Hamilton e região
Hamilton é 10º maior cidade do país e com 60% do aço canadiano produzido pela Stelco e Dofasco, a cidade tornou-se conhecida como a Capital do Aço do Canadá. Segundo o Statistics Canada, atualizado em 2018, Hamilton ficou em primeiro lugar no Canadá por crimes de ódio denunciados pela polícia.
Porém a cidade e região possui uma grande extensão de área verde, tornando-a num paraíso para quem pratica caminhadas por trilhas e a “Bruce Trail”, muito conhecida no Canadá, passa por Hamilton acompanhada de cachoeiras. Vamos ver em fotos o lado bom, ruim e muito ruim da área de Hamilton.
A área central tem um contraste significativo: esplanadas, restaurantes e espaços comerciais estão reformulando-se, mas a economia na cidade está estagnada e segundo o Censos de 2016 uma parte dos habitantes trabalham em outras cidades. É muito comum ver contrastes pela cidade. Restaurantes voltaram a receber clientes em “pátios” e a presença de pessoas com baixa renda na área da restauração é comum. (Fotos 1 e 2).
Transporte público é um problema para quem optou por morar em Hamilton, mas trabalhar em outras cidades. O sistema integrado de transporte deixa a desejar. A cidade construiu uma nova estação do Gotrain mas nunca foi usada, resultando num congestionamento nas rodovias expressas a fazer a ligação entre as cidades da área da Grande Toronto. (Fotos 3 e 4).
Com a abertura no Ontário no estágio 2, a cidade promoveu juntamente com o comércio local no último final de semana o chamado “Open streets on Barton”, para trazer de volta a comunidade. Um evento livre de carros e com o comércio local aberto para a rua. Em destaque na foto, o comércio português Duarte, que vendeu neste dia mais de 250 hambúrgueres e mais outras centenas de lanches, como bifanas à moda portuguesa. (Foto 5).
A Mobile Health Unit foi montada para ajudar e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde provincial causada pela terceira vaga da pandemia da COVID-19, cuidando de pacientes com necessidades médicas agudas e abrindo espaço no hospital para pacientes que estão mais doentes e necessitam de cuidados mais intensivos.(Foto 6).
Parques públicos infantis foram novamente reabertos. Com as temperaturas elevadas os parques que possuem água estão liberados. As concentrações de pessoas nos parques foram retomadas, para a prática social, desportiva e de lazer. (Fotos 7 e 8).
O conjunto de jardins entre Burlington e Hamilton, conhecido como Royal Botanical Garden, reabriu as portas após 11 meses e por ter espaço suficiente para a prática do distanciamento físico não há restrições significativas como quantidade máxima de pessoas dentro do parque, porém o uso de máscaras é obrigatório quando não existe possibilidade de manter o distanciamento físico. (Foto 9).
Hamilton faz parte da região de vinícola do lado “west” de Ontário. A reabertura da província facilitou que o comércio local retome o turismo neste setor. A partir de agora é possível passar o dia entre as vinícolas da região e aproveitar os pátios que foram preparados para receber visitantes com o distanciamento físico e passeios guiados. (Foto 10).
Fabiane Azevedo/MS
Redes Sociais - Comentários