Temas de Capa

Caminhando por lugares menos desejados….

Olá viva,

Espero-os bem e com muita saúde.Mais uma semana volvida e mais um mês a passar as últimas folhas.

Esta semana e como é sempre habitual, o jornal Milénio foca-se em assuntos de grande interesse e, neste caso, para toda a humanidade. Trata-se de um assunto muito sensível – o Aquecimento Global, o famoso Global Warming – que passo a explicar, graças à pesquisa que efetuei, para que possa perceber melhor do que realmente se trata. É que isto de leve e simples não tem mesmo nada .

Caminhando por lugares menos desejados-mundo-mileniostadium
Credit: GER-Erftstad.

O Aquecimento Global corresponde a uma série de problemas ambientais que tendem a agravar a situação climática a nível mundial e pode provocar graves problemas socioambientais. O aquecimento global pode ser definido como o processo de elevação média das temperaturas da Terra ao longo do tempo. Segundo a maioria dos estudos científicos e dos relatórios de painéis climáticos, a sua ocorrência está em fase de aceleração devido às atividades humanas, provocando problemas atmosféricos e no nível dos oceanos, graças ao derretimento das calotas polares.

O principal órgão responsável pela divulgação de dados e informações sobre o Aquecimento Global é o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o IPCC, o século XX (20), foi o mais quente dos últimos tempos, com um crescimento médio de 0,7ºC das temperaturas globais. A estimativa, segundo o mesmo órgão, é que as temperaturas se continuem a elevar ao longo do século XXI (21), caso ações de contenção do problema não sejam adotadas em larga escala.

Segundo um relatório publicado em março de 2014, o IPCC afirma que o aquecimento global seria muito grave e irreversível, provocando a elevação dos oceanos, perdas agrícolas, entre outras inúmeras catástrofes geradas pelas alterações no clima e na disposição dos elementos e recursos naturais.

Como combater o aquecimento global? Perguntamos nós?

A primeira grande atitude, e segundo apontamentos oficiais e científicos, para combater o aquecimento global seria a escolha de fontes renováveis e não poluentes de energia, diminuindo ou até abandonando a utilização de combustíveis fósseis, tais como o gás natural, o carvão mineral e, principalmente, o petróleo. Por parte das indústrias, a diminuição das emissões de poluentes na atmosfera também é uma ação necessária.

Outra forma de combater o aquecimento global seria diminuir a produção de lixo, através da consciencialização social e do estímulo de medidas de reciclagem, pois a diminuição na produção de lixo diminuiria também a poluição e a emissão de gás metano, muito comum em áreas de aterros sanitários.

Soma-se a essas medidas a preservação da vegetação, tanto dos grandes biomas e domínios morfoclimáticos, tais como a Amazónia, como o cultivo de áreas verdes no espaço agrário e urbano. Assim, as consequências do efeito estufa na sociedade seriam atenuadas.

E todos nós temos um papel importante nesta ação. Tentar produzir menos lixo, ser mais proactivo e utilizar menos fatores poluentes.

Será possível? Nem sei o que lhe diga, pois “NÓS“- Comunidade Global-, vivemos numa tal sociedade de consumo, de egoísmo e desperdício, que reverter o que já vem a ser prejudicado há anos parece quase impossível.

“Impossible is nothing “, contudo desistir de tentar fazer algo também não é opção. A pensar nas gerações vindouras, nos nossos filhos, netos e todas as criaturas poderem desfrutar de um Mundo menos poluído e mais saudável.

É o que é , e vale o que vale.

Cuide-se e até mais logo as 6 horas da tarde, na Camões Rádio, Camões TV ou ainda na nossa página de Facebook, em mais uma edição do RoundTable.

Até já,

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER