Temas de CapaBlog

Na boca do estômago…

 

woman-eating-ealthy-food-indoors-2021-12-23-15-24-33-utc

 

Olá, muito bom dia,
Cá estamos chegados a dia 24 de março. Já com a primavera, nova estação a dar sinais de alguma coisa nem sei bem o quê…

Pelo menos por estas paragens, onde efetivamente a primavera só se assinala mesmo no calendário. Com neve no solo e frio no ar. Enfim, assim vamos pé ante pé.

Espero que se encontrem bem, com saúde e apetite, pois é mesmo sobre isso que vamos debater hoje.
O Milénio questiona o que realmente delineia uma comunidade, uma cultura, a gente, em termos de gastronomia. O que associamos ao quê e a quem?

Bem, quando falamos em Itália, inevitavelmente pensamos em pizza, pasta e num bom vinho :).

Espanha com uma gastronomia mais estranha, pensamos num bom presunto Pata Negra – por suposto com bacorinhos criados nos nossos prados mas que , ao atravessarem fronteira falam o idioma dos nossos hermanos. Enfim por aí adelante. E o que caracteriza um bom português? Serei eu a única que, com todo o respeito e carinho que tenho pelo nosso país e por uma e tantas coisas boas que temos, fico no mínimo irritada quando nos associam a sardinha assada ou ao bacalhau? Não obstante serem coisas muito boas, mas Portugal na folha gastronómica é muito mais do que isso. Mas é o que é e vai valer sempre o que vale.

Seria bom que se percebesse que em qualquer nação e para além destes items aos quais nos associam, a gastronomia é, em geral, o conjunto das práticas culturais relacionadas com a alimentação e que representam um importante elemento de diferenciação social. Em particular, em contexto multicultural, em que se discutem as estratégias para a gestão da migração e da integração sociocultural, as práticas alimentares podem tornar-se um valioso elemento para a educação, para a diferença e para a inclusão.

Estamos a entrar na “época oca” dos famosos picnics e dos bons grelhados. Desejo que disponham de algum tempo para tornarem as vossas cozinhas mais alegres e mais dinâmicas, sejam criativos e curiosos, e pulem mais além da sardinha e do famoso bacalhau degustado pelos 5 cantos do mundo.

Mais tarde, às 6 horas da tarde em Toronto, acompanhem mais um Roundtable na Camões Rádio, com Manuel DaCosta nas lides da boa conversa, porque a falar é que a gente se entente.
Por motivos de saúde hoje não estarei presente.

Obrigado e até já,

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER