Temas de CapaBlog

Construção do Magellan deve arrancar ainda em 2023

milenio stadium - Magellan - Building Render - Back

 

O local da antiga garagem do TTC em Lansdowne Bus Garage, no 640 Lansdowne Avenue, no bairro Wallace Emerson, em Toronto, vai ser transformado num lar de idosos com serviços em português. A obra vai avançar em 2023 mas até lá a equipa do Magellan Community Centre tem de conseguir angariar cerca de $15 milhões de dólares. A boa notícia não podia vir em melhor altura, quando a comunidade comemora esta sexta-feira (13) os 69 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Canadá no navio Saturnia que atracou no porto de Halifax, Nova Scotia. Segundo o professor e investigador José Carlos Teixeira, cerca de 85 homens chegaram em 1953 a bordo daquele navio.

Uma longa batalha entre a General Electric e o TTC sobre a contaminação do local seguiu-se à demolição da garagem em 2003 e foi finalmente resolvida em 2016. O terreno foi cedido pela autarquia à Magellan Community Charities em 2019 com o compromisso que construam também algumas unidades habitacionais acessíveis.

milenio stadium - Natalie-Santos-Headshot-300x300 copy
Natalie Santos. Créditos: DR.

O Magellan Centre vai ter sete andares, 265 camas de cuidados continuados e 60 unidades de assistência a seniores dependentes. A construção deveria ter começado em 2020 para coincidir com os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães assinalados em outubro, mas a pandemia de COVID-19 acabou por adiar um pouco mais o sonho. Natalie Santos, General Manager do Magellan, falou ao Milénio Stadium sobre o significado deste projeto para a comunidade luso-canadiana “É essencial que a nossa comunidade tenha uma casa como esta para acomodar os nossos imigrantes, muitos que vieram para o Canadá há quase 70 anos. Hoje estes imigrantes, na terceira idade, precisam de uma casa para os apoiar com atividades e assistência diárias”, disse.

O Milénio Stadium tem divulgado semanalmente nas suas edições a evolução das doações e neste momento sabemos que o projeto está quase a meio do objetivo final. “Já angariámos $5.7 milhões de dólares. Isto não inclui o apoio do governo municipal, provincial e federal. O projeto precisa de $15.2 milhões de dólares, para além de hipotecas. Nós continuamos com a nossa campanha para angariação de mais fundos para o projeto e quem quiser fazer uma doação pode visitar o nosso website”, informou.

No final de junho o grupo vai reunir com a Câmara Municipal de Toronto para aprovar alterações à forma como o terreno vai ser utilizado e o objetivo é avançar com a construção no ano que vem. “Com a pandemia da COVID-19 tudo atrasou um pouco, mas nós continuamos a trabalhar para que este projeto se torne uma realidade. No dia 29 de junho a Câmara Municipal de Toronto tem uma reunião para aprovar o “zoning by-law amendment” e a construção é para iniciar ainda em 2023”, adiantou.

O Magellan pretende ser uma espécie de casa portuguesa onde os seniores vão poder matar saudades de Portugal, através da gastronomia e/ou de atividades em português, mas o espaço também vai ter outras valências. “A sala de celebrações vai ser para nós mantermos a nossa cultura e tradições e vai ser utilizada com atividades para os utentes e também para outros grupos da comunidade”, explicou a General Manager do Magellan.

A equipa do futuro lar de idosos tem vindo a crescer, mas a responsável faz um apelo aos voluntários para se que se envolvam neste novo capítulo da comunidade portuguesa que reside em Ontário. “As novas gerações de luso-canadianos estão mais espalhadas e têm hoje mais profissionais em diferentes áreas do que há 70 anos. Nós precisamos de voluntários com experiência em vários setores profissionais para ajudar e apoiar esta iniciativa”, referiu. Nos censos canadianos de 2016, cerca de 482, 610 pessoas declararam ser de origem portuguesa, e 221, 540 pessoas declararam ter o português como língua materna. Desse número, 97, 295 viviam em Toronto e 17.130 em Montreal. A maioria dos portugueses canadianos reside em Ontário (324, 930), seguido do Quebec (69, 805) e Colúmbia Britânica (41, 765).

A ideia é que o Magellan Community Centre funcione como uma espécie de Villa Colombo Toronto que foi criada em 1976 para servir a população idosa italiana que não dominava a língua inglesa.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER