercial com os Estados Unidos?

JD: A experiência de Mark Carney no sector financeiro é exatamente aquilo de que o Canadá precisa neste momento crítico. Durante décadas, 78% do nosso comércio foi efectuado com os Estados Unidos devido à facilidade de fazer negócios ao abrigo de acordos de comércio livre como o NAFTA e o USMCA. No entanto, com a crescente incerteza económica e as políticas protecionistas nos EUA, temos de tomar medidas proactivas para reforçar a nossa economia interna e diversificar as nossas relações comerciais. Isso significa facilitar o comércio dentro do Canadá – reduzindo as barreiras comerciais interprovinciais, cortando regulamentos financeiros desnecessários e garantindo a livre circulação de pessoas, bens e serviços em todo o país. Significa também redirecionar alguns dos nossos fluxos comerciais para a Europa e outros parceiros globais para reduzir a nossa dependência económica de um mercado único. Mark Carney tem os conhecimentos necessários para liderar esta mudança, garantindo que o Canadá se mantém competitivo e resistente. Ele também compreende que as pequenas empresas são a espinha dorsal da nossa economia. É por isso que estamos empenhados em abrir oportunidades de contratação pública a nível federal para que as pequenas empresas possam concorrer a contratos públicos, bem como em garantir que tenham acesso ao capital e à mão de obra de que necessitam para crescer. Além disso, a nossa economia está a evoluir rapidamente, com uma procura crescente de competências digitais e empregos de alta tecnologia. À medida que nos afastamos de algumas funções tradicionais da indústria transformadora, temos de investir em programas de formação, aprendizagem e reciclagem para que os trabalhadores – juntamente com os seus filhos e netos – tenham acesso aos bons empregos de hoje e de amanhã. A liderança de Mark Carney, o seu profundo conhecimento económico e a sua experiência global fazem dele uma pessoa especialmente qualificada para enfrentar estes desafios e colocar o Canadá no caminho da prosperidade a longo prazo.

MS: Qual das propostas eleitorais dos liberais terá maior impacto na vida dos canadianos?

JD: Uma das propostas liberais com maior impacto é o nosso compromisso de abordar a questão da acessibilidade económica para o dia a dia dos canadianos. Entre os nossos primeiros anúncios, tomámos medidas decisivas para devolver mais dinheiro aos bolsos das pessoas, reduzindo o imposto sobre o carbono, invertendo o ajustamento do imposto sobre as mais-valias e introduzindo uma redução fiscal para a classe média que permitirá poupar até $825 por ano aos indivíduos.

Igualmente importante, se um governo liberal liderado por Mark Carney for eleito, protegeremos os ganhos que obtivemos na última década. Isto significa que o Subsídio Canadiano para Crianças se manterá, o Programa Nacional de Cuidados Infantis continuará a proporcionar cuidados diurnos a preços acessíveis, e programas críticos como os cuidados dentários nacionais, os benefícios para deficientes e o pharmacare manter-se-ão em vigor. Também continuaremos a defender os trabalhadores, tendo já introduzido mais proteções para os trabalhadores sindicalizados do que qualquer outro governo antes de nós.

A acessibilidade da habitação é outro grande objetivo. Estamos a tomar medidas arrojadas para acelerar o desenvolvimento da habitação, eliminando o imposto sobre o valor acrescentado (GST) sobre a construção de novas habitações para arrendamento e canalizando fundos significativos – como o investimento de 255 milhões de dólares em Toronto – para cidades que estão empenhadas em simplificar as aprovações e licenças. Ao consolidar o financiamento de vários programas e ao acelerar a sua aplicação, estamos a garantir que a habitação é construída mais rapidamente.

Relativamente à criminalidade e à segurança pública, reconhecemos que uma segurança fronteiriça mais forte é essencial para manter as armas e as drogas ilegais fora das nossas comunidades. É por isso que repusemos os mil milhões de dólares que os Conservadores cortaram à aplicação da lei nas fronteiras e acrescentámos mais 1,3 mil milhões de dólares para reforçar as medidas de segurança. Estes investimentos ajudarão a reduzir a criminalidade e a tornar os nossos bairros mais seguros.

Em última análise, o plano liberal está centrado em tornar a vida mais acessível, assegurando que os principais programas sociais se mantêm, enfrentando os desafios da habitação e mantendo as nossas comunidades seguras. Estas são as prioridades que terão o maior impacto na vida dos canadianos.

MS: Os conservadores de Poilievre afirmam que Mark Carney é “o sucessor escolhido a dedo por Trudeau” e perguntam: “Depois da última década liberal, a questão é saber se os canadianos podem suportar um quarto mandato de liberais sem tato, que inflacionam os custos da habitação e da alimentação, desencadeiam o crime, arruínam a imigração, aumentam os impostos, bloqueiam o emprego dos recursos e tornam a nossa economia fraca e dependente dos EUA? Que resposta têm os liberais a esta pergunta?

JD: As afirmações de Pierre Poilievre não passam de slogans – não vão pôr comida na mesa, não vão ajudar os canadianos a pagar a sua hipoteca ou renda, nem vão fortalecer a nossa economia. O que precisamos é de ação real, e é por isso que apoio Mark Carney. Em primeiro lugar, Mark Carney não é um “sucessor escolhido a dedo” – ele foi esmagadoramente escolhido pelos membros liberais de todo o país, obtendo 86% dos votos. A sua liderança é apoiada por canadianos que acreditam na sua experiência, visão e capacidade para fazer crescer a nossa economia. No que diz respeito ao custo de vida, estamos a tomar medidas decisivas para colocar mais dinheiro nos bolsos dos canadianos. Acabámos com o Imposto sobre o Carbono, o que significa que, a partir de 1 de abril, os preços do gás descerão 17 cêntimos por litro e os custos de aquecimento das casas serão mais baixos. Também anunciámos uma redução de impostos para a classe média que irá devolver 825 dólares aos bolsos dos trabalhadores canadianos. 

Relativamente ao crime e à segurança pública, recordemos que foram os conservadores que cortaram mil milhões de dólares à segurança das fronteiras antes de tomarmos posse em 2015, facilitando a entrada de armas e drogas no Canadá. Desde então, restaurámos esse financiamento e acrescentámos mais 1,3 mil milhões de dólares para impedir a entrada de armas ilegais e tornar as nossas ruas mais seguras. No que diz respeito à imigração, tomámos medidas decisivas para restaurar a integridade do nosso sistema, reduzindo o número de estudantes internacionais e cortando os níveis de imigração planeados em mais de 100.000. Para a comunidade portuguesa, criámos um caminho para a cidadania para 6.000 trabalhadores da construção civil fora de estatuto que há muito contribuem para o nosso país. No que diz respeito aos impostos, cancelámos o aumento proposto para o imposto sobre as mais-valias, introduzimos uma redução de impostos para a classe média e, em 2015, reduzimos os impostos para a classe média, aumentando-os para o 1% mais rico. No que diz respeito à economia, após a pandemia, o Canadá teve uma das recuperações mais fortes do mundo, com os níveis de dívida mais baixos entre os países do G7. A nossa taxa de desemprego continua baixa e a inflação está sob controlo, mas sabemos que há mais trabalho a fazer. Mark Carney compreende as ameaças económicas colocadas pelas políticas comerciais de Donald Trump e está empenhado em reforçar a economia interna do Canadá, diversificando simultaneamente as nossas parcerias comerciais.

Os canadianos não podem permitir-se políticas conservadoras imprudentes que enfraquecerão a nossa economia e anularão os progressos que fizemos. Precisamos de uma verdadeira liderança e de um plano sério para a prosperidade, e é exatamente isso que Mark Carney e a equipa liberal estão a oferecer.

MS: Especificamente no seu círculo eleitoral, como tenciona convencer os eleitores de que o melhor caminho a seguir é voltar a confiar em Julie Dzerowicz?

JD: Sempre tive a comunidade portuguesa no centro de tudo o que faço. Representar a maior comunidade portuguesa no Canadá é uma responsabilidade que levo muito a sério, e é por isso que luto arduamente pelas questões que mais importam: empregos bem pagos, uma economia forte, habitação acessível para os nossos filhos e netos, e ruas seguras onde as crianças possam brincar livremente. Estas prioridades sempre orientaram o meu trabalho e continuarei a defendê-las.

Para além disso, tenho um historial comprovado de resultados para Davenport. Assegurei níveis históricos de financiamento para os Empregos de verão no Canadá, ajudando os jovens a encontrar emprego, e para os programas para idosos, assegurando que permanecem apoiados e ligados, e longe do isolamento. Também trouxe um investimento sem precedentes para o nosso cenário artístico e cultural local. Estas realizações refletem o meu empenho em reforçar a nossa comunidade.

Olhando para o futuro, temos de continuar a desenvolver os progressos que fizemos na última década – quer se trate do Plano Nacional de Cuidados Infantis, do Plano Nacional de Cuidados Dentários ou do Pharmacare. Também aumentámos a Segurança para Idosos em 10% para as pessoas com mais de 75 anos, e estes programas sociais só podem ser sustentados se tivermos uma economia forte. É por isso que estou a apoiar Mark Carney como nosso próximo primeiro-ministro. Ele tem a liderança e a experiência necessárias para fazer crescer a nossa economia, proteger os nossos programas sociais e assegurar a prosperidade a longo prazo para todos os canadianos.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER