Temas de Capa

Covenant House já ajudou mais de 95.000 jovens desde que abriu portas

Covenant House já ajudou-capa-mileniostadium
Créditos: DR.

Durante mais de quatro décadas, a Covenant House tem ajudado a transformar e salvar a vida de mais de um milhão de jovens sem abrigo, fugidos e vítimas de tráfico sexual. Oferecem alojamento e serviços de apoio a jovens necessitados entre 16 e 24 anos e a organização de Toronto já ajudou mais de 95.000 jovens desde o seu início em 1982.

A Covenant House constrói uma ponte de esperança para os jovens que não têm um teto e /ou que sobreviveram ao tráfico sexual. A organização trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana e está sediada em 31 cidades em seis países. No Canadá têm duas localizações: em Toronto e Vancouver. Os seus programas foram criados para ajudar os jovens a erguerem-se e a superarem as dificuldades.

A pandemia atingiu duramente os jovens. Segundo o director executivo da Covenant House Toronto, Mark Aston, a organização tem servido mais de 300 jovens por dia durante a atual crise de saúde. “Fizemos alterações essenciais aos nossos protocolos de programação e segurança sanitária para manter a nossa juventude e o nosso pessoal em segurança.  Isto incluiu a mudança de 38 jovens do nosso abrigo para um hotel no centro da cidade, financiado pela autarquia de Toronto, para aumentar a distância física nos nossos espaços”, disse ele.

Este ano tem sido desafiante para organizações sem fins lucrativos e a Covenant House não é exceção. “O nosso pessoal da linha da frente está a trabalhar para manter os jovens sem abrigo e os sobreviventes do tráfico sexual saudáveis e seguros durante esta pandemia e para além dela. Continuamos a fornecer alimentação, abrigo, alojamento, cuidados médicos, aconselhamento e muito mais – e não poderíamos fazer isto sem a vossa ajuda”, explicou ele.

Para além de ajudar com um teto e comida, a organização também fornece serviços como educação, aconselhamento, cuidados de saúde, assistência no emprego e formação profissional. O problema dos jovens desalojados no Canadá é uma realidade e 20% da população canadiana sem abrigo é constituída por jovens com idades entre os 13 e os 24 anos e pelo menos 6.000 jovens experimentam o desalojamento todas as noites.

A maioria da população jovem sem-abrigo do Canadá encontra-se nas grandes cidades, mas os sem-abrigo também existem noutras comunidades menos visíveis. Quarenta por cento dos jovens sem-abrigo ficou sem teto antes dos 16 anos.

Por trás de cada história de jovens sem-abrigo existem problemas complexos. Mais de 50% dos jovens sem-abrigo sofreram abusos em casa e 58% deles e muitos deles também enfrentaram barreiras como a discriminação: 30% são identificados como LGBTQ2S+ e 28% pertencem a comunidades racializadas.

A pandemia pôs à prova a nossa saúde mental o que com os jovens não foi diferente. Oitenta e cinco por cento dos jovens sem abrigo têm problema de saúde mental e 42% admite que já se tentou suicidar pelo menos uma vez. O stress destes jovens afeta a sua capacidade de prestação escolar e no local de trabalho.  Cinquenta e três por cento abandonou a escola e 76% é desempregado.

O tráfico sexual é um crime que está a aumentar no Canadá. Trata-se de uma indústria multibilionária que é mais lucrativa do que o tráfico de armas ou de droga. Um traficante sexual que abusa de uma vítima pode ganhar até $280.000 por ano. No Canadá cerca 93% das vítimas de tráfico são cidadãos canadianos e 90% das vítimas são do sexo feminino. A vítimas deste crime têm em média 17 anos, mas também acontece com jovens de 13 anos. Na comunidade indígena o problema começa ainda mais cedo e raparigas com 8 anos acabam na teia do tráfico sexual.

O tráfico sexual pode acontecer a qualquer jovem, independentemente da idade, cultura, nível social ou orientação sexual.

As vítimas são atraídas normalmente de uma destas formas: online, escolas, centros comerciais, festas, bibliotecas e paragens de autocarro. Apesar de estudos recentes mostrarem que as vítimas são recrutadas nas mais diversas áreas geográficas, os jovens marginalizados e com menores rendimentos correm mais riscos. Mais de 30% dos jovens do sexo feminino que permanecem na Covenant House já estiveram envolvidos na indústria do sexo e alguns trabalhavam a troco de uma refeição, o que revela o desespero pela sobrevivência. Cerca de 30% das vítimas são recrutadas por homens que se identificam como seus namorados e 25% são recrutadas através de pessoas que consideram amigos.

A atual campanha de Natal da Covenant House chama-se “Let them know you give a damn” e se quiser doar para esta causa pode fazê-lo online através da página oficial da Covenant House.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER