Temas de Capa

Hipotecas e inflação: Como se afetam?

milenio stadium - hipoteca inflacao

 

De repente parece que tudo está mais caro: os combustíveis, as compras no supermercado e até as nossas subscrições de serviços subiram recentemente! O pior é que parece que as coisas não vão melhorar tão cedo, por isso esta é uma boa altura para perceber o que está a acontecer nos mercados e poder tomar as decisões mais inteligentes no que toca a gerir o seu dinheiro. Entre todas as despesas, uma das que mais afeta o bolso dos canadianos é a mensalidade das hipotecas. Se está a pagar uma casa, então a inflação certamente estará a afetar a sua conta no final de mês.

Qual é a relação entre a inflação e as taxas de hipoteca?
A existência de alguma inflação é um fenómeno natural numa economia saudável. Mas quando a inflação aumenta muito rápido, pode sair fora do controlo. À medida que toda a gente corre para aumentar os preços para tentar acompanhar este aumento, o valor do dólar pode cair drasticamente. Se não for controlado, pode causar uma recessão. Em casos extremos, as moedas podem mesmo tornar-se completamente inúteis. Para evitar que isso aconteça, o Banco do Canadá (BoC) tem um mandato para manter a inflação na meta de 2% por ano. Isso é feito definindo uma meta para a taxa “overnight”, que é o custo para os bancos pedirem dinheiro emprestado uns aos outros literalmente durante uma noite. Quando a taxa “overnight” sobe, os bancos aumentam as suas taxas de juros para cobrir os custos. Quando as taxas de juros sobem, as pessoas ficam menos propensas a pedir dinheiro emprestado e controlam os seus gastos, tornando-se mais propensas a poupar. Isso, por sua vez, pressiona os preços a descer e diminui a taxa de inflação. É este ciclo que afeta – ou não – as taxas de hipoteca, dependendo se a sua taxa é variável ou fixa.

Taxas variáveis e taxas fixas

As taxas de hipoteca variáveis são diretamente afetadas pelos aumentos das taxas de juros porque são manifestadas em relação à taxa básica do banco. Por exemplo, com uma taxa variável Prime de 1,3% e uma taxa básica de juros de 3,20%, você pagaria uma taxa real de hipoteca de 1,90%. Se o BoC aumentar a taxa “overnight” em 0,25% e o banco aumentar a sua taxa básica no mesmo valor, a sua taxa de hipoteca subiria para 2,15%.

Por outro lado, as taxas de hipoteca fixas não são diretamente afetadas pelos aumentos das taxas de juros, quando elas sobem ou descem. As taxas para novas hipotecas fixas ainda deverão subir, mas elas não estão vinculadas à taxa básica de juros do banco. Em vez disso, as taxas de hipoteca fixas seguem os rendimentos dos títulos, que são empurrados para cima como um efeito indireto do aumento das taxas.

O que isso significa para a sua hipoteca?

Se tem uma hipoteca de taxa variável, provavelmente já percebeu que o seu pagamento mensal aumentou para cobrir o custo mais alto do empréstimo. À medida que as taxas de juros continuam a subir, o seu pagamento continuará a aumentar a cada mês para corresponder à sua nova taxa. Embora um preço mais caro de hipoteca possa pesar nas suas finanças, a realidade é que provavelmente ainda estará a pagar menos do que se tivesse escolhido uma hipoteca de taxa fixa. Se as taxas de juros continuarem a subir, no entanto, isso pode mudar rapidamente. Se a sua hipoteca é de taxa fixa, nada mudará para si até que a sua hipoteca seja renovada. No entanto, é provável que venha a pagar mais quando chegar esse momento. As melhores taxas de hipoteca fixa de 5 anos no Canadá subiram recentemente para 3,49%, o valor mais alto desde 2011. Se a sua taxa e pagamento atuais fossem de 2,49% e $2.500, respetivamente, a renovação aumentaria o seu pagamento mensal para $2.733.

Devo mudar para uma hipoteca de taxa fixa?

Se tem uma hipoteca de taxa variável, pode estar a pensar se mudar para uma taxa fixa pode ajudá-lo com os custos crescentes. Neste caso, o principal benefício de mudar para uma hipoteca de taxa fixa será a estabilidade que ela traz. Ou seja, estaria garantido que os valores da sua taxa de hipoteca e pagamento não iriam mudar durante todo o prazo da hipoteca. Em tempos de inflação crescente, pode ser muito reconfortante saber que não precisa de se preocupar com o aumento do pagamento da hipoteca em breve. No entanto, existe o reverso da moeda: ao bloquear uma taxa de hipoteca fixa também estará a fechar a porta à possibilidade de economizar dinheiro. Como a diferença entre as taxas de hipoteca fixas e variáveis é de aproximadamente 1,5%, a sua taxa teria que subir significativamente nos próximos 5 anos para fazer a mudança valer a pena. Foram apenas algumas vezes na história que os titulares de hipotecas de taxa fixa saíram a ganhar relativamente aos titulares de hipotecas de taxa variável. Este pode ser um desses raros momentos, mas eu ainda faria um pagamento consistente minha principal motivação para mudar de variável para fixa.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER