Temas de Capa

Magellan – Juntem-se! Todos vão ser poucos!

Magellan Juntem-se-toronto-mileniostadium
Créditos: DR

Lar de Idosos, Unidades de Cuidados Continuados ou Long Term Care, Assisted Living Units – são expressões que, no fundo definem a mesma coisa. Umas são ditas em português, outras em inglês. Deram a este projeto o nome de Magellan em inglês/Magalhães em português. Foi o nome escolhido, ainda não percebi muito bem a razão (também não ouvi, nem nunca assisti a nenhuma palestra sobre o futuro Magellan), mas APOIO.

Mas já se vem a falar do futuro Magellan há bastante tempo e muito se tem trabalhado para se levar este projeto a bom porto, isto é, concluir a obra, colocá-la a funcionar. Podemos pensar que não nos vai fazer falta, mas se pensarmos bem estamos enganados.

Cuidados continuados são cuidados de saúde e de apoio social destinados a pessoas em situação de dependência – qualquer cidadão pode chegar a esse ponto, não importa a sua idade. O principal objetivo deste projeto é melhorar a qualidade de vida daqueles que venham a precisar, é ajudar na recuperação e incentivar a autonomia de quem precisa. Este tipo de casa presta serviços de excelência e que todo o cidadão pode vir a precisar, não importa a idade. Por exemplo, os cuidados de saúde são muito importantes e a qualquer altura se pode precisar de ajuda – o Magellan vai prestar esse tipo de serviço. Qualquer cidadão pode vir a precisar de ajuda numa alimentação de acordo com planos nutricionais – o Magellan vai prestar esse tipo de serviços. Qualquer cidadão pode vir a precisar de ajuda nos cuidados de higiene, porque nem todos têm capacidade física para se tratarem, ou alguém disponível 24 horas para os tratar – o Magellan vai prestar esse tipo de serviço. Todo o cidadão depois de determinada idade, e todos para lá vamos e desejamos lá chegar, que é sinal de que temos uma longa vida, precisam de ter alguém que saiba administrar adequadamente os fármacos – o Magellan vai prestar esse tipo de serviço com pessoas profissionais e formadas para tal. Muito importante também são os convívios de lazer que todo o cidadão vai perdendo por falta de tempo dos mais próximos – as atividades de convívio e lazer são muito importantes na vida de cada um e a solidão mata lentamente – no Magellan será prestado esse tipo de serviço com atividades para todos e de diferentes formas e adequadas a cada um. Isto são alguns dos serviços que o Magellan vai prestar a todos que necessitem de apoio.

No fundo, esperemos que ninguém venha a precisar deste tipo de serviços, significa que estamos todos em perfeita saúde e com capacidades para nos defendermos em todas as áreas que acima mencionei, mas podemos vir a precisar e é bom haver algo onde se fala a língua de Camões, onde acima de tudo as pessoas se sintam à vontade nas atividades e que compreendam quem ali os está a tratar e também sejam entendidos, mas é muito importante saber que o espaço pode vir a ser pequeno dependendo da procura. Terão prioridade todos os que se encontrem com doença severa, em fase avançada ou terminal, quem tenha incapacidade grave, aqueles que infelizmente não têm possibilidade de se alimentarem de forma autónoma ou que estão mesmo impedidos de se alimentar por via oral e que recebem a sua nutrição por meio de sonda gástrica ou intestinal, pessoas com dependência funcional prolongada, idosos com critérios de fragilidade e dependência e doença, etc. No meu entender serão os prioritários a ter acesso a este tipo de instalações, mais uma vez podemos pensar que não é para nós, mas pode ser para um irmão, pais, avós e até sobrinhos, este tipo de problemas pode acontecer a qualquer um e não escolhe idades, por isso é muito bom que se esteja preparado.

Neste caso graças a um grupo de pessoas que tomou a iniciativa de preparar este projeto que parece que, em breve, será lançada a pedra para dar início ao projeto que tanto se espera. Para isso vai fazer falta a colaboração de todos em geral e, que nunca nos faça falta, mas pelo menos estamos preparados. Juntem-se e todos vão ser poucos para se conseguir chegar ao fim. Nunca destrua o que ainda está para nascer e apoie, um simples empurrão faz muito sentido e muita falta a quem tem perdido noites a fio para levar este projeto até ao fim.

Parabéns a toda a equipa que tomou a iniciativa de lançar este projeto.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER