Temas de Capa

Comprometimento, Responsabilidade, Empatia e Vontade de ajudar

milenio stadium - capa - responsabilidade a- amor

 

O voluntariado faz parte da minha vida desde que me lembro. Fazer voluntariado é visto como uma atividade não remunerada prestada a uma pessoa, entidade pública ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. É ajudar outras pessoas, projetos e comunidades doando seu tempo e suas habilidades em áreas ou atividades que precisam de uma mão. É comprometer-se livremente, de forma desinteressada e responsável, com o objetivo de ajudar outras pessoas ou grupos socias em várias áreas da sociedade.

Eu acredito que todos precisam de um pouco de ajuda às vezes. As sagradas escrituras descrevem a importância de ajudar os necessitados, que é a essência do amor ao próximo por meio do voluntariado. A sociedade de uma forma geral, faz referência ao quão importante é fazer voluntariado, independente de raça, cor, religião ou classe social. Ser voluntário em alguma organização pode abrir muitas portas para conhecer a sociedade em que vivemos, conhecer pessoas novas e envolver-se em novos projetos. Antes da minha chegada ao Canadá eu cresci envolvido fortemente em trabalhos voluntários com instituições religiosas, de caridade, académicas e organizações juvenis. Posso afirmar que a minha infância e adolescência foi vivida intensamente ao lado de pessoas com quem partilhei emoções e momentos inimagináveis que não conseguiria descrever. Caso tenha a oportunidade, é importante compartilhar estes momentos com a sua comunidade.

Em Toronto, eu continuei com esta missão e juntei-me a instituições como a ACO (Angolan Community of Ontario), Abrigo Centre, CultureLink Settlement and Community Services, LOFT – Christie Ossington neighbourhood, St. Helen Church, West Neighbourhood House, PWA (Toronto People With AIDS Foundation), bancos alimentares, na política canadiana entre outras acções privadas dentro e fora da comunidade lusófona em Toronto. Durante a pandemia o Abrigo Centre foi o meu maior foco. O contato com os meus “amigos” seniores durante este ano atípico, foi um “bálsamo” que mostrou o quanto é importante fazer parte da vida de alguém. Algumas horas da semana, tenho como compromisso ligar a certo número de pessoas do centro para saber se estão bem. Na terceira idade, a solidão e a falta de cuidados são problemas frequentes. Por isso, uma chamada faz toda a diferença. Pergunto como a pessoa passou a semana, se está a precisar de algo, se tem tomado os medicamentos, ido às consultas e o que posso fazer para as ajudar. Às vezes simplesmente conversamos sobre a vida e compartilhamos bons momentos, o que é muito importante para os seniores. Cada contacto, cada passo deste percurso de voluntariado ajudou-me a conhecer pessoas novas, ajudar a transformar realidades e a compreender melhor o Canadá.

Ao longo destes anos recebi alguns diplomas de mérito que me lembram da diferença que tive na vida destas pessoas e instituições.

Gostaria de partilhar algumas ideias com vocês caso estejam interessados em fazer voluntariado:

  • Defina o seu objetivo como voluntário
  • Estipule quanto tempo poderá dedicar ao projeto
  • Encontre uma instituição na qual acredita
  • Faça uma visita à organização e conheça o trabalho realizado
  • Esteja aberto a toda as experiências

Doar o seu tempo e retribuir à sua comunidade nunca foi fácil, mas o “sabor” do trabalho voluntário é maior que tudo. Por estes e outros motivos, comece os seus primeiros passos em sua casa, família, bairro, cidade, local de culto ou no trabalho.

O serviço voluntario em minha vida é e sempre será uma grande paixão e resume-se em: Comprometimento, Responsabilidade, Empatia e Vontade de ajudar.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER