O Canadá no mundo

Ora viva, bom dia. Boa sexta-feira e um excelente mês de julho.
Pergunto-lhe eu – o que acha deste grande país que é o Canadá? Considera-o melhor ou pior, relativamente à época em que cá chegou?
Andando a remexer em arquivos e deparei-me com algumas realidades, umas conhecidas, outras nem por isso.
O Canadá destaca-se no cenário mundial por diversos fatores, incluindo qualidade de vida, diversidade cultural, economia forte e compromisso com o meio ambiente. É um país com grande extensão territorial, o segundo maior do mundo, e possui uma população multicultural e bilíngue, com inglês e francês como línguas oficiais.
A tal Qualidade de Vida:
O Canadá é frequentemente classificado entre os melhores países para se viver, com altos índices de desenvolvimento humano, acesso à saúde e educação de qualidade, e um ambiente seguro e estável. Porém já foi melhor, também conhecido pela sua política de multiculturalismo, celebrando a diversidade de povos e culturas que compõem a sua população. O país tem um forte compromisso com a sustentabilidade, com grande parte da sua matriz energética baseada em fontes renováveis, como a hidroelétrica. O Canadá é o segundo maior país em extensão territorial, com uma geografia variada, que inclui desde as Montanhas Rochosas até as planícies do centro do país.
O inglês e o francês são as línguas oficiais do Canadá, o que reflete a sua história e a influência cultural. Continua a ser uma monarquia constitucional parlamentarista federal, com um sistema político que combina elementos da tradição britânica.
Este país possui grandes reservas de recursos naturais, como petróleo, gás natural e urânio, que desempenham um papel importante na sua economia. O Canadá investe em educação, com altas taxas de alfabetização e um sistema educacional bem avaliado, incluindo o ensino superior.
O Canadá possui também um mercado de trabalho atraente, com baixas taxas de desemprego e um grande número de vagas em diversos setores.
Entretanto, o Canadá já foi chão que deu melhor “Uva” , mas vamos ver onde vamos parar.
É o que é e vai valer sempre o que vale.
Até já e fiquem bem,
Cristina Da Costa/MS
Redes Sociais - Comentários