“Há uma versão de uma guerra cultural a decorrer em Toronto, nas nossas ruas” – Randal Schnoor

O Professor Randal F. Schnoor recebeu o Prémio Louis Rosenberg Canadian Jewish Studies Distinguished Service Award 2024 da Associação de Estudos Judaicos Canadianos (ACJS) em reconhecimento pelas suas contribuições significativas para o campo de estudo.
O relatório dos jurados do prémio reconheceu Schnoor como um “académico brilhante e perspicaz [que] analisou uma vasta gama de tópicos da vida judaica canadiana … e fez um trabalho comparativo particularmente importante nessas áreas”.
Schnoor ensina estudos judaicos e estudos religiosos na Universidade de York, no Departamento de Humanidades, desde 2004, especializando-se no estudo da vida judaica canadiana contemporânea. Ao longo da sua carreira, publicou numerosos livros, artigos, capítulos e outros sobre a identidade judaica, as escolas judaicas diurnas, os judeus hassídicos e os judeus 2SLGBTQIA+, entre outros temas contemporâneos. Como presidente da Associação para os Estudos Judaicos Canadianos durante nove anos, também ajudou a promover o alcance e a relevância desta área.
Entre os seus esforços, Schnoor também demonstrou empenho num importante trabalho com estudantes judeus e muçulmanos em York fora da sala de aula. Mais recentemente, revitalizou o Bridging the Gap, uma parte do Programa de Apoio ao Diálogo Aberto e Respeitoso de York, que procura criar oportunidades e estabelecer espaços seguros para um diálogo honesto e respeitoso nos campus de York. No passado mês de fevereiro, realizou-se o primeiro evento no campus de Keele para debater a questão Israel-Palestina. A iniciativa atraiu a atenção dos meios de comunicação social e o interesse de outras instituições pós-secundárias – como a Western University, a Toronto Metropolitan University, a University of British Columbia e a University of Sydney, na Austrália – para partilharem as suas ideias.
Schnoor recebeu o seu prémio na conferência anual da ACJS em Montreal, no passado mês de junho, no âmbito do Congresso das Ciências Humanas e Sociais deste ano, o maior encontro canadiano de académicos nesta área e um dos maiores do mundo.
Foi com esta relevante personalidade, com um conhecimento profundo sobre a história judaica e, em particular, sobre a realidade judaica no Canadá, que tivemos oportunidade de conversar para ter a sua visão sobre este assunto que trazemos a tema de capa do jornal Milénio desta semana – o impacto da guerra israelo-palestiniana no Canadá e em particular na Grande Área de Toronto. Com um olhar o mais independente possível, Randal Schnoor não deixou de nos passar a preocupação sentida no meio judaico, relativamente à cada vez mais acentuada polarização da sociedade canadiana, que se tem refletido num clima de insegurança muito perturbador.
Milénio Stadium: Há um ano, o conflito israelo-palestiniano agravou-se e, naturalmente, o fosso entre Israel e a Palestina aumentou. Qual é a sua opinião sobre tudo o que aconteceu desde os acontecimentos de 7 de outubro de 2023?
Randal Schnoor: Foi um ano horrível. Se foi um massacre terrível quando o Hamas atacou Israel a 7 de outubro de 2023, lembro-me bem, fiquei em choque durante alguns dias, tantas pessoas mortas, temos provas de alguma violência sexual, foi absolutamente horrível, ao mesmo tempo, assistimos a uma reação militar subsequente muito forte por parte das forças armadas israelitas. E vimos a trágica perda de vidas em Gaza. Estamos a ouvir números de 40.000 ou mais mortos, incluindo muitas crianças, muitas pessoas inocentes. Por isso, estou muito triste e desanimado com o que se tem passado no último ano. Tem sido, absolutamente, uma tragédia.
MS: Podemos dizer que a guerra na Faixa de Gaza está a provocar, de certa forma, uma divisão na sociedade canadiana – os palestinianos de um lado e os judeus do outro?
RS: Sem dúvida. Em grande medida, esta guerra em Israel e na Palestina produziu uma polarização significativa na sociedade canadiana e em Toronto, de modo que não só temos uma guerra em Israel-Palestina, como também há uma versão de uma guerra cultural a decorrer em Toronto, nas nossas ruas, e as opiniões das pessoas estão a endurecer. E estamos a assistir a muitos protestos, protestos muito assertivos, que muitas vezes fazem com que o outro lado se sinta intimidado e ainda mais entrincheirado no seu lado. Há algumas exceções de movimentos de grupos de solidariedade judaico-palestinianos em Toronto. Há um grupo chamado Standing Together que acredita na coexistência pacífica e no trabalho em conjunto. Eu dinamizo um grupo de diálogo entre estudantes israelitas e palestinianos na Universidade de York, onde sou professor. Portanto, há pequenos exemplos de trabalho em conjunto, mas são exceções. E, em geral, os dois lados não falam um com o outro e a polarização só tem aumentado.
MS: Mas tem conhecimento de situações concretas de hostilidade entre palestinianos e judeus, por exemplo, nos locais de trabalho da GTA?
RS: Como professor na Universidade de York, estou muito em contacto com o que se passa no meu campus e noutros campus. E tem havido uma enorme tensão nos campus, muitos protestos, manifestações, algumas delas bastante animadas e provocadoras, e muitas pessoas sentem-se desconfortáveis no campus ou algumas sentem-se inseguras. A Universidade McGill, em Montreal, teve provavelmente alguns dos piores exemplos de tensões que resultaram em atos de vandalismo e comportamentos muito agressivos. O campus teve de encerrar durante a semana de 7 de outubro. Além disso, nos locais de trabalho, sei que os judeus se sentem, por vezes, pouco à vontade para revelar que são judeus ou que apoiam Israel. Sei que os palestinianos também hesitam por vezes em revelar que são palestinianos no local de trabalho, por receio das reações das pessoas. Portanto, é uma situação muito, muito difícil em muitos aspetos.
MS: Os judeus sentem-se seguros em Toronto?
RJ: Claro que há muitos judeus em Toronto e as pessoas têm reações diferentes e formas diferentes de lidar com esta situação difícil. Há muitos judeus que se sentem inseguros em Toronto. Acham que os protestos provocadores, pró-palestinianos, que vemos na baixa da cidade, que vimos na ponte da Avenue Road/401, ou os protestos em frente às sinagogas são muito intimidantes para algumas pessoas, que se sentem desconfortáveis e algumas sentem-se inseguras. Gostaria também de dizer que tem havido um aumento absoluto de incidentes antissemitas em Toronto, incluindo vandalismo de sinagogas, pessoas a atirar pedras às janelas das sinagogas. E o exemplo mais flagrante é o de uma escola religiosa judaica para raparigas, que foi alvejada a meio da noite. Alguém passou de carro e disparou vários tiros de uma arma para a escola. Isso aconteceu na noite do Yom Kippur, a noite mais sagrada do calendário judaico, que foi há uma semana, e também, creio que em abril, a mesma escola foi novamente alvejada a meio da noite. Ninguém ficou ferido, mas é certamente muito perturbador. Estamos a ver guardas nas sinagogas. Há dez ou vinte anos, quando um judeu ia à sinagoga para um feriado judaico, não havia polícia, nem seguranças à porta. Este ano, na sinagoga, os judeus estão a passar por detetores de metais e a polícia está a verificar todas as pessoas antes de entrarem. Portanto, é certamente um ambiente muito diferente agora, mais próximo do que se vê na Europa ou na América Latina em termos de segurança já necessária nas instituições judaicas, o que não estamos habituados a ver no Canadá, infelizmente. Estamos a ver isso agora.
MS: Que significado atribui à ausência de Olivia Chow na vigília de 7 de outubro?
RS: Acho que a Olivia Chow cometeu um erro ao não vir à vigília. O presidente da câmara de Vaughan estava lá, o primeiro-ministro da província estava lá. E vários outros políticos. Isto é algo a que ela devia ter dado prioridade na sua agenda. Ela cometeu um erro. Não me parece que a explicação que deu para o facto de não ter estado presente tenha sido satisfatória. Penso que muitos na comunidade judaica têm má-vontade e sentimentos negativos em relação à Olivia. Não acham que ela apoie a comunidade judaica ou que apoie Israel. Por isso, o facto de não ter ido à vigília de 7 de outubro reforçou certamente as opiniões negativas que muitos na comunidade judaica têm em relação a ela. Claro que sim. A comunidade judaica não é um monólito, portanto, isso não significa que todos os judeus não a apoiem, mas eu diria que a maioria, em Toronto, está bastante frustrada com ela.
MS: Agora que a guerra está a alastrar e a envolver outros países do Médio Oriente, haverá alguma hipótese de alcançar a paz nessa parte do mundo?
RS: Bem, essa é uma pergunta profunda. Uma pergunta difícil. Eu diria que agora que a guerra se expandiu para o Líbano e que o Irão se envolveu diretamente, o Iémen… só tem piorado. Os reféns ainda estão em Gaza. O governo israelita é conhecido por ser um dos governos israelitas mais à direita da história recente. Todas estas coisas não indicam que esta guerra esteja a chegar ao fim em breve. Parece que só está a aumentar. Infelizmente, não estou otimista quanto a uma paz tão cedo. A paz é alguma vez possível? Tenho sempre esperança. Tivemos um período, na década de 1890, em que os chamados Acordos de Oslo em que parecia que estávamos a aproximar-nos da paz. Por isso, só posso esperar que possamos tentar regressar a esse tipo de situação.
MS: E agora? Que posição devem assumir os países que têm vindo a apoiar ou pelo a não hostilizar Israel, muito concretamente os Estados Unidos da América?
RS: Bem… sabe, há um certo debate na comunidade judaica sobre se os Estados Unidos estão a ser suficientemente solidários, e se Kamala Harris se tornar a próxima presidente, se será suficientemente solidária. Há muitos judeus que sentem isso. Os Estados Unidos precisam de dar apenas um apoio muito forte, para fazerem tudo o que puderem para ajudar Israel. Outro ponto de vista é que talvez os Estados Unidos precisem de ser um pouco mais duros no apoio a Israel, mas que tenham limites e que estabeleçam algumas fronteiras quanto ao apoio que estão dispostos a dar e que talvez exerçam alguma pressão sobre Israel para que encontre uma forma de desanuviar a guerra. Portanto, há diferentes pontos de vista. Penso que se pode argumentar que os Estados Unidos não são um grande fã de Netanyahu e das alianças que ele fez com as fações religiosas de extrema-direita em Israel, mas Israel é considerado um aliado muito estratégico e importante na região. Por isso, existe um forte apoio geral à existência de um Estado de Israel, apesar de o governo americano poder não achar que Netanyahu seja o líder que eles pensam estar a fazer o melhor trabalho.
MB/MS







Redes Sociais - Comentários