Temas de Capa

Ensino de Português no Canadá: 2021-2022

É partilhada por todos/as a esperança de que este novo ano escolar, 2021-2022, decorra já com alguma normalidade, dado que a vacinação na Província do  Ontário, assim como nas outras províncias canadianas, tem decorrido a bom ritmo. Das universidades às direções escolares, passando pelas escolas comunitárias, prepara-se o reinício da atividade escolar e o regresso da maioria dos alunos em segurança às salas de aula. Procura-se de igual modo assegurar maior tranquilidade às famílias, com as opções de ensino presencial e à distância, bem como com a implementação das orientações das autoridades locais de saúde.

Ensino de Português no Canadá-canada-mileniostadium
Créditos: DR

Não será um ano escolar livre da pandemia provocada pela COVID-19 e dos seus efeitos, mas será certamente um ano mais tranquilo, ainda que de adaptação a um contexto de saúde pública fragilizado. Esta é também a situação do ensino de português um pouco por todo o Canadá, incluindo a Província do Ontário, onde se ultimam os preparativos para um regresso seguro às atividades letivas e extracurriculares, no âmbito das quais a língua é oferecida.

O Camões I.P., através da Coordenação de Ensino Português, acompanha de perto o início deste novo ano escolar. No âmbito das ações de apoio ao ensino e à aprendizagem do português a realizar em 2021-2022, o Camões I.P. disponibilizará manuais às escolas públicas e comunitárias, incluindo o acesso a recursos digitais, para apoiar o ensino presencial e à distância. Irão também ser distribuídas várias bibliotecas escolares em português, para promover a leitura, realizadas visitas com escritores de língua portuguesa e ações de formação de professores, durante o ano letivo.

Em 2021-2022, regista-se uma excelente oferta de aulas de português, ao nível do ensino elementar e secundário, em 17 direções escolares no Ontário, no âmbito de programas de línguas estrangeiras/internacionais. Estes programas proporcionam duas modalidades de oferta de aulas: no ensino integrado, que decorre no horário escolar normal, e no ensino extracurricular, que decorre após o horário escolar, durante a semana ou ao sábado.

No ensino elementar integrado, em Toronto, a opção de português é oferecida pela Direção Escolar Católica (TCDSB). As famílias que procuram aulas de português podem inscrever as crianças numa das 10 escolas que oferecem esta opção: D’Arcy McGee, St. Athony, St. Helen, St. Mary of the Angels, St. Matthew, St. Sebastian, Pope Francis, St. Francis of Assisi, St. John Bosco, e Stella Maris. Aqui, as crianças têm aulas de português durante meia hora, quatro dias por semana, durante o período escolar regular.

No ensino elementar extracurricular, as aulas de português são oferecidas, ao sábado de manhã, pela  Direção Escolar Católica (TCDSB), nas escolas All Saints, St Luigi, St Pius X e St Simon, em Toronto. Durante a semana, a partir das três e meia da tarde, a Direção Escolar Pública de Toronto (TDSB) oferece também aulas de língua portuguesa nas escolas Alexander Muir/Gladstone (à 4ª-feira), Ossington/Old Orchard (à 2ª-feira), Regal Road (à 2ª-feira), Silverthorn CS (à 3ª-feira), e Swansea JSPS (à 4ª-feira). A modalidade extracurricular é ainda oferecida, na Província do Ontário, pelas escolas comunitárias do First Portuguese, Novos Horizontes e Escola Lusitânia, em Toronto, e pela Escola Fernando Pessoa, em Mississauga, que preparam o regresso dos alunos em segurança às atividades letivas, cujo reinício está previsto acontecer entre a segunda semana de setembro e a primeira de outubro. Nestas escolas, as aulas decorrem normalmente ao sábado de manhã, mas também há opções durante a semana, em horário pós-escolar. No Canadá, existem 12 escolas comunitárias que oferecem aulas de português ao nível do ensino elementar e secundário.

No ensino secundário, em Toronto, a Direção Escolar Pública (TDSB) oferece as modalidades integrada e extracurricular. O Harbord Collegiate Institute oferece aulas de português, integrado no percurso curricular, durante a semana. A opção extracurricular é oferecida ao sábado de manhã, no modelo de ensino remoto, pelo Departamento de Educação Contínua (TDSB). As escolas comunitárias em Toronto oferecem também aulas de português para crédito, ao sábado de manhã, em regime presencial. Na Província do Ontário, os alunos do ensino secundário podem também inscrever-se em aulas de língua portuguesa oferecidas pelas direções escolares católicas de Dufferin-Peel (DPCDSB), em Mississauga, de Waterloo (WCDSB), em Kitchener e Cambridge, de London (LCDSB), nesta cidade, e do Conselho Escolar Católico Centro-Este, em Ottawa. O português dá créditos para a obtenção do diploma do ensino secundário, pelo que esta é uma opção curricular disponivel este ano letivo para os estudantes.

Na Província do Ontário há oferta de de aulas de português em 27 localidades: no ensino elementar, em Ottawa, Kingston, Oshawa, Ajax, Toronto, York, Woodbridge, Aurora, Maple, Barrie, Bradford, Mississauga, Bolton, Brampton, Milton, Oakville, Kitchener, Cambridge, Hamilton, Ancaster, Stoney Creek, Guelph, London, West Lorne, Leamington, Chatham e Windsor; no ensino secundário, em Ottawa, Toronto, Mississauga, Kitchener, Cambridge e London. Existe ainda oferta de aulas em oito localidades de outras quatro províncias: em Winnipeg (Manitoba), em Edmonton e Calgary (Alberta), em Surrey, Burnaby e Victoria (Colômbia Britânica), em Montréal e Laval (Quebeque). Nestas localidades, quer as direções escolares, quer as escolas comunitárias realizam os últimos preparativos para receberem os alunos presencialmente ou oferecerem aulas de português através de ensino à distância.

O Camões I.P. tem procurado consolidar a oferta de ensino de português no Canadá através da celebração de acordos de cooperação ou da sua renovação com direções escolares, escolas e universidades. No Ontário, são sete os acordos de cooperação assinados, para o ensino elementar e secundário: com a Toronto Catholic District School Board, a Toronto District School Board, a Dufferin-Peel Catholic District School Board, a Waterloo Catholic District School Board, a Halton Catholic District School Board, a Hamilton-Wentworth Catholic District School Board e a St Clair Catholic district School Board. A nível universitário, foram renovados ou estão em fase final de renovação os acordos de cooperação assinados com as universidades de Toronto, York, Queen’s e Ottawa, para o apoio aos programas no ensino superior, em 2021-2022. Ao nível da educação de adultos, foi renovado em 2020 o acordo para a manutenção do Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Toronto, que oferece aulas de português em horário pós-laboral, com reinício já em setembro próximo.

A Coordenação de Ensino Português disponibiliza, em www.cepe-canada.org, um mapa interativo do ensino de português no Canadá, onde pode ser encontrada informação básica sobre toda a oferta de aulas, do nível elementar ao universitário. Qualquer família que queira saber onde há uma escola, qual o nível de ensino e o horário das aulas, encontra aí essa informação. É uma ferramenta que esperamos seja útil para as famílias que queiram inscrever as crianças.

Iniciamos este ano escolar com esperança renovada, pois existe uma oferta de ensino com oportunidades únicas que as famílias de herança cultural portuguesa precisam de aproveitar, para passar uma das línguas mais faladas no mundo às futuras gerações. Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir nas várias dimensões e a todos os níveis, no ensino curricular e extracurricular. As famílias continuam ansiosas e preocupadas com a situação de saúde pública e a educação dos filhos, mas as direções escolares e as escolas adaptaram-se, têm seguido as orientações das autoridades de saúde para continuarem a oferecer aulas de português, com os apoios disponibilizados pelo Camões I.P..

José Pedro Ferreira – Coordenador do Ensino de Português no Canadá

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER