Temas de Capa

A “bucket list” do Grande Norte

Trans-Canada

Trans-Canada HighWay

Haverá forma mais fácil de conhecer o Canadá do que atravessá-lo de uma ponta à outra? A autoestrada Trans-Canada percorre o território de Toronto a Vancouver (mais de 7,400km), passando por 10 províncias e fazendo a ligação entre o oceano Atlântico e o Pacífico. Prepare as malas e faça-se à estrada!

beluga-whale

Ir a banhos com Belugas

Fazer mergulho com tubarões ou baleias já está muito visto, em Manitoba (Churchill) preferem-se as Belugas que pesam mais de 1,000kg e medem cerca de 4m em adultas. O seu ar curioso e afetuoso conquistou a nossa atenção e agora não há volta a dar. Quem vai no inverno, tem ainda oportunidade de conhecer o urso polar.

Dinossaur Provincial Park

Viagem à pré-história

O Dinossaur Provincial Park, em Alberta, permite-nos viajar no tempo e o local está marcado como Património Mundial da UNESCO. No vale do rio Red Deer encontra-se um dos locais mais ricos em fósseis de dinossauro do mundo. Já foram encontradas mais de 58 espécies e mais de 500 espécimes foram expostas em museus pelo mundo.

270223_graham-fielding-northern-lights1-sized

Ver a Aurora Boreal

Apesar de se estarem visíveis todo o ano, a melhor altura para ver a aurora boreal é de agosto a outubro, quando as temperaturas estão amenas, e de novembro a abril, quando o sol está limpo. Os locais mais populares são em Yukon, Churchill e Territórios do Norte. Se for no inverno, aproveite para andar de trenó puxado por cães, há até quem compita e nos dê lições de vida, afinal tudo ali se resume a trabalho de equipa e respeito.

Baffin Island2

O parque ártico dos aventureiros

Baffin Island não é só a maior ilha do Canadá (e 5º do mundo), é também a entrada para as maravilhas do ártico, a terra natal dos Inuit e o paraíso da vida selvagem. Fiordes, montanhas com quilómetros de altura e ilhas costeiras oferecem aventura suficiente para vários picos de adrenalina. Desde esquiar no Month Thor – o penhasco vertical mais alto do muno (1675m) – a andar de mota de neve ou fazer um safari no Ártico. Não faltam atividades que façam acelerar o coração. Além disso, oferece a oportunidade única de explorar a cultura Inuit, conhecer o seu passado e apreciar a sua realidade.

Calgary,,Canada,,Circa,July,2004,Cowgirls,Gallop,On,Horseback
CALGARY, CANADA – CIRCA JULY 2004 Cowgirls gallop on horseback at Stampede Parade Calgary Alberta, circa July 2004 in Calgary. The first event was inaugurated in 1912 by American Guy Weadick.

Viver o ‘Wild West’

O Calgary Stampede dá-nos entrada ao oeste selvagem que só é possível viver de 7 a 16 de julho. O evento começa com uma parada icónica, seguida dos melhores concorrentes do mundo e animais de rodeo a competirem. A oportunidade perfeita para ganhar vários prémios em jogos e ouvir música country ao vivo.

BCFerries-©KentKallberg-InsidePassage_Edits_1_of_3_-1-scaled

Percorrer a Inside Passage

Para os amantes da natureza, um cruzeiro do Canadá ao Alaska deveria ser quase obrigatório. A oportunidade de percorrer a Inside Passage é perfeita para ver a natureza no seu sentido mais cru, mas com as comodidades luxuosas a que estamos habituados.

Mi'gmaq_hiking_trail_turtle

Caminhada dos antepassados indígenas

O Nepisiguit Mi’gmaq Trail, em New Brunswick, é um desafio apelativo de 150km para quem gosta de caminhar. Aqui refaz-se o caminho do povo Mi’gmaq que, há milhares de anos, utilizava este trilho para caçar, pescar, recolher e migrar na primavera e outono. Percorrer o trilho completo demora entre 6 e 12 dias, mas há opções para todas as condições físicas.

hero-summer

Explorar um novo planeta

Na verdade, esta viagem não envolve foguetões nem fatos espaciais, mas parece que pisámos outro planeta. O recuo dos glaciares ofereceu ao Canadá alguns fenómenos naturais invulgares. Um deles é o Athabasca Sand Dunes Provincial Park. O parque só pode ser acedido através de um hidroavião ou barco, com dunas de até 1,500m de comprimento e até 30m de altura. Parece que estamos sozinhos, noutro planeta, mas acompanhados de (muitos) mosquitos. E já que está em Saskatchewan, aproveite para ir ao Parque Nacional Prince Albert, onde pode conhecer os ancestrais bisontes.

iceberg-alley-hare-bay

Expedição aos icebergues

Iceberg Alley é um dos melhores locais do mundo para se verem os glaciares gigantes com mais de 10,000 anos. Existem de todas as formas e feitios, e até de várias cores. Todas as primaveras chegam a Newfoundland e Labrador, 90% vindos dos glaciares da Gronelândia e o resto do Ártico Canadiano. Os icebergs não são só bons de se verem, são até de se beberem – na sua forma pura, em iceberg vodka ou até cerveja iceberg. E não se esqueça que estamos a ver apenas 10%, já que o resto se esconde no mar. Não subestime os icebergs, em 1912, a apenas 400 milhas da nossa costa, foi um iceberg que afundou o famoso Titanic.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER