Temas de CapaBlog

2022 ano de eleições provinciais

2022 ano de eleições provinciais-capa-mileniostadium
Doug Ford, Andrea Horwath, Steven Del Duca. Créditos: DR.

Com a chegada do Inverno em Ontário, as eleições da Primavera parecem sem dúvida muito distantes, mas com a campanha a começar oficialmente em pouco mais de quatro meses, os partidos políticos da província estão a acelerar os preparativos.

O Premier Doug Ford vai tentar ser reeleito a 2 de junho. Os seus adversários para o cargo, a líder do NDP, Andrea Horwath e o líder Liberal, Steven Del Duca, estão a tentar derrotar os Conservadores Progressistas e ambos querem ser a alternativa para os habitantes de Ontário.

O Líder do Partido Verde, Mike Schreiner, já confirmou que não vai formar governo para as eleições de 2022, mas admitiu que quer aumentar o número de MPP’s reeleitos pelo Partido Verde.

O aparecimento da pandemia de COVID-19 fez com que Ford tivesse um mandato difícil. Primeiro foi a Delta e agora é a nova variante Ómicron que obrigou esta semana o governo a voltar à segunda fase de reabertura de Ontário e a impor novas restrições para limitar as deslocações das pessoas e proteger o sistema de saúde.

Uma liderança Conservadora Progressiva é a principal consistência nas sondagens públicas de Ontário realizadas desde as eleições federais de Setembro. As sondagens foram divulgadas pelas empresas de sondagem EKOS, Leger Marketing, Mainstreet Research e o Instituto Angus Reid. De acordo com a Leger Marketing, na segunda e na terceira vaga da pandemia a popularidade de Doug Ford “não estava muito mal”, mas durante o mês de outubro a popularidade de Ford caiu.

Como oposição oficial, o NDP está mais bem posicionado do que o Partido Liberal, pelo menos em teoria. No entanto, os números das sondagens do partido estão atrás dos índices de aprovação da sua líder, o que representa um desafio para o NDP. Nas últimas eleições o NDP conquistou 40 lugares no Queen’s Park, mas para obter uma maioria são necessários 63 lugares.

A líder do NDP, Andrew Horwath, está a entrar na sua quarta campanha como líder. Apesar de até agora ter conseguido aumentado o número total de assentos do partido em cada uma das eleições, desta vez se não conseguir formar governo vai ser encarado como um fracasso.

Apesar da força da marca Liberal em Ontário, provavelmente impulsionada pelos Liberais federais, o partido provincial enfrenta alguns desafios logísticos reais rumo à campanha de 2022, sendo o principal deles o facto de ter um caminho tão longo a percorrer desde os meros sete lugares que conquistou em 2018.

Os totais de angariação de fundos dos Liberais ficam atrás tanto dos NDP’s como dos PC’s. O partido Liberal optou por não gastar dinheiro em publicidade neste Outono, quando os seus rivais estavam a realizar campanhas significativas, incluindo anúncios de ataque dirigidos a Del Duca, o líder dos Liberais.

O NDP se for eleito promete criar um novo sistema de fixação de preços do carbono com fixação de limites máximos e comerciais. O novo sistema vai gerar $30 mil milhões de dólares em receitas e o dinheiro vai ajudar a aumentar a venda de veículos elétricos. A plataforma também promete dar a cada família da província $600 para criar uma estação de carregamento de veículos elétricos. Andrew Horwath quer ainda aumentar o salário mínimo para $20 p/h.

Os Liberais querem assinar um acordo com Otava para que o custo com cuidados infantis chegue a $10 por dia. Del Duca promete na sua plataforma criar um projeto piloto de quatro dias de trabalho por semana. Os Liberais prometem ainda cancelar os planos para avançar com a construção da autoestrada 413 que Ford quer construir para ligar a autoestrada 400 em Vaughan até ao cruzamento da 407 e da 401 na fronteira de Mississauga/Brampton.

Ford anunciou em dezembro que o maior hospital do Canadá vai ser construído em Ontário. Um investimento superior a $30 mil milhões ao longo dos próximos dez anos vai permitir remodelar e expandir o Mississauga Hospital e o Queensway Health Centre em Etobicoke. O governo PC está a investir milhões para permitir que quem perdeu o emprego possa investir na sua formação para obter habilitações noutras áreas e Ford promete continuar a lutar por combustível mais barato em Ontário.

Nas eleições de 2018 o PC obteve a maioria absoluta e conquistou 76 dos 124 assentos no Queen’s Park.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER