Temas de Capa

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

paulo-cafofo

 

A relação de Portugal com o Canadá tem como pilar central a imensa diáspora de quase meio milhão de portugueses e luso-descendentes que tanto tem contribuído para a construção deste imenso país.

As comunidades portuguesas são o grande ativo da relação bilateral de Portugal com o Canadá. São peças determinantes no centro das boas relações, quem ergue bem alto a bandeira portuguesa. São os embaixadores das nossas tradições, da nossa cultura, arte, música, gastronomia, literatura. Quem promove a nossa história rica e tradições milenares, a nossa diversidade cultural e beleza natural. São quem, com orgulho sente o nosso país, sendo tal reconhecido por todos, com as autoridades canadianas a registar as características que fazem da comunidade portuguesa um importante alicerce do seu desenvolvimento, com um papel relevante na sociedade.
A boa integração da diáspora portuguesa nos seus países de acolhimento é algo intrínseco à nossa forma de ser, à cultura da hospitalidade, da tolerância, da solidariedade e da energia que os nossos conterrâneos empregam nas suas vidas. No Canadá, essas características têm ressonância e reconhecimento.

A relação entre os dois povos, Canadá e Portugal, tem todos os anos um momento especial. Em junho, aquando da celebração do mês da Herança Portuguesa que honra o rico legado cultural do nosso país, coincidindo com as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas a 10 de junho.

É a celebração da lusofonia, da cultura e da língua, da gastronomia, das artes e tradições. É a festa do orgulho português.

Quando os Canadianos, em 2001, quiseram honrar Portugal ao formalizar junho como mês da Herança Portuguesa, fizeram-no para honrar o papel dos portugueses na sua história. Um papel tão rico como determinante. Esse ano marcou o 500º aniversário da chegada dos exploradores portugueses ao Canadá. Desde então, Portugal tem tido um importante papel na história do Canadá.

 

As comunidades portuguesas são o grande ativo da relação bilateral de Portugal com o Canadá. São peças determinantes no centro das boas relações, quem ergue bem alto a bandeira portuguesa. São os embaixadores das nossas tradições, da nossa cultura, arte, música, gastronomia, literatura. Quem promove a nossa história rica e tradições milenares, a nossa diversidade cultural e beleza natural. Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

 

 

Quando o serviço de correio foi estabelecido pela primeira vez no Canadá, em 1693, foi um português, Pedro da Silva, quem transportou e entregou correspondências de canoa entre Montreal e Quebec City. Foram pescadores portugueses que começaram a pescar bacalhau ao largo da costa de Newfoundland e Labrador em 1504 e continuam a fazê-lo há mais 500 anos. A parte norte de Labrador é descrita em mapas do século XVI como “Bacalhaos”.

Este ano, as comemorações têm um sabor especial, coincidindo com a efeméride dos 70 anos da emigração portuguesa para o Canadá. Pude, aliás, estar no Canadá de 8 a 15 de maio em visita de Estado a propósito da celebração da chegada oficial dos primeiros emigrantes portugueses ao Canadá, os pioneiros, em 1953. Partilhei esse momento com a vibrante e influente comunidade portuguesa, a quem reconheci a forte presença em muitos aspetos da vida canadiana.

Uma energia à qual não é certamente indiferente a perseverança e coragem com que no passado enfrentaram as dificuldades para procurarem novos rumos para a sua vida, encontrando neste país da América do Norte morada para cumprir os seus sonhos. Com a solidariedade e apoio nas suas comunidades, foram vincando o seu papel na construção deste imenso país.

Muito os portugueses têm dado ao Canadá, contribuindo para a economia, cultura e valores democráticos. Os portugueses continuam a honrar a memória de todos aqueles que navegaram até o cais 21 em Halifax, em 13 maio de 1953 a bordo do Saturnia. A memória daqueles que deles descendem e aqui aportaram ao longo dos anos, enfrentando muitos desafios como a barreira linguística e a adaptação a uma cultura diferente. São todos parte integrante dos alicerces sólidos deste país e uma força inspiradora, em grande medida resultado da união da nossa comunidade.

Destaco em especial o esforço nas mulheres na diáspora. O trabalho fora de casa e o apoio à família na criação de outras gerações com mais oportunidades. Vidas feitas de sacrifícios e dificuldades, mas também feitas de coragem e muito trabalho. Com um incrível espírito de entreajuda e união.

A boa integração da nossa diáspora e a forma como prosperaram e continuam a fazê-lo muito se deve à força das mulheres que compõem as nossas comunidades, à sua resiliência e espírito combativo na procura do melhor para as suas famílias.

As contribuições dos pioneiros portugueses no Canadá ajudaram a enriquecer a cultura e a diversidade do país, e seu legado continuará a ser valorizado por muitas gerações futuras. E tal acrescenta ainda mais responsabilidades a Portugal na valorização deste ativo estratégico fundamental que é a comunidade portuguesa. Acrescenta mais responsabilidades à diplomacia e serviços consulares, ao governo português num esforço constante e consistente de estar atento, presente e valorizar a comunidade portuguesa no Canadá.
Em valorizar e apoiar o trabalho realizado pelas associações portuguesas, mantendo nossas tradições vivas e preservando-as para as futuras gerações de descendentes de portugueses no Canadá.Em valorizar e apoiar o ensino da língua e da cultura, através do trabalho realizado pelos centros de língua portuguesa em cinco universidades canadenses. E junto dos 3.800 alunos que aprendem a nossa língua. A esse propósito, iniciamos também nesta visita a entrega de tablets com conteúdo pedagógico multimédia a todos os alunos e professores apoiados pelo Camões IP, no sentido de fazer crescer a nossa rede de ensino e estimular a promoção da língua portuguesa.Em trabalhar em prol de melhores relações bilaterais com o Canadá, na procura de melhores condições para os portugueses e lusodescendentes, resolvendo a situação em que se encontram cidadãos portugueses indocumentados que vivem atualmente no Canadá.

No ano passado celebramos os 70 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o Canadá, temos muito boas relações e temos vindo a fazer um trabalho consistente nesse sentido.

A todos vós e ao futuro lanço um repto, que prossigam com a mesma garra e energia de sempre, com o mesmo orgulho de sempre em Portugal. Continuemos a construir a história desde país desde as suas origens, num legado extraordinário.

Continuemos a ser uma inspiração, celebremos Portugal, a língua e cultura portuguesa, a lusofonia.

Paulo Cafôfo
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER