Temas de Capa

Candidato Liberal a Mississauga East-Cooksville quer melhorar rede de transportes

Candidato Liberal a Mississauga East-canada-mileniostadium
Peter Fonseca do partido Liberal. Credit: DR.

O riding de Mississauga East-Cooksville está localizado na Região de Peel, em Ontário, e inclui uma parte da cidade de Mississauga. Peter Fonseca, do Partido Liberal, foi eleito MP em 2015 com 54,2 por cento dos votos e assegurou novamente o lugar em 2019 com 53,1 por cento dos votos.

Fonseca concorreu pela primeira vez para o lugar em 2011, mas perdeu para o Conservador Wladyslaw Lizon. Agora o luso-canadiano está a tentar conquistar o terceiro mandato.

Os imigrantes constituem 57% da população deste riding, com o maior grupo de imigrantes recentes provenientes do Paquistão, Filipinas e Irão, de acordo com os Censos de 2016. Para além de Peter Fonseca do partido Liberal, concorre a este riding Grace Adanu do PC; Tom Takacs do NDP e Joseph Westover pelo People’s Party of Canada.

Abaixo publicamos a entrevista a Peter Fonseca, o candidato Liberal a MP para Mississauga East-Cooksville, que assume que as suas prioridades são cuidados de saúde, acessibilidade, habitação, famílias e seniores.

Milénio Stadium: Quais são as suas prioridades para Mississauga East-Cooksville?

Peter Fonseca: Cuidados de saúde, acessibilidade, habitação, famílias e idosos. Vamos colocar a saúde e a segurança dos canadianos em primeiro lugar. Vamos construir mais casas para a classe média e acabar com a especulação injusta. Vamos apoiar as mulheres e as famílias e dar a cada criança o melhor começo possível com $10 por dia nos cuidados infantis. Vamos unir-nos para combater o racismo sistémico. Vamos encontrar as soluções reais para os problemas reais que enfrentamos. Vamos construir um futuro melhor que dê a todos uma oportunidade real e justa de sucesso.

Não podemos dar-nos ao luxo de andar para trás. Não na luta contra a COVID-19. Não em matéria de cuidados de saúde ou cuidados infantis. Não para idosos, trabalhadores ou famílias.

MS: Os imigrantes constituem 57 por cento de Mississauga East-Cooksville. Como filho de pais portugueses que imigraram para o Canadá, sente-se responsável por ajudar a comunidade portuguesa a encontrar o seu caminho neste país?

PF: Todos merecem a oportunidade de ter sucesso e viver com dignidade e respeito. Vim para o Canadá como imigrante com os meus pais e avó no final da década de 1960. Como os muitos imigrantes que constituem o meu riding, os meus pais queriam trabalhar arduamente, ter os seus filhos a frequentar boas escolas com financiamento público e ter um sistema público de saúde que os assistisse em tempos de necessidade. Como canadiano de origem portuguesa, estou extremamente orgulhoso da comunidade portuguesa em Mississauga e no Canadá. A comunidade é muito respeitada pelo nosso trabalho árduo e pelas nossas contribuições para a vida cívica.

Como governo e membro do parlamento, sinto que contribuímos para ajudar a tirar mais de um milhão de pessoas da pobreza. Através de programas como o Canada Child Benefit para as famílias, aumentos históricos para o Guaranteed Income Supplement and Old Age Security for Seniors. Também assumimos o compromisso de ajudar as províncias com $9 mil milhões para o Long Term Care.

Todas as pessoas, quer tenham chegado ao Canadá esta semana ou há 50 anos, como eu fiz, deveriam ter o poder de alcançar sucesso, viver com dignidade e respeito e contribuir para as suas comunidades, independentemente do seu ponto de partida na vida. É disso que se trata o Canadá.

MS: Os Liberais deixaram muito claro nesta campanha que os cuidados infantis são uma prioridade. Uma das principais críticas dos outros partidos é porquê agora e não nos últimos anos?

PF: Os cuidados infantis são vitais para o sucesso do nosso país. O nosso compromisso de $10 por dia em cuidados infantis através das províncias assenta no nosso Canada Child Benefit, que tem apoiado milhares de famílias no meu riding. O próximo passo para ajudar as nossas famílias a ter sucesso é a prestação de cuidados infantis a preços acessíveis.

O custo de cuidar de crianças em Ontário pode custar a uma família entre 10 a 20 mil dólares por ano ou mais. Isto coloca “pausas” na nossa força de trabalho e afeta especialmente as mães de forma adversa. Cuidados infantis de qualidade e a preços acessíveis é uma política inteligente, tanto económica como socialmente porque vai encorajar a participação das mulheres na força de trabalho, vai criar empregos e vai dar às crianças o melhor começo de vida possível.

Temos um modelo “experimentado, testado e verdadeiro” no Quebeque que tem utilizado este sistema há mais de 25 anos. O Quebec tem uma das taxas de desemprego mais baixas e por vezes mais baixas de todo o Canadá. Gostava de agradecer aos habitantes do Quebeque por mostrarem o caminho para o resto do Canadá na aprendizagem precoce e nos cuidados infantis.

MS: Quais são as suas propostas para melhorar a rede de transportes?

PF: Uma rede de transportes melhor, mais rápida e mais fiável vai ajudar a reduzir os tempos de viagem congestionados para as pessoas, o que é fundamental para o sucesso de Mississauga. O serviço de comboios GO de dois sentidos, durante todo o dia, é uma necessidade absoluta. Ouvi os meus vizinhos diretamente de manhã na estação de comboios e é por isso que estou contente por o nosso governo estar empenhado em torná-lo uma realidade.

Investimentos medidos e duradouros em transportes públicos são a base para a construção de cidades sustentáveis e modernas. Este é um enorme passo para ligar Mississauga ao resto da GTA e manter as pessoas em movimento.

Esta é uma grande notícia para os residentes de Mississauga East-Cooksville. As nossas estações Cooksville GO e Dixie GO vão agora ter um serviço melhor, mais rápido e mais fiável que vai ajudar a reduzir o trânsito e os tempos de viagem em Mississauga.

MS: A área histórica de Cooksville é bem conhecida pelo seu vibrante cenário retalhista. Como todos sabemos, este setor foi duramente atingido pela pandemia. Qual é o papel que Otava pode desempenhar para ajudar este setor a sobreviver?

PF: Trabalho em estreita colaboração com a Mississauga Board of Trade e com as nossas Small Business Improvement Associations.

As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia do Canadá, apoiam milhões de empregos e tornam as nossas comunidades melhores locais para viver. Agora, no entanto, muitas enfrentam decisões difíceis e estão preocupadas com os próximos meses – uma vez que enfrentam dificuldades económicas ou incertezas devido à COVID-19.

Através do Liberal COVID-19 Economic Response Plan, estamos a ajudar as empresas e os trabalhadores canadianos durante este período difícil e a assegurar que a nossa economia se mantém forte face à adversidade.

Temos ajudado as empresas a sobreviver e a prosperar através desta pandemia com empréstimos sem juros com montantes perdoáveis, assistência ao arrendamento até 90% do aluguer, assistência salarial para os seus trabalhadores. Reduzimos também a taxa de imposto das pequenas empresas.

Juntos, estas medidas vão permitir às empresas manter mais canadianos na folha de pagamentos e a recuperação mais forte à medida que se reconstroem melhor.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER