Temas de Capa

Desporto em 2022: Retrospetiva

desporto 2022 -milenio stadium (1)

 

Responsável por paixões e muitas emoções, o desporto é também fonte de reconhecimento e glória para todos aqueles que dia a dia, fruto de muito trabalho e motivação, se dedicam à modalidade dos seus sonhos. 2022 coroou muitos campeões. Confirmou a genialidade de muitos atletas e equipas que ficarão para sempre ligados à história das modalidades em que competem. Na presente edição do Milénio Stadium quisemos homenagear aqueles que chegaram ao lugar mais alto do pódio e que escreveram uma página na história do desporto no ano que agora termina.

Carlos Monteiro/MS

Atletismo

O português Pedro Pablo Pichardo continuou a fazer história no triplo salto, tendo conquistado o título de campeão do mundo, em Eugene, nos Estados Unidos, e também o título de campeão europeu em Munique, Alemanha. Portugal foi representado por 44 atletas nos Europeus de Atletismo de Munique, tendo conquistado duas medalhas. Auriol Dongmo sagrou-se vice-campeã europeia no lançamento do peso nesta prova.

Automobilismo

Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing, sagrou-se bicampeão mundial da Fórmula 1, com muita polémica à mistura.
O neerlandês revalidou o título mundial no Grande Prémio do Japão, numa corrida curta onde apenas se cumpriram 28 voltas devido à chuva, deixando o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, no segundo lugar do Campeonato do Mundo de F1. Na Fórmula 2 o brasileiro Felipe Drugovich fez história e conquistou o título.
António Félix da Costa, piloto português que faz equipa com o mexicano Roberto González e com o britânico William Stevens na Jota, venceu o Mundial de Resistência na categoria de LMP2. O piloto de Cascais, em Oreca, na categoria LMP2, e Henrique Chaves, em Aston Martin, na categoria GTE AM, sagraram-se campeões na 90.ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Canoagem

O canoísta português Fernando Pimenta continuou a somar títulos ao seu longo palmarés. Em 2022, conquistou a medalha de ouro em K1 5.000, a prata em K1 1.000 metros e o bronze em K1 500 metros nos Europeus da modalidade, que aconteceram em Munique.
Conquistou também a medalha de prata em K1 1.000 metros nos Campeonatos do Mundo que se realizaram no Canadá e o bronze nos não olímpicos K1 500 metros. O atleta português já conta com mais de 120 medalhas alcançadas em provas internacionais.

Ciclismo

O português Iuri Leitão sagrou-se campeão europeu da prova de scratch de ciclismo de pista, repetindo o título que tinha também conseguido há dois anos nos Campeonatos de Plovdiv. Esta é a sexta medalha do ciclista português de 24 anos em Europeus, depois das três conseguidas em Plovdiv (2020) e duas em Grenchen (2021).

Futebol

Foram muitos os eventos e competições no mundo do futebol em 2022.
No desporto rei o ano começou com a realização da Taça de África das Nações. A seleção do Senegal venceu o Egito nos penáltis, conquistando assim a CAN2021.
O Mundial de Clubes da FIFA realizou-se nos Emirados Árabes Unidos. O Chelsea derrotou o Palmeiras, de Abel Ferreira, por 2-1 na final.
A Inglaterra sagrou-se, pela primeira vez na história, campeã da Europa de futebol feminino ao bater a Alemanha por 2-1 na final. Este foi o jogo com a maior assistência de sempre na história dos Europeus, com 87.192 pessoas em Wembley, Londres.
Em Portugal, o F.C. Porto conquistou a 9.ª “dobradinha” da sua história, vencendo a I Liga e a Taça de Portugal, diante do Tondela, num jogo que acabou com o resultado de 3-1 favorável aos dragões.
Karim Benzema venceu a Bola de Ouro 2022, reconhecendo assim a temporada feita pelo avançado francês do Real Madrid em 2021/22, na qual foi o melhor marcador na caminhada rumo à conquista do título da UEFA Champions League. Eleito também Jogador do Ano da UEFA, o atacante de 34 anos ganhou igualmente a Liga espanhola, tendo sido o melhor marcador da prova.
Apesar de envolto em muita controvérsia, o Qatar recebeu no final do ano o Campeonato do Mundo de Futebol. O Canadá, de Stephen Eustáquio e Rui Vitória, voltou a qualificar-se para o Mundial, 36 anos depois, tendo sido eliminado na fase de grupos depois de perder por 4-0 contra a Croácia. O Brasil, um dos grandes favoritos à conquista do título, foi eliminado pela mesma Croácia nos penáltis, nos quartos-de-final. A equipa das quinas, após vitória redundante nos oitavos-de-final frente à Suíça por 6-1, acabou por ser eliminada por uma das seleções sensação do Mundial – Marrocos. A equipa africana venceu Portugal por 1-0, deitando por terra os sonhos de conquista do título mundial. Fernando Santos abandonou o comando da seleção portuguesa. A Argentina sagrou-se campeã do mundo de futebol, derrotando a França em penáltis, numa final eletrizante que terminou com 2-2 no marcador no final do tempo regular e 3-3 no prolongamento. Messi foi eleito o Melhor Jogador do Mundial, Enzo Pérez ganhou o Prémio de Jogador Revelação, Emiliano Martínez o de Melhor Guarda-Redes e Kylian Mbappé o de Melhor Marcador.
O Mundial de 2026 vai realizar-se no continente americano, numa organização partilhada entre Canadá, EUA e México.

Futsal

A seleção portuguesa de futsal revalidou o título de campeão europeu em 2022, frente à Rússia e conquistou a primeira edição da Finalíssima de Futsal, derrotando a sua congénere espanhola na final.
A equipa das quinas, liderada por Jorge Braz, continuou a somar títulos ao longo palmarés nesta modalidade que continua a ter cada vez mais seguidores no mundo do desporto.

 

desporto 2022 -milenio stadium (2)

 

Hóquei no Gelo

A equipa feminina de hóquei no gelo do Canadá alcançou mais um grande título internacional este ano, após terem conquistado o ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Desta feita, venceram a equipa dos EUA por 2-1, conquistando assim o 12.º Campeonato do Mundo da equipa canadiana nesta modalidade.

Jogos Olímpicos de Inverno

Pequim, na China, recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno 2022, onde Portugal participou pela 9.ª vez. A seleção das quinas esteve representada por Vanina Guerillot e Ricardo Brancal, no esqui alpino, e José Cabeça, no esqui de fundo, todos estreantes em Jogos Olímpicos, não tendo obtido qualquer medalha. O Canadá, a participar pela 24.ª vez, foi representado por 215 atletas (109 homens e 106 mulheres), tendo conquistado quatro medalhas de ouro, oito de prata e 14 de bronze.

MLB

Os Houston Astros ganharam pela segunda vez o MLB World Series após ter derrotado os Philadelphia Phillies por 4-1 no jogo 6, em casa, no Minute Maid Park. Jeremy Pena dos Houston Astros, foi nomeado o jogador mais valioso da World Series, tornando-se assim, de acordo com a Liga, no jogador mais novo de sempre da MLB a ganhar aquele prémio.

MotoGP

O italiano da Ducati Francesco Bagnaia, de 25 anos de idade, conquistou o seu primeiro título mundial no MotoGP, superando o atual campeão da categoria, o francês Fabio Quartararo. O piloto português, Miguel Oliveira, fechou 2022 no 10º lugar do MotoGP, tendo somado duas vitórias: Grande Prémio da Indonésia e Grande Prémio da Tailândia. Em 2023, Miguel Oliveira vai correr pela RNF, equipa satélite da Aprillia.

Natação

Os nadadores Gabriel Lopes e Diogo Ribeiro conquistaram a medalha de bronze, respetivamente nos 200 metros estilos e 50 metros mariposa, nos Europeus de natação que decorreram em Roma, Itália.

NBA

Os Golden State Warriors venceram os Boston Celtics por 103 a 90 e fechou a série das finais da NBA deste ano em 4-2, conquistando o seu quarto título da liga desde 2015. Stephen Curry foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) das finais pela primeira vez na sua carreira.

NFL

Os Los Angeles Rams venceram a 56.ª edição do Super Bowl, a final da Liga norte-americana de futebol americano, ao derrotarem os Cincinnati Bengals de Ohio por 23-20. Num jogo emocionante, os Rams, que jogavam em casa, no SoFi Stadium, viraram o jogo nos últimos dois minutos depois de uma defesa de Aaron Donald. O jogo ficou marcado por dois touchdowns de Cooper Kupp. A lenda dos Rams acabou por vencer o Jogador Mais Valioso do jogo, o MVP. Foi a terceira vez que os Los Angeles Rams venceram o Super Bowl, aquele que é o maior evento desportivo dos EUA.

NHL

Os Colorado Avalanche destronaram o bi-campeão Tampa Bay Lightning 2-1 no jogo 6 para se tornarem os campeões da Stanley Cup de 2022, na Amalie Arena. A Stanley Cup é o troféu desportivo profissional mais antigo da América do Norte e coroa anualmente a melhor equipa de hóquei no gelo a disputar a NHL.

Patinagem Artística

O par português de patinagem artística formado por Ana e Pedro Walgode continuaram a somar vitórias e medalhas de ouro nos Jogos Mundiais e nos World Skate Games. Os irmãos “Ferrari”, honraram e engrandeceram o nome de Portugal, conquistando prémios nunca antes alcançados por um par sénior português na modalidade.

Rugby

A Austrália sagrou-se campeã mundial masculina e feminina na Rugby League World Cup. Sem surpresas, a equipa australiana fez jus à sua condição de favorita na competição, e venceram em Manchester, Inglaterra, as suas congéneres de Samoa e Nova Zelândia, respetivamente.

Ténis

O mundo do ténis foi abalado pela notícia do abandono de dois dos jogadores mais emblemáticos da modalidade nas últimas décadas. No espaço de duas semanas, Serena Williams, de 40 anos, e Roger Federer, 41 anos, anunciaram que se iriam retirar da modalidade. O espanhol Carlos Alcaraz ocupa o 1.º lugar do ranking masculino ATP e a polaca Iga Swiatek no ranking feminino.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER