Temas de Capa

Entre a cor e o desejo

Entre a cor e o desejo-mundo-mileniostadium
Crédito: DR

Muito bom dia e excelente sexta-feira para quem nos lê.

Espero-os bem e com muita saúde para podermos, em conjunto, continuar a “empurrar” esta fadiga por diante.

Esta semana, com este mês a findar, mais um tópico de carácter muito relevante. Assunto que já predomina na nossa e em quase todas as sociedades há vários séculos. O assunto “da mescla de raças”. Daí o meu título. Entre a cor e o desejo.

Toda a vida percebi que as raças se misturavam, que não era a cor da pele que ditava o seu bem-estar, o estado da alma, nem tão pouco o estado do coração.

Casais de várias etnias que se conhecem e decidem partilhar as vidas em comum.  Subsequentemente tendo filhos e vivendo sem preconceitos.  Ora penso eu, se são os casais que vão viver juntos e partilhar uma vida por que Diabo é que os demais têm de opinar? De se opor? De julgar? Desde os anos da escravatura que existem relações inter-raciais.  Tantos e tantos fazendeiros abusavam e procriavam com as escravas.  Claro que nunca admitindo que os filhos seriam seus na maior parte dos casos.  Não obstante, já havia o desejo, a mística da cor, do cheiro da pele, da química que se produz entre um casal que se quer bem, que se deseja, não olhando a mais nada, nem a mais ninguém.

Pergunto eu novamente…

Com o decorrer dos séculos, dos tempos, das eras e com tanta inovação e modernismo à mistura, porquê retroceder? Questão de ética? Quem a tem? Quem a utiliza?

Questão de diferença de culturas, diferentes religiões? Enfim.  São escolhas e situações que quando o desejo e a cor se unem, ficam de certeza em segundo plano.

Não vamos julgar.  Cada um de nós enquanto cidadão livre e a viver em regime de democracia, tem por direito fazer e optar pelas escolhas que mais julgar acertadas.  Se as famílias ou as sociedades não concordarem, pois bem, temos pena.  E o que é e vale o que vale.

Mais não digo.

Cuidem-se e até já.

Cristina Da Costa/MS

• Leia o Editorial refrente ao assunto, clique aqui.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER