Temas de CapaBlog

Carjacking aumenta na GTA: Nunca se viu um ano como este!

carjacking-768x512 - milenio stadiumta

 

O fator surpresa é essencial, as vítimas são surpreendidas e, normalmente, em situação de vulnerabilidade. Os ladrões estão sempre armados e intimidam forçando o roubo de uma forma violenta, agressiva e perigosa. Os alvos são os proprietários de veículos, os assaltantes são muitas vezes jovens delinquentes que estão a iniciar-se no mundo do crime. As detenções mais recentes da polícia de Toronto evidenciam exatamente este facto, já que as idades dos detidos e acusados rondam os 15, 18, 20 anos… há até quem defenda que este tipo de crime funciona para muitos como se de um ritual de iniciação se tratasse. O dinheiro fácil que o roubo de carros de luxo proporciona é demasiado tentador e serve muitas das suas “necessidades” de compra de droga ou apenas de afirmação no submundo onde crescem.

Os veículos roubados têm habitualmente dois destinos – os de luxo são utilizados em revenda e os menos sofisticados servem para serem utilizados noutros tipos de assaltos e crimes, como salientou ao Milénio Stadium o gabinete de comunicação da OPP – “os suspeitos em roubos de automóveis têm como alvo tanto os veículos de gama alta como os veículos médios, que por vezes são vendidos para fins lucrativos – para revenda doméstica ou para exportação para outros países. Alguns carros são roubados com o objetivo de cometer outro crime, como um tiroteio ou roubo.”.

Os carjackings estão a aumentar significativamente em Toronto. Relativamente a 2021, ano em que se registou um total (nos 12 meses do ano) de 102 carjackings, no princípio de outubro a polícia de Toronto já contava 182. A mesma fonte informou-nos que “até agora, em 2022 (última atualização registada na passada segunda-feira, dia 21 de novembro), houve 8.218 furtos de automóveis” e que este tipo de roubo continua a ser um ”sério risco para a segurança pública”. A verdade é que nunca a GTA viveu um ano como este que ainda está a decorrer – com mais de um mês restante no ano, o número de roubos de automóveis reportados apenas em Toronto para todo o ano de 2022 aumentou 43% em relação ao ano anterior.

E de tal modo tem sido preocupante o registo de incidentes de carjacking que a York Region Police criou uma task-force chamada “Operação GTA” em junho deste ano, para se dedicar exclusivamente a este tipo de crime. A equipa é liderada pela Região de York com ajuda de outras jurisdições, incluindo o OPP, Serviço de Polícia de Toronto, Serviço de Polícia Regional de Durham, Serviço de Polícia Regional de Halton, Polícia Regional de Peel e Serviço de Inteligência Criminal de Ontário.

O objetivo desta task force é identificar e visar o que a polícia descreveu como “as redes criminosas responsáveis por financiar e alimentar o aumento de roubos de carros violentos em toda a área da Grande Toronto”. Sim, porque os jovens assaltantes são apenas a parte mais “visível” desta teia que envolve muitos outros criminosos.
No princípio de outubro e como resultado do trabalho de investigação entretanto realizado por esta força especial, foram emitidos e executados múltiplos mandados de busca, foram presas 16 pessoas e apresentadas 116 acusações. Como parte da rusga, os investigadores conseguiram recuperar 19 carros roubados no valor total de cerca de 1,4 milhões de dólares. Foram encontrados mais 50 veículos com números de identificação de veículos alterados no valor de cerca de 5 milhões de dólares.

No âmbito do trabalho desenvolvido pela task force foi também implementada uma campanha de prevenção do crime, junto dos meios de comunicação social e também com o contacto direto dos investigadores com segmentos da população. Estima-se que tenham sido “atingidas” mais de um milhão de pessoas.

Madalena Balça/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER