Temas de Capa

2023 o 70º aniversário oficial da imigração portuguesa para o Canadá

2023 o 70º aniversário-canada-mileniostadium

Era 13 de maio de 1953, quando 100 homens corajosos chegaram a bordo do Saturnia no Cais 21 em Halifax, Nova Scotia, em busca de sonhos e de uma melhor vida para si e para os seus entes queridos que eventualmente se iriam juntar a eles. E com a sua coragem e perseverança a nossa comunidade veio para este grandioso país. O dia 13 de maio de 2023 irá marcar o 70º Aniversário Oficial da Imigração Portuguesa no Canadá. O nosso destino e as necessidades da nossa preciosa comunidade poderiam finalmente ser atendidas, sentidas e honradas numa data histórica de conquistas. Imagine, uma manhã de sábado solarenga, nós orgulhosos na Landsdowne, a norte da Bloor da Bloor Street West, para a inauguração oficial do Magellan Community Care Centre & Casa de Portugal.

Nesse dia incrível de celebrações, com o que se irá parecer a nossa comunidade? A realidade da Covid-19 e da pandemia tem atingido diretamente o coração da maioria de clubes/ associações/ grupos de folclore e outras organizações da nossa comunidade. Desde meio de março que a maioria tem sido impedida de organizar eventos, semanas culturais, festivais de folclore e simples ajuntamentos, estes são essenciais para desempenharem o seu papel e para a existência da nossa visibilidade cultural e representação. A maioria das organizações está a batalhar para poder regressar se e quando “as coisas regressarem ao normal”. As tensões financeiras e operacionais corroeram o orgulho e segue em frente a vontade que a maioria tem de perseverar. Desta vez, as coisas serão definitivamente diferentes. Isso é simplesmente a realidade dos nossos tempos.

Contudo, esta realidade traz também uma adaptação, esperança e um momento primordial para a união. Vamos usar este momento para criar uma mudança positiva e criar as fundações que irão assegurar a nossa herança, providenciar serviços necessários e urgentes, ao mesmo tempo que fortalece a nossa identidade cultural. A minha visão e esperança é que nos próximos anos elevem a ACAPO e muitas outras organizações a atingir a harmonia, a trabalhar de forma eficiente, segundo modelos operacionais, criando uma programação dinâmica de qualidade e promoção da participação dos mais jovens. Enquanto trabalhando em conjunto para aumentar a consciencialização para a nossa maior necessidade, o Magellan Community Care Centre & Casa de Portugal. Vamos todos unir-nos e tornar o sonho realidade…

Sábado, 13 de maio de 2023, poderia bem ser esse dia…

José M. Eustáquio/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER