Temas de Capa

O que se espera de 2020 nas mais variadas áreas de atividade – política, social, económica e desportiva

Ano novo, vida nova! Depois da passagem do ano, existe algo diferente no ar. Nos media, na rua, no trabalho é comum ouvir-se  dizer: “este  ano vou comprar uma casa”, “vou viajar para tal lugar”, “vou trocar de carro”, “deixar de fumar”, ou “o  Sporting vai ser campeão”. Simplesmente dizer “este ano será tudo diferente!”. São sonhos e metas que se entrelaçam e dão um novo ânimo…pelo menos no início do ano.

Precisamos começar bem o ano para vivê-lo bem por inteiro. Definir as prioridades e dar passos para se chegar “ao lugar” que se quer. No campo dos senhores de gravata, os políticos…eu pergunto: será possível fazer diferente? É possível propor outras medidas? Acho que não só é possível e realista como é indispensável. A moda agora é nascerem novos partidos. Chega, Iniciativa Liberal e Livre terão tempo para intervir e tempo de antena?  Partidos da antiga geringonça recusam dá-lo aos novos partidos. Lá por fora como fica esse tal Brexit? Haverá ou não liberdade de circulação? Os cidadãos do Espaço Económico Europeu e Suíça poderão continuar a visitar, trabalhar ou estudar no Reino Unido? Loading… O novo ano de certeza que vai trazer novos tweets do presidente norte-americano Donald Trump— vai continuar com uma linguagem casual, muitas maiúsculas, publicações focadas nas falhas dos oponentes, acusações e hashtags inventadas pelo próprio.

Numa forma social e económica, espero que o novo ano tenha uma boa taxa de emprego. O ano de 2020 é de esperança para termos valores baixos de desemprego e o número de pessoas em risco de pobreza continue a diminuir. As boas práticas de todos nós para com o ambiente devem continuar com a mente de «crescimento e pensar verde».

Falar é fácil, mas com a viragem do novo ano espera-se que as empresas tenham melhor desempenho, investindo na formação dos trabalhadores, boas condições de trabalho para uma elevada qualidade quer humana quer de matéria.

Desportivamente, na reta deste 2019, Jesus foi o nome mais falado em Portugal. A CR7mania foi um pouco abalada. O novo ano vai trazer-nos os Jogos da XXXII Olimpíada, na região metropolitana de Tóquio, Japão. Pelo Luso “retângulo” luso pensa-se em trazer de novo o caneco. Temos o engenheiro para a obra. Portugal já sabe que no próximo mês de junho vai defrontar a Alemanha em Munique (20 de junho) e a França em Budapeste (24 de junho). A estreia portuguesa na prova será a 16 de junho, no Puskás Arena, na capital da Hungria, contra o país apurado via play-off. Todos nós, neste novo ano, seremos um Éder de esperança. Um ano para quebrar barreiras, lutar pelo que se acredita, concretizar. Feliz Ano Novo.

Paulo Perdiz/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER