A tecnologia a ajudar a comprar canadiano
Com o impacto das políticas comerciais internacionais e as ameaças das tarifas impostas por Donald Trump, o Canadá viu-se forçado a repensar a sua relação com os mercados estrangeiros. Neste contexto, surgiram soluções inovadoras, como as apps Buy Beaver e Shop Canadian, que visam apoiar a economia local e facilitar a compra de produtos canadianos. A Buy Beaver, criada por Christopher Dip e Alexandre Hamila, e a Shop Canadian, fundada por William Boytinck e Matthew Suddaby, surgem como respostas à necessidade de fortalecer a autossuficiência económica do país e promover a transparência nas compras. Ambas as plataformas oferecem aos consumidores uma forma simples e acessível de identificar e apoiar produtos canadianos, ajudando a combater a dependência do mercado estrangeiro e a fortalecer o orgulho nacional. Os criadores destas apps revelaram ao Milénio o impacto positivo que têm gerado, não apenas em termos de adesão popular, mas também no fortalecimento do espírito patriótico no Canadá.

Como, quando e porquê surgiu a Buy Beaver?
Tudo começou no dia 1 de fevereiro, durante um jantar de família (Christopher Dip). Estávamos a falar de como os próximos quatro anos poderiam ser difíceis com as tarifas da guerra comercial e de como as empresas canadianas poderiam ser afectadas. Na manhã seguinte, tivemos a ideia de criar um sítio Web que ajudasse os canadianos a fazer compras a nível local. Apenas dois dias depois, lançámo-lo e, no espaço de uma semana, lançámos a aplicação móvel. Foi tudo muito rápido porque vimos que havia uma necessidade real de o fazer.
Como é que o público reagiu à vossa aplicação?
A reação tem sido extremamente positiva. Recebemos e-mails de pessoas de todo o país a apoiar-nos e até a oferecer donativos para manter o projeto. É incrível ver o quanto as pessoas se preocupam com isto. Claro que ainda temos muito trabalho a fazer, especialmente para garantir que os nossos dados são tão exactos quanto possível, mas levamos a sério todos os e-mails e todas as queixas. Estamos constantemente a melhorar com base no feedback.
Como é que funciona? É uma aplicação paga? Como é que recolhem dados fiáveis sobre a origem dos vossos produtos?
A Buy Beaver é totalmente gratuita: sem anúncios, sem taxas. Para já, somos totalmente auto-financiados. Houve quem quisesse comprar espaço publicitário, mas, para nós, a prioridade é manter a aplicação gratuita e torná-la o mais útil possível para os consumidores. A nossa missão é simples: ligar os compradores aos produtos canadianos e promover a transparência. A forma como funciona é simples: os utilizadores digitalizam um produto e nós dizemos-lhes:
1. Onde é fabricado
2. De onde vêm os seus ingredientes ou materiais
3. A quem pertence a marca ou empresa
Inicialmente, baseámo-nos inteiramente em contribuições de crowdsourcing. Mas depois de constatarmos algumas inconsistências, passámos a utilizar fontes verificadas, como os sítios Web das empresas, a Wikipédia e outras bases de dados fiáveis, para melhorar a precisão, especialmente no que diz respeito à propriedade da marca. Curiosamente, as empresas começaram a contactar-nos para listar os seus produtos diretamente, pelo que também estamos a trabalhar numa plataforma onde as empresas podem reivindicar ou adicionar os seus próprios produtos. Este será um grande passo para tornar os nossos dados ainda mais fiáveis.
Acha que as tarifas de Trump podem aumentar o patriotismo e o apoio à economia local no Canadá?
Sem dúvida. Estamos a ver isso acontecer em tempo real. Este movimento está a unir não só os canadianos, mas também pessoas de outros países: A Austrália, o Reino Unido e até os Estados Unidos contactaram-nos para saber como podem apoiar os produtos fabricados no Canadá. É evidente que não se trata apenas de política comercial; trata-se de pessoas que querem fazer escolhas mais conscientes nas suas compras.
Considera que a Buy Beaver pode desempenhar um papel importante na união dos canadianos?
Sem dúvida. As pessoas não estão apenas a utilizar a aplicação, estão a perguntar como podem contribuir, como podem fazer um donativo, como podem ajudar a fazer avançar este movimento. Tornou-se mais do que uma simples aplicação; é uma forma de os canadianos agirem e apoiarem a sua própria economia de uma forma significativa.
Poderão aplicações como a vossa ajudar o Canadá a gerir as atuais políticas comerciais internacionais incertas? Podem reduzir a dependência dos mercados estrangeiros, promovendo a autossuficiência no Canadá?
É esse o objetivo. Muitas pessoas assumem que certas marcas são canadianas, mas acabam por descobrir que, na realidade, são propriedade de empresas estrangeiras. Nem sempre é fácil identificar a propriedade, por vezes as marcas vendem diferentes segmentos a empresas internacionais. Mas com ferramentas como a Buy Beaver e as contribuições dos utilizadores, estamos a construir a maior base de dados de produtos canadianos verificados. É um trabalho em curso, mas, a longo prazo, acreditamos que isto pode ter um impacto real no sentido de ajudar o Canadá a tornar-se mais autossuficiente.
Como é que a Buy Beaver pode ajudar a educar os consumidores sobre a importância de apoiar as empresas canadianas?
Tornando-o simples. A aplicação dá recomendações instantâneas sobre produtos canadianos, ajudando as pessoas a fazer escolhas informadas no local. Em vez de perderem tempo a pesquisar ou a adivinhar, podem analisar, aprender e decidir, tudo numa questão de segundos. Quanto mais consciencialização criarmos, mais podemos mudar os hábitos dos consumidores a favor das empresas locais.
Quais são os planos da Buy Beaver? Como tencionam expandir a vossa base de utilizadores?
Já temos cerca de 50.000 utilizadores e ainda nem sequer lançámos a versão para Android, que está atualmente em revisão e deverá estar disponível esta semana.
Adicionámos categorias de produtos, melhorámos a precisão da propriedade da marca e implementámos recomendações personalizadas. O próximo grande passo é o lançamento de um portal de negócios onde as empresas se podem registar, assumir o seu compromisso com a transparência e listar os seus próprios produtos. Isso vai levar as coisas para o próximo nível, tornando ainda mais fácil para os consumidores apoiarem as marcas locais.
Como, quando e porquê surgiu a app Shop Canadian?

A Shop Canadian surgiu quando eu (Will Boytinck) não conseguia perceber se o que estava a comer era canadiano. Os rótulos nem sempre são claros e percebi que outras pessoas estavam a ter o mesmo problema, pelo que decidi tomar medidas.
Como é que o público reagiu à vossa aplicação?
Extremamente bem. Nesta altura, já recebemos milhares de comentários e sugestões e temos mais de 200 mil downloads em IOS e Android.
Como é que funciona? É uma aplicação paga? Como é que recolhem dados fiáveis sobre a origem dos vossos produtos?
A Shop Canadian é uma aplicação que funciona com base no crowdsourcing. Os utilizadores podem ler códigos de barras e nós damos-lhes toda a informação que temos sobre esse produto. Os utilizadores podem então avaliar, numa escala de 1 a 5 folhas de ácer, o grau de “canadiano” desse produto e podem deixar comentários sobre o mesmo. Quanto mais pessoas classificarem um produto, mais exacta se torna a nossa aplicação. Já temos mais de 100 mil classificações únicas de produtos. A aplicação não é paga e a sua utilização é gratuita.
Acha que as tarifas de Trump podem aumentar o patriotismo e o apoio à economia local no Canadá?
Eles já têm em ambos os sentidos. Um estudo do instituto Angus Reid revela um aumento dramático do orgulho canadiano, e comunidades em linha como “r/BuyCanadian” no reddit e o grupo “Made in Canada” no facebook explodiram em popularidade. As empresas locais ganharão absolutamente mais força em detrimento das americanas.
Considera que a Shop Canadian pode desempenhar um papel importante na união dos canadianos?
Sem dúvida. A aplicação é, no fundo, uma forma de os canadianos trabalharem em conjunto para obterem informações sobre os produtos.
Poderão aplicações como a vossa ajudar o Canadá a gerir as atuais políticas comerciais internacionais incertas? Podem reduzir a dependência dos mercados estrangeiros, promovendo a autossuficiência no Canadá?
De certa forma, sim. O objetivo da nossa aplicação é, acima de tudo, promover o comércio local. Se conseguirmos que mais pessoas apoiem o comércio local sempre que possível, não haverá uma mudança tão drástica da próxima vez que surgir um choque no mercado.
Como é que a Shop Canadian pode ajudar a educar os consumidores sobre a importância de apoiar as empresas canadianas?
Não temos a pretensão de ser educadores, mas o dinheiro gasto em produtos canadianos fica no Canadá, o que é quase universalmente positivo para os canadianos. Não podemos confiar que os outros países e os seus consumidores atuem sempre no nosso melhor interesse.
Quais são os planos da Shop Canadian? Como tencionam expandir a vossa base de utilizadores?
Temos uma lista de funcionalidades que queremos implementar. Se as pessoas continuarem a utilizar a nossa aplicação, continuaremos a acrescentar o que as pessoas querem. Quanto à expansão, contamos com o boca-a-boca e com a nossa própria auto-promoção nas redes sociais para continuar a espalhar a palavra.
MB/MS
Redes Sociais - Comentários