O prazer da leitura

Olá, bom dia, boa sexta-feira, bom fim de semana e já agora bom início de julho, pois porque na próxima terça-feira já é dia 1 de julho, dia de celebrar o Canadá, país de acolhimento para muitos de nós.
Pensamos em livros hoje em dia como um bem adquirido. Confesso que já li mais do que presentemente, não por não gostar, adoro, mas “ah agora não me dá jeito, não tenho tempo”, enfim desculpas pontuais. Ler enriquece-nos tanto ou mais do que viajar. É algo que acorda a mente e nos faz sonhar. Quando leio tenho a capacidade de me transportar para dentro do roteiro. Mas tenho de readquirir esse bom velho hábito – fazer tempo para mim. Já é tempo disso.
Mas deixo-vos aqui algumas sugestões pelas quais não devemos (eu incluída) descurar a leitura. Saber não ocupa lugar. São tantos os benefícios que não custa tentar.
Efetivamente, a leitura traz inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento do vocabulário, aprimoramento da escrita, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, além de contribuir para a redução do stress e aumento da concentração. Ela também pode auxiliar no tratamento de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. A leitura frequente ajuda a expandir o vocabulário e a familiarizar-se com diferentes estilos de escrita, o que pode aprimorar a própria capacidade de expressão escrita. Ao entrar em contato com novas histórias e cenários, a leitura expande a capacidade de imaginar e criar, tanto na escrita quanto em outras áreas da vida.
A leitura crítica, que envolve analisar e interpretar textos, ajuda a desenvolver a capacidade de reflexão e a formar opiniões. Mais… através da leitura, é possível aprender sobre diversos temas, culturas, épocas e ideias, ampliando o conhecimento sobre o mundo ao redor.
A leitura pode ser uma forma de relaxamento e distração, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade.
A prática da leitura exige foco e atenção, o que pode fortalecer a capacidade de concentração e memória.
A leitura pode ser uma ferramenta terapêutica, proporcionando conforto, distração e estimulando a mente durante momentos difíceis.
Estudos indicam que pessoas que leem regularmente tem tendência a viver mais tempo. Para além de todos os benefícios cognitivos e de saúde, a leitura pode ser uma atividade prazerosa e divertida, abrindo portas para novos mundos e experiências.
Como podem ler é isso mesmo. É o que é e vale o que vale. Um livro de cada vez.
Fiquem bem e até já,
Cristina Da Costa/MS
Redes Sociais - Comentários