Temas de Capa

O que será o futuro da ACAPO? Tempo de dar a palavra aos membros

 

São várias dezenas os membros da ACAPO, trazemos aqui, naturalmente, apenas um “tomar de pulso” junto de cinco clubes ou associações, para termos uma ideia sobre o que pensam do futuro da Aliança e sobre o que vai acontecer no próximo dia 1 de outubro, na reunião do Conselho de Presidentes.
MB/MS

Laurentino Esteves

Conselheiro das comunidades portuguesas e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa dos Poveiros

O que espera do futuro da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário?
Todos que me conhecem no meio associativo sabem do meu gosto e até paixão pela cultura portuguesa e pelo folclore comunitário em particular! Continuo a entender que a ACAPO é fundamental como organização de “cúpula”, como elo ou aliança dos nossos Clubes e Associações, está no nome! No entanto, penso que a ACAPO se tem desviado desta função primeira, para a qual foi criada e pensada! A ACAPO não deve estar envolvida em questiúnculas e “guerras de sacristia” comunitárias ao sabor do momento e dos protagonistas! Perde-se tempo e energias e criam-se divisões pouco saudáveis e francamente desnecessárias e, por último, isso compromete o futuro! Futuro esse que terá que passar por um maior envolvimento dos seus membros associados! Defendi há muitos anos e continuo a defender que, para além do Executivo e da mesa do Conselho de Presidentes, a estrutura deveria contar com no mínimo um/a representante de cada Associação membro em Comités de trabalho, isto até para haver uma maior e melhor ligação aos seus associados!
Os presidentes dos Clubes e Associações também têm que ser mais exigentes e interventivos! Estou certo de que o futuro imediato também passa por aqui…

Pela primeira vez há duas listas concorrentes à direção da ACAPO, acredita que haverá mudança?
O facto de haver mais que uma lista às eleições da ACAPO no próximo dia 1 de outubro é extremamente salutar, como aliás deve ser em democracia! Os membros da ACAPO serão chamados a votar e escolherem o futuro da Aliança, que só posso desejar seja de muito sucesso e profícuo para uma comunidade merecedora de um movimento associativo forte, unido e participativo! Estarei disponível para colaborar, pontualmente e sem cargos diretivos nesse futuro!
Bem-haja todos os envolvidos e que tudo fazem pela cultura e tradições portuguesas!

 

Carina Paradela

First Portuguese Canadian Cultural Centre – Director of Operations

O que espera do futuro da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário?
Penso que toda a comunidade espera agora aquilo que se esperava aquando da fundação da mesma, aquilo que o próprio nome da associação indica, Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas em Ontário.
Houve um propósito na fundação da Aliança e espero que continue sempre a ser o mesmo, a união e a colaboração entre os clubes membros sempre em prol da comunidade.

Pela primeira vez há duas listas concorrentes à direção da ACAPO, acredita que haverá mudança?
Ter duas listas a concorrer é positivo, mas a meu ver o foco deverá sempre ser o melhor interesse e desenvolvimento da Associação e, por sua vez, dos seus clubes membros.
Penso que seja qual for a lista vencedora, a visão da ACAPO deverá sempre permanecer como de comunicação aberta e honesta, e de cooperação entre todos os clubes membros.

 

Judite Lopes

ACMT – Associação Cultural do Minho de Toronto – Presidente

O que espera do futuro da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário?
No meu ponto de vista, o futuro da ACAPO não está muito risonho neste momento. Também acho que é muito difícil prever o futuro e traçar novos cenários e acredito também que vai ser muito difícil agregarmos toda a diversidade que existe entre os clubes, especialmente quando representam as mesmas culturas e tradições no mesmo espaço.
Há também uma grande necessidade de cativar a atenção dos nossos jovens na direção correta, para que eles possam continuar com todo este trabalho que a nossa geração criou e implementou, para que eles nunca se esqueçam dessas mesmas tradições e costumes.

Pela primeira vez há duas listas concorrentes à direção da ACAPO, acredita que haverá mudança?
Sinceramente, tenho as minhas dúvidas que vai haver mudanças porque as pessoas na nossa comunidade não são unidas e só pensam nelas esquecendo que “a união faz a força”. Por isso mesmo, tenho muito receio do que pode ser o futuro da ACAPO.

 

Luís Antunes

University of Toronto Portuguese Student Association – Vice-Presidente

O que espera do futuro da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário?
Esperamos que a Aliança continue a crescer e a fortalecer os laços entre as diversas associações portuguesas em Ontário. Independentemente de quem ganhar, a UTPA tem a certeza de que ambos os candidatos vão manter o foco da Aliança na promoção da cultura, tradição e apoio à comunidade, e esperamos que a organização expanda as suas iniciativas ao logo deste novo capítulo.

Pela primeira vez há duas listas concorrentes à direção da ACAPO, acredita que haverá mudança?
A existência de duas listas concorrentes para a direção da ACAPO demonstra um ambiente democrático e saudável dentro de uma organização. Este tipo de competição é necessária e esperamos que venha a trazer novas ideias e perspetivas, contribuindo para a evolução e a melhoria contínua da Aliança.

 

Vítor Santos

Associação Migrante de Barcelos – Presidente

O que espera do futuro da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário?
Acho que o próximo presidente da ACAPO devia trabalhar mais na união dos clubes e também fazermos mais eventos em conjunto, não só a Parada de Portugal. A ACAPO no futuro devia ela própria organizar eventos. Acho que era necessário porque eu noto quando a ACAPO organiza a Semana de Portugal ou agora já é um mês, os clubes unem-se, toda a gente trabalha em prol da comunidade. Portanto, eu acho que era importante pegar mais nisso, nesse aspeto também. Tentar juntar o útil ao agradável e conseguir que os clubes também se organizem em termos de festas, para que não sobreponham festas importantes, umas em cima das outras, como vem vindo a acontecer até agora.

Pela primeira vez há duas listas concorrentes à direção da ACAPO, acredita que haverá mudança?
Oficialmente a Associação Migrante de Barcelos não sabe quantas listas existem. Não sabe de nada. Sei que vai haver eleições no dia 1 de outubro. Simplesmente é o e-mail que recebemos, mas não sabemos quantas listas há. Esta é a verdade. Isto oficialmente, particularmente eu sei que o Paulo Pereira vai se candidatar e que o Joe também vai recandidatar-se, mas estamos a falar de apresentação das listas, oficialmente, e das propostas que têm para a Aliança. Alguém da ACAPO já devia ter informado os clubes. Ainda não aconteceu.
Agora é assim… todas as mudanças são boas, todas as lufadas de ar fresco são boas. Agora, no meu ver, quem vai pegar na ACAPO, neste momento, sozinho ou com uma equipa atrás, têm de ser pessoas com experiência na máquina e saber como ela funciona. Por isso acho que a mudança vai ser difícil, porque a verdade é que todos os clubes já conhecem o Joe e já sabem o trabalho que ele faz.
A gente sabe que ele pode não agradar a toda a gente, mas já todos conhecem a forma de ele trabalhar. Agora o Paulo candidatar-se para mudar, tem que vir com ideias muito novas, ou mais antigas, mas tem que as pôr em cima da mesa, e eu acho que não vai ser no dia das eleições que ele vai apresentar uma proposta que dê tempo das pessoas a estudarem. E vai ser mais do mesmo. Se calhar termos a continuidade das mesmas pessoas à frente da ACAPO.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER