Feliz fim de 2020
Num ano atípico contra um inimigo invisível, que quase paralisou o mundo, é chegado aquele momento onde fazemos um balanço do que se passou.
Chegámos a dezembro. Mês não só do Natal, mas aquele mês onde já se pensa em projeções novas.
2020 talvez tenha sido o ano que a maioria das pessoas mais desejou que terminasse. Houve momentos de esperança, mudança, insegurança, adaptação e renovação quer nos hábitos sociais quer sanitários. Não queremos viver assim. Queremos passar para um 2021 mais calmo e que nos traga o nosso dia a dia normalizado. Na sociedade, entrar num ano novo e depois do que passámos em 2020, vai-se tornar um grande desafio. Haverá muitas revisões económicas e estratégias de recuperação, principalmente no setor laboral.
2020 foi um ano tão fértil em acontecimentos bons, mas… mais maus. Eu devia aqui mencionar alguns, mas na pesquisa que fiz no amigo Google dei de caras quase sempre com as feridas e mazelas que o “monstro invisível” provocou no mundo.
O novo Coronavírus dominou as pesquisas no Google em Portugal e em todo o Mundo. Em Portugal, “Coronavírus Portugal” foi mesmo a pesquisa mais popular em 2020, seguindo-se “Escola Virtual”, “Coronavírus”, “Eleições EUA” e “Pedro Lima”. Segundo a tecnológica responsável por um dos motores de busca mais usados a nível global, a lista tem por base os termos de pesquisa que tiveram o pico mais elevado este ano, em comparação com 2019.
Os portugueses pesquisaram também por “dicas coronavírus” para saberem como prevenir o contágio, quiseram saber o que é o “estado de emergência”, mas também “lay off” e “mitigação”. Durante o período de confinamento, os portugueses perguntaram ao Google “o que fazer na quarentena” e “como fazer pão” ou “como fazer máscaras”.
A nível global, adianta a Google, são muitos os porquês em destaque. Os internautas quiseram saber, ao longo de 2020, a razão para a designação COVID-19, o motivo para tantos incêndios ou o porquê de estarem pessoas a aplaudir.
Conheça os termos mais pesquisados em Portugal em baixo:
Geral
- Coronavírus Portugal
- Escola Virtual
- Coronavírus
- Eleições EUA
- Pedro Lima
- Segurança Social Direta
- Classroom
- DGS
- Zoom
- Liga NOS
Nomes Nacionais
- Bruno Fernandes
- Anna Westerlund
- Raquel Tavares
- Liliana Campos
- João Almeida
- Patrícia Piloto
- Catarina Gouveia
- Pedro Barroso
- Dolores Aveiro
- Bruno Nogueira
Nomes Internacionais
- Cavani
- Donald Trump
- Joe Biden
- Kim Jong Un
- Isabel dos Santos
- Boris Johnson
- Kamala Harris
- Adele
- Otamendi
- Kanye West
Como…?
- Como fazer pão?
- Como fazer máscaras?
- Como fazer desinfetante caseiro?
- Como fazer fermento de padeiro?
- Como funciona a STAYAWAY COVID?
- Como validar faturas?
- Como fazer massa de pizza?
- Como funciona o layoff?
- Como colocar a máscara
- Como cozer o polvo?
O que…?
- O que é layoff?
- O que significa estado de emergência em Portugal?
- O que é mitigação?
- O que é calamidade pública?
- O que é coronavírus?
- O que é estado de contingência?
- O que é homofóbico?
- O que fazer na quarentena?
- O que é legionella?
- O que é eutanásia?
Programas, Séries e Filmes
- Big Brother
- Milagre na Cela 7
- 365 DNI
- White Lines
- Elite
- Vis a Vis
- Outer Banks
- A Máscara
- The Witcher
- Emily in Paris
“O pior ano de todos”, foi assim que a revista americana Time descreveu o ano de 2020.
Na sua última publicação, a revista reconhece que a humanidade já enfrentou outros momentos difíceis na história, como as duas guerras mundiais, mas diz que a maior parte da população é muito nova e não viveu essas tragédias do passado, nem nada parecido com a pandemia do Coronavírus.
2020 vai-te embora!!! É tempo de seguir em frente rumo ao novo ano. É o momento adequado para limpar os pesos acumulados e a altura certa para arrumar a vida em gavetas bem organizadas. É tempo de olhar para trás com um sorriso e olhar para frente com determinação.
É tempo de respirar fundo, criar novas metas e recarregar a bateria com uma energia renovada. Sim, é uma boa altura para voltar a sonhar e a ganhar asas. 2020 foi um ano de perdas, reviravoltas, desilusões, traições, descidas abruptas, mortes, vírus e surpresas desagradáveis.
Tudo o que nos acontece de mal tem que nos deixar mais fortes, as lições de vida do ano que está a acabar serão preciosas aprendizagens e tudo servirá para nos tornarmos seres humanos melhores. Não vale de nada mudar o ano se não mudarmos aquilo que sabemos que temos de mudar.
Feliz fim de 2020. (Use o QR Code da imagem).
Paulo Perdiz/MS
Redes Sociais - Comentários