Temas de CapaBlog

Diferentes tipos de barbecue: Escolha o seu e bom proveito

A chegada do verão significa a abertura oficial da temporada de barbecues para muitos canadianos.
Depois de um longo e rigoroso inverno nada melhor do que aproveitar as altas temperaturas e os dias iluminados pelo sol, grelhando uma carne e desfrutando da companhia da família e dos amigos.

Essa é uma altura em que o aroma característico da carne a grelhar nas churrasqueiras parece inundar as ruas e seja nos quintais das casas, nas varandas de apartamentos ou nos parques, com certeza vai se deparar com alguém a fazer um barbecue. Tem aqueles que levam essa arte muito a sério e entre os elementos indispensáveis para se fazer um bom barbecue estão a qualidade da carne, claro, o tempero e talento do grelhador e os equipamentos utilizados para tal fim.

Entre as churrasqueiras mais populares aqui no Canadá estão as a gás e a carvão, ambas com devotos fervorosos que defendem os motivos da escolha. Uma opção que também vem ganhando adeptos e o uso do “smoker”, na tradução para o português o defumador, processo pelo qual os alimentos adquirem um sabor defumado e de “barbecue”.

Nessa edição cheia de sabor, digamos assim, em que tratamos das melhores escolhas para o barbecue mostramos as principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada um desses equipamentos para que o leitor conheça um pouco mais das suas particularidades e, caso ainda não tenha um preferido, possa escolher. Aproveite e bom barbecue!

Lizandra Ongaratto/MS

 

GAS - milenio stadium

Churrasqueira a gás

O tipo mais popular de churrasqueira usa propano ou gás natural como fonte de calor, proporcionando uma cozedura rápida sem a necessidade de acender o fogo à moda antiga. Estas grelhas aquecem rapidamente, permitem controlar a temperatura ao gosto do grelhador e não requerem compras frequentes de combustível. Isso facilita a vida de quem pretende grelhar uma peça de carne sem tanto planejamento e deixa o alimento pronto num tempo mais curto.

Normalmente essas churrasqueiras a gás têm dois ou mais queimadores com controles de temperatura separados, o que permite que o grelhador crie diferentes zonas de temperatura para cozinhar vários tipos de carne, peixe ou legumes ao mesmo tempo.

Outros benefícios do gás incluem a praticidade na hora de limpar, afinal não existem as cinzas deixadas pelo carvão, e poluem menos, já que não emitem tantos elementos tóxicos nocivos ao ar – incluindo dióxido de carbono, monóxido de carbono e fuligem – quanto as churrasqueiras a carvão.

 

CHARCOAL - milenio stadium

 

Churrasqueira a carvão

Para os amantes da arte do barbecue não há discussão. A churrasqueira de carvão é que verdadeiramente faz a melhor e mais saborosa carne. Começa pela experiência de “fazer o fogo”, primeiro passo para começar a função do barbecue.

As churrasqueiras a carvão são geralmente menores que as a gás, o que é um ponto positivo e a torna mais adequada para quem não tem tanto espaço no pátio ou quintal de casa. Na maioria das vezes também são mais baratas que os modelos a gás. E o ponto que para muitos é o primordial: o sabor. O suco da carne a pingar nas chamas se transforma num vapor saboroso que penetra na carne deixando-a com mais sabor. Isso não acontece nas churrasqueiras a gás, por exemplo, já que como têm grades de metal que cobrem a chama do fogo, o suco da carne atinge essa superfície.

 

BBQ-Smokers - milenio stadium

 

Defumador

É um processo “slow and low” de se fazer barbecue. Os alimentos levam mais tempo para serem preparados em um defumador do que em uma grelha porque as temperaturas usadas nesse processo são sempre mais baixas do que as temperaturas da grelha, permitindo mais tempo para que o sabor da fumaça penetre nos alimentos. Quando você usa um defumador pode esperar o sabor autêntico de “churrasco” que vem da carne defumada (especialmente com defumadores de carvão e madeira).

A fonte de calor é mantida longe do contato direto com os alimentos e desse modo os sucos originais da carne são retidos.

A fumaça adiciona um sabor que não pode ser alcançado com uma grelha. Se por um lado e muito mais pratico fazer um barbecue numa churrasqueira a gás, por exemplo, o processo de defumação deixa a carne mais macia e saborosa, de uma maneira que é quase impossível de replicar. Existem diversos tipos no mercado desde os mais simples até os mais modernos.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER