“Mais do que nunca, o Canadá precisa de um líder forte e capaz que defenda os empregos e as empresas canadianas.” – Charles Sousa

O Canadá atravessa uma fase particularmente desafiadora, marcada por um cenário geopolítico e económico em constante transformação. As recentes tensões com os Estados Unidos, até então o nosso aliado mais próximo, agravaram-se com o lançamento de uma guerra comercial, uma ação que visa diretamente a economia canadiana e, consequentemente, o modo de vida dos canadianos. Este é um momento crítico para o país, e, como sublinha Charles Sousa, luso-canadiano, ex-ministro das Finanças da província de Ontário e atual deputado federal pelo Partido Liberal, “mais do que nunca, o Canadá precisa de um líder forte e capaz que defenda os empregos e as empresas canadianas.” E é precisamente neste contexto de necessidade urgente de uma liderança sólida que Sousa expressa a sua satisfação com a eleição de Mark Carney como líder do Partido Liberal e, com isso, o potencial próximo primeiro-ministro do Canadá.
Charles Sousa destaca a força da liderança de Mark Carney, apontando que a sua eleição foi um sinal claro de apoio e confiança por parte dos membros do Partido Liberal. “O entusiasmo pela sua liderança é palpável”, afirmou o deputado federal, referindo-se ao facto de Carney ter obtido 85,9% dos votos na primeira votação para a liderança do partido, um feito histórico que o posiciona como um dos líderes mais bem aceites na história do Partido Liberal. O entusiasmo é ainda mais notável quando se considera que Carney conseguiu o maior número de votos de qualquer outro candidato à liderança na história do partido, uma clara demonstração de unidade e força interna dentro do Partido Liberal. Para Charles Sousa, isso significa que o Partido Liberal está agora mais forte e mais unido do que nunca e pronto para enfrentar os desafios que se avizinham.
O deputado federal luso-canadiano, Charles Sousa, não hesita em afirmar que, sob a liderança de Mark Carney, o Canadá tem a oportunidade de construir um futuro mais próspero e justo para todos os canadianos – “Sob a liderança de Mark Carney, vamos construir um Canadá melhor para todos”, sublinha, reforçando a confiança nas políticas do novo líder do Partido Liberal, que visam a construção de uma economia mais robusta e competitiva.
A base do apoio à liderança de Carney, como observa Sousa, reside nas propostas concretas para um futuro económico mais sólido. O novo líder do Partido Liberal tem um plano claro para fortalecer a economia canadiana e tornar o país mais competitivo no cenário mundial, algo essencial num momento em que o mundo está a assistir a uma crescente instabilidade económica e política.
Um dos pontos centrais do plano de Carney é a sua proposta para aliviar a carga fiscal das famílias, agricultores e pequenas e médias empresas, com a eliminação do imposto sobre o carbono. Este imposto, que tem sido uma fonte de preocupação para muitos canadianos, será uma das primeiras medidas a ser revogada sob a liderança de Carney, contribuindo para colocar mais dinheiro nos bolsos das pessoas e reduzir a pressão económica sobre os setores mais vulneráveis da sociedade.
Charles Sousa também sublinha que, para Mark Carney, o Canadá precisa de um líder que saiba fazer face às atitudes agressivas e desrespeitosas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que não se submeta às suas táticas infantis. O deputado federal destaca a postura firme de Carney, que, ao contrário de outros líderes, não hesitou em apoiar a retaliação com tarifas próprias, respondendo de forma eficaz à agressão comercial dos EUA. “O nosso governo liberal retaliou, e bem, com as nossas próprias tarifas que terão um impacto máximo nos Estados Unidos e um impacto mínimo aqui no Canadá”, afirmou Sousa. Carney, segundo Sousa, continuará a manter as tarifas até que os Estados Unidos respeitem o Canadá e assumam compromissos sérios e fiáveis em questões comerciais, como o comércio livre e justo.
A experiência de Mark Carney no setor financeiro é outra das razões pelas quais Charles Sousa acredita que ele será a pessoa certa para liderar o país neste momento de grande incerteza económica. Carney tem uma carreira de décadas na área financeira, tendo exercido papéis de destaque em várias crises económicas globais.
Como Governador do Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008, ele demonstrou uma capacidade única de guiar o país através de um dos períodos mais turbulentos da história económica moderna. A sua habilidade em proteger os postos de trabalho e garantir que o Canadá saísse da crise mais forte do que nunca foi um marco que destaca a sua competência e visão estratégica.
Hoje, diante de uma nova guerra comercial e uma situação económica instável, no entender de Charles Sousa, Carney está pronto para aplicar o seu conhecimento e experiência na liderança do país, tal como fez em 2008. “Agora está pronto para o fazer de novo, numa altura em que estamos a enfrentar uma guerra comercial”, apontando que Carney é a pessoa certa para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais polarizado e volátil.
Charles Sousa não poupa críticas à oposição, nomeadamente a Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador. Para o deputado federal, Poilievre tem seguido uma estratégia de imitação das táticas de Donald Trump, o que é perigoso e contraproducente para o Canadá. Sousa recorda que, ao longo da última década, Poilievre tem defendido políticas que não beneficiam os canadianos, como cortes massivos nos cuidados de saúde e nas ajudas sociais. A sua retórica agressiva e de confronto, em vez de soluções concretas, demonstra, na opinião de Charles Sousa, a sua inadequação para lidar com os desafios complexos que o Canadá enfrenta atualmente.
Charles Sousa termina destacando que, para o futuro do Canadá, Mark Carney é a escolha certa. “Pierre Poilievre é a escolha errada na altura errada”, conclui o deputado, frisando que só Carney pode defender e proteger o país de forma eficaz e responsável.
Em suma, na perspetiva de Charles Sousa, o momento que o Canadá atravessa exige uma liderança forte, capaz de tomar decisões difíceis e de proteger os interesses do país no cenário global e “com Mark Carney à frente do Partido Liberal, o país tem uma oportunidade única de se reconstruir e de avançar para um futuro mais próspero e justo”. A experiência de Carney, o seu plano para uma economia mais forte e o seu compromisso com a defesa do Canadá frente à agressão externa são os pilares sobre os quais a sua liderança assenta. Como enfatiza Charles Sousa, “o futuro do Canadá está nas mãos de um líder que, mais do que nunca, está pronto para enfrentar as adversidades e proteger os cidadãos canadianos”.
MB/MS
Redes Sociais - Comentários