Temas de Capa

“Foi um recomeço e um reencontro para nossa família” – Cristina Teixeira

CristinaTeixeira2 - natal - milenio stadium

 

A neve caindo do lado de fora da casa e do lado de dentro a presença do pai, até então um estranho a viver em outro país, são as primeiras lembranças do Natal em solo canadiano de Cristina Teixeira, hoje com 56 anos. Aos nove anos, acompanhada da mãe e do irmão mais velho, então com 14, ela deixou a cidade de Oeiras, em Portugal, rumo ao Canadá, mais precisamente a Oshawa, em Ontário, onde o pai já trabalhava e vivia há cinco anos.

A família voltou a se reunir em outubro de 1975 e o Natal daquele ano foi muito especial para a então menina, que se viu num país novo, onde ainda se ambientava com a escola e a língua, e onde “reencontrou” o pai, do qual mal tinha memórias, já que ele se mudou para cá em busca de uma vida melhor para a família quando Cristina tinha apenas quatro anos.

“Tudo era novidade para mim, a neve que caía e eu comentava com minha mãe que parecia farinha, o fato de que pela primeira vez estava a viver numa casa onde tinha meu próprio quarto e a casa de banho era dentro da casa…a convivência com meu pai, que foi retomada e nossa relação que começou a ser construída desde ali, a família reunida…são lembranças de união e amor, muito boas”, relembra Cristina.

 

CristinaTeixeira2 - natal - milenio stadium

 

A festa de Natal daquele ano foi na casa dos tios, que já moravam no país há mais tempo. Na mesa estavam o bacalhau cozido e as batatas, uma ceia típica portuguesa. Desde a morte da mãe e depois de ter se casado com um italiano, ela conta que as tradições foram se adaptando e atualmente a ceia natalina está mais voltada para as tradições italianas, mas não dispensa os petiscos – pastéis de bacalhau e rissóis- e o vinho verde português, que continuam a compor a mesa.

Agora vivencia o Natal com sua própria família, com a qual novas memórias vão sendo construídas…mas as recordações daquele primeiro Natal no Canadá continuam bem vivas na memória de Cristina: “Foi um recomeço e um reencontro para nossa família”.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER