Temas de CapaBlog

Julie Dzerowicz recandidata-se pela terceira vez a MP de Davenport

Justin Trudeau convocou eleições antecipadas e os canadianos vão às urnas a 20 de setembro. Os Liberais procuram agora ser eleitos com uma maioria absoluta e defendem que são o partido certo para ajudar os canadianos a superar a pandemia de COVID-19.

Julie Dzerowicz recandidata-se pela terceira-canada-mileniostadium
Julie Dzerowicz, candidada a MP de Davenport com Jerry Levitan, a aposta Liberal para MPP de Davenport em 2022

Em Davenport, que é maioritariamente composto por uma população de classe média trabalhadora com uma grande comunidade portuguesa, as questões de acessibilidade económica, habitação, trânsito, ambiente e terceira idade têm sido todas levantadas pelos residentes como preocupações.

A Liberal Julie Dzerowicz, que concorre pela terceira vez a MP de Davenport, inaugurou no domingo (15) o seu escritório de campanha no 957 da Bloor Street West e disse ao Milénio Stadium que se for eleita vai continuar a lutar pelos interesses da maior comunidade portuguesa no Canadá. “Quando fui eleita pela primeira vez uma das primeiras coisas que fiz foi reconhecer a nível nacional o Portuguese Heritage Month para reconhecer o contributo dos portugueses para a construção do Canadá e para garantir que homenageávamos a cultura portuguesa”, disse.

Julie Dzerowicz recandidata-se pela terceira-canada-mileniostadium
Julie Dzerowicz recandidata-se ao terceiro mandato como MP de Davenport

A comunidade de origem portuguesa que reside em Davenport está envelhecida e um dos maiores problemas é encontrar um lar de idosos com serviços em português. A comunidade está a tentar angariar fundos para construir o Magellan Community Centre e a candidata Liberal está comprometida com esta causa. “Agora em agosto todas as pessoas a partir dos 75 anos vão receber um cheque único de $500 e no próximo ano vai ser aumentado em mais 10%. Só temos um Terra Nova, precisamos de mais espaços como este, se for eleita essa vai ser uma das minhas prioridades”, garantiu.

Os elevados custos com cuidados infantis e a escassez de affordable housing marcam a agenda dos Liberais nestas eleições. “Até agora oito províncias e territórios já assinaram o National Child-Care Program, mas precisamos que Ontário também assine. As creches são muito caras e tanto pais como avós querem que os seus filhos ou netos sejam bem cuidados. Muitos dos portugueses mais velhos dizem-me que os filhos estão preocupados com a possibilidade de nunca conseguirem comprar casa própria em Toronto. Estou ansiosa pelo National Action Plan do Partido Liberal para abordar o problema da affordable housing”, referiu. Davenport, localizado a oeste do centro de Toronto é delimitado pela linha ferroviária norte-sul do CN Rail, Dovercourt Road, Ossington Avenue, Rogers Road e Eglinton Avenue West. Os especialistas em política dizem que é o riding mais difícil de Toronto. O riding foi uma fortaleza Liberal durante 50 anos e viu pela primeira vez uma mudança para o NDN em 2011 com a eleição do antigo deputado Andrew Cash. Mas nas eleições de 2015, a Liberal e ex-executiva financeira Julie Dzerowicz ganhou por uma diferença de 1.441 votos e em 2019 for reeleita com uma diferença de 1.439 votos. 

Os partidos têm agora poucas semanas de campanha pela frente, mas a candidata Liberal a Davenport está preparada para bater a todas as portas e trabalhar como se fosse a sua primeira campanha. “Acho que toda a gente sabe na comunidade portuguesa que sou uma trabalhadora árdua. Não venho de uma família privilegiada e rica, vou trabalhar como se fosse a minha primeira campanha e não tomo nada por garantido. Acho que esta comunidade melhorou em muitos aspetos variados desde que sou MP, mas acho que ainda há muito mais para fazer”, rematou.

Os outros candidatos por Davenport são: Alejandra Bravo (NDP); Adrian Currie (Green Party) e Tara dos Remédios (Peoples Party of Canada). O Partido Conservador não apresentou nenhum candidato por Davenport.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER